Família real reune-se em memorial de príncipe Philip (mas sem sinais de Harry e Meghan)
A cerimónia aconteceu hoje, 29 de março, na Abadia de Westminster, Inglaterra.
Foto: Getty Images29 de março de 2022 às 15:14 Máxima
Isabel II juntou-se à família para celebrar hoje, 29 de março, a vida do falecido duque de Edimburgo, que faleceu no ano passado com 99 anos. A cerimónia teve lugar na Abadia de Westminster, onde Isabel II se viu acompanhada pelos seus quatro filhos: princesa Ana, príncipe Carlos, príncipe André e príncipe Edward.
Devido às regras de segurança contra a Covid-19 apenas estiveram presentes trintas pessoas no memorial, que também só durou 45 minutos para conforto da rainha. Logo atrás desta, na segunda fila, encontrávamos sentado o príncipe William, acompanhado pelos seus filhos mais velhos, George e Charlotte, e de Kate Middleton, que envergava um vestido modesto preto às bolinhas brancas. Contudo, não houve sinais do príncipe Harry nem de Meghan Markle, tendo permanecido na Califórnia, EUA, onde vivem.
Dentro do grupo de convidados, destacamos a presença do primeiro ministro Boris Johnson e de representantes de outras famílias reais europeias, como Letizia e Felipe VI de Espanha.
No memorial, Philip foi recordado como um "homem notável", empenhado em defender causas nobres. David Conner, amigo de longa data do príncipe e reitor de Windsor, declarou que a vida do duque "trazia as marcas do sacrifício e do serviço". Era uma pessoa generosa e amável, com um encantador sentido de humor. "Ninguém jamais duvidaria da sua lealdade e profunda devoção à nossa rainha e à sua família".
Referiu ainda que Philip podia ser intimidante por vezes, mas que também tinha sofrido "por ser injustamente criticado ou mal compreendido." Ao contrário do serviço de hoje, o funeral em Windsor contou com cerca de 1.800 pessoas.
Numa altura em que o mundo ainda devora a entrevista de Harry e Meghan, o que se passa com o irmão que foi deixado para trás? Está a aceitar o seu destino, dizem os amigos mais chegados de William à correspondente do Sunday Times para os assuntos da realeza, Roya Nikkhah. Segunda parte de uma investigação ao lado mais privado do príncipe William.
A morte do duque de Edimburgo coincidiu com um clima de instabilidade e mágoa na família real britânica. Saiba como os duques de Sussex reagiram às últimas notícias, e se há informação sobre a ida de Harry e Meghan ao funeral.
No dia do 41º aniversário de Meghan Markle, recordamos o texto de Helena Matos de 2019, um olhar sobre a vida da duquesa de Sussex. Sedutora ou impostora? Autoritária ou dinâmica? Estrela ou duquesa? Demasiado Hollywood ou pouco royal?... O presente é um jogo que ora leva Meghan Markle à Glória de um casamento feliz ora a mergulha no Inferno das intrigas em torno da família real.