Celebridades

A tradição de Natal que a princesa Diana não cumpriu com a família real

Mas não foi de propósito. E a história até é engraçada.

A princesa Diana e o príncipe Carlos em 1983
A princesa Diana e o príncipe Carlos em 1983 Foto: Getty Images
22 de dezembro de 2021 Ana Filipa Damião

Cada família tem as suas tradições de Natal, normalmente influenciadas pelo país onde vivem ou pela religião que seguem. Em Portugal, deixamos presentes debaixo da árvore, comemos bacalhau na véspera de 25 e não resistimos aos sonhos e às rabanadas. Mas para alguém que é novo na família (ou país), as tradições a seguir podem não ser tão óbvias como parecem. Este foi o caso do primeiro Natal da princesa Diana com a família real britânica, após o casamento com o príncipe Carlos em 1981.

Todos os anos, o clã de Isabel II reúne-se na véspera de Natal em Sandringham Estate, a casa de campo da rainha. Lá, todos os presentes são guardados na sala vermelha, isto é, até as festividades começarem, às 18 horas em ponto. Mas há uma regra especial que tem de ser cumprida, a mesma que a princesa Diana desconhecia – as prendas têm de ser engraçadas.

Até ao seu falecimento, era o príncipe Philip que "supervisionava os procedimentos" e avisava quando estava na hora de abrir os presentes "baratos e alegres", avançou o site da revista InStyle. Completamente alheia à tradição, a princesa Diana escolheu miminhos natalícios normais. Em troca da camisola de caxemira que ofereceu à princesa Ana, Lady Di recebeu uma capa para o papel higiénico. A surpresa foi tão grande que o erro nunca mais foi repetido. Em 1982, Diana ofereceu à duquesa Fergie um tapete de banho com um padrão leopardo.

Relembramos outros presentes icónicos da família real, como a touca de banho com o slogan Ain't life a b*itch que o príncipe Harry ofereceu à rainha e o assento de couro para a sanita que a princesa Ana deu a Carlos. 

Saiba mais
princesa Diana, príncipe Carlos, Isabel II, família real, Natal, prendas, tradição
Leia também

Joias que contam histórias de amor

Há joias que guardam, nos seus metais e pedras preciosas, as mais inspiradoras histórias de amor. Entre os anéis de noivado que selam compromissos apaixonados e as peças de joalharia tão extravagantes quanto únicas, descobrimos algumas das mais belas joias de amor.

A verdadeira história da princesa Diana e os seus empregados pessoais

Em 'Spencer', muitas vezes acontece que o problema que parece aborrecer Diana, papel protagonizado por Kristen Stewart, é, mais do que o seu marido reservado ou a dinâmica controladora dos seus parente reais, é a ausência da sua adorada camareira, Maggie. Mas como foi na vida real?

As Mais Lidas