As atrizes que fizeram história nos Óscares

Na celebração dos 90 anos dos Óscares, relembramos as vencedoras mais marcantes do Óscar de Melhor Atriz, de Mary Pickford, em 1930, a Emma Stone, em 2017.

Foto: Getty Images
02 de março de 2018 às 17:05 Andreia Rodrigues
Foto: DR 1 de 42 / Mary Pickford | A atriz era chamada de “namorada da América” e uma das atrizes mais bem pagas do seu tempo. Recebeu o segundo Óscar de Melhor Atriz da história, em 1930, pelo filme Coquette (1929).
PUB
Foto: DR 2 de 42 / Norma Shearer | A atriz canadiana foi uma das atrizes mais conhecidas dos anos 30. Recebeu o prémio de Melhor Atriz pelo filme A Divorciada (1930). Diz-se que o papel tinha antes sido atribuído a Joan Crawford, que nunca lhe perdoou por lhe ter ficado com o papel.
Foto: DR 3 de 42 / Bette Davis | A atriz venceu dois Óscares de Melhor Atriz no espaço de três anos: em 1936, venceu pelo filme Mulher Perigosa e, em 1939, venceu pelo filme Jezebel, a Insubmissa.
Foto: DR 4 de 42 / Vivien Leigh | O filme E tudo o Vento Levou (1939) foi dos mais nomeados aos Óscares, com 13 nomeações, das quais venceu oito prémios. Um deles foi atribuído a Vivien Leigh pela sua interpretação de Scarlett O’Hara.
PUB
Foto: DR 5 de 42 / Joan Fontaine | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme Suspeita, de 1941.
Foto: DR 6 de 42 / Ingrid Bergman | Ao longo da sua carreira, Ingrid Bergman venceu três Óscares. O primeiro foi graças à sua interpretação de Paula Alquist Anton, no filme Meia Luz (1944).
Foto: DR 7 de 42 / Olivia de Havilland | Foi nomeada pela primeira vez, em 1939, pelo filme E tudo o Vento Levou. Em 1942, foi nomeada pela segunda vez, pelo filme A Minha História. Mas como à terceira é de vez, em 1947, Olivia venceu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme Lágrimas de Mãe.
PUB
Foto: DR 8 de 42 / Audrey Hepburn | Uma das atrizes mais conhecidas da época de ouro do cinema norte-americano é Audrey Hepburn. Venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1954, pelo filme Férias em Roma.
Foto: Getty Images 9 de 42 / Grace Kelly | Em 1954, tudo apontava para que seria Judy Garland a vencer o Óscar de Melhor Atriz, mas acabou por ser Grace Kelly a vencedora, pela sua interpretação no filme Para Sempre, de George Seaton. Foi o único Óscar da atriz norte-americana, que dois anos depois abandonou Hollywood para casar com o Príncipe Rainier III do Mónaco.
Foto: DR 10 de 42 / Elizabeth Taylor | À quarta nomeação consecutiva, Elizabeth Taylor foi finalmente vencedora do Óscar de Melhor Atriz, em 1961, pelo filme O Número do Amor.
PUB
Foto: DR 11 de 42 / Julie Andrews | O filme Mary Poppins (1964), da Disney, foi nomeado para 13 Óscares, dos quais venceu cinco, incluindo o de Melhores Efeitos Visuais, pela combinação de imagens reais e animação, e o de Melhor Banda Sonora, pelas canções cantadas por Julie Andrews nos telhados dos edifícios vitorianos de Londres. Venceu também o de Melhor Atriz, entregue a Julie Andrews.
Foto: DR 12 de 42 / Barbra Streisand | Em 1969, e pela primeira vez na história dos Óscares, houve um empate nas votações que elegiam a Melhor Atriz. Assim, as vencedoras foram Katharine Hepburn, pelo filme O Leão no Inverno, e Barbra Streisand, que interpretou Fanny Brice, no filme Funny Girl.
Foto: DR 13 de 42 / Jane Fonda | A atriz venceu o seu primeiro Óscar de Melhor Atriz, em 1972, pelo filme Klute. Em 1979, voltou a subir ao palco dos Óscares, quando venceu o prémio pelo filme O Regresso dos Heróis.
PUB
Foto: DR 14 de 42 / Liza Minelli | A atriz, cantora e comediante norte-americana ganhou notoriedade pelo papel de Sally Bowles, no filme Cabaret – Adeus Berlim, pelo qual venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1973. O filme foi um êxito de bilheteira e venceu oito Óscares naquele ano.
Foto: DR 15 de 42 / Louise Fletcher | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1976, pela sua interpretação no filme Voando sobre um ninho de cucos. Este filme venceu os cinco principais Óscares da Academia: Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Realizador, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado.
Foto: DR 16 de 42 / Faye Dunaway | A atriz foi galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, em 1977, por interpretar Diana Christensen, no filme Network – Escândalo na TV.
PUB
Foto: DR 17 de 42 / Diane Keaton | Annie Hall é um dos filmes mais recordados da história do cinema. Diane Keaton interpretou Annie, papel com o qual venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1978.
Foto: DR 18 de 42 / Marlee Matlin | Foi a mais nova a vencer o Óscar de Melhor Atriz, com 21 anos, pelo filme Filhos de um Deus Menor (1986). Foi também a única atriz surda alguma vez galardoada com esta distinção.
Foto: DR 19 de 42 / Cher | Mais conhecida pela sua carreira musical, Cher é também atriz e venceu o Óscar, em 1988, pela sua interpretação de Loretta Castorini, no filme O Feitiço da Lua.
PUB
Foto: DR 20 de 42 / Jodie Foster | A atriz foi nomeada pela primeira vez com apenas 13 anos, pela sua interpretação no filme Taxi Driver. Em 1989, venceu o Óscar pelo papel de Sarah Tobias, no filme Acusados. Voltou a vencer o Óscar de Melhor Atriz, em 1992, com o filme O Silêncio dos Inocentes.
Foto: DR 21 de 42 / Jessica Tandy | A vencedora mais velha do Óscar de Melhor Atriz foi Jessica Tandy, aos 80 anos. Venceu o prémio pela sua prestação no filme Miss Daisy (1989).
Foto: DR 22 de 42 / Emma Thompson | A atriz venceu o primeiro Óscar, por interpretar Margaret Schlegel, no filme Regresso a Howards End, em 1993.
PUB
Foto: DR 23 de 42 / Jessica Lange | Uma das mais talentosas atrizes da sua geração, Jessica venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária, em 1983, pelo filme Tootsie. Venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1995, pela sua interpretação de Carly Marshall, no filme Céu Azul.
Foto: DR 24 de 42 / Susan Sarandon | A atriz venceu o seu primeiro Óscar, em 1996, graças à sua interpretação de Helen Prejean, no filme baseado em factos reais, A Última Caminhada, que reflete sobre o sistema judicial norte-americano e a moral de manter a pena de morte.
Foto: DR 25 de 42 / Frances McDormand | A atriz venceu o primeiro Óscar de Melhor Atriz, em 1997, pelo papel de Marge Gunderson, no filme dos irmãos Cohen, Fargo. É das poucas atrizes que na sua carreira já conta com um Óscar, um Emmy e um Tony.
PUB
Foto: Getty Images 26 de 42 / Gwyneth Paltrow | Aos 27 anos, Gwyneth Paltrow venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação de Viola de Lesseps, no filme A Paixão de Shakespeare.
Foto: Getty Images 27 de 42 / Julia Roberts | Conhecida pelo público graças às comédias românticas em que participou nos anos 90, Julia Roberts mostrou que era capaz de desempenhar outro tipo de papéis, ao interpretar a ativista norte-americana Erin Brockovich, no filme homónimo (2000). Com esta interpretação, venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2001, e protagonizou um dos momentos de moda mais icónicos dos Óscares, com o seu vestido Valentino.
Foto: Getty Images 28 de 42 / Halle Berry | Foram precisas 74 edições de Óscares para o galardão de Melhor Atriz ser atribuído a uma mulher afro-americana. Halle Berry foi a escolhida, em 2002, pelo papel de Leticia Musgrove, no filme Monster’s Ball – Depois do Ódio.
PUB
Foto: Getty Images 29 de 42 / Nicole Kidman | A atriz interpretou Virginia Woolf no filme As horas (2002), papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz.
Foto: Getty Images 30 de 42 / Charlize Theron | Em 2004, Charlize Theron venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação no filme dramático, baseado em factos reais, Monstro. Para o papel, a atriz passou por uma exaustiva investigação psicológica e por um duro processo de transformação física.
Foto: Getty Images 31 de 42 / Hilary Swank | A atriz é vencedora de dois Óscares de Melhor Atriz: o primeiro, em 2000, pelo filme Os Rapazes não choram, e o segundo, em 2005, pelo papel de Maggie Fitzgerald, no filme Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos.
PUB
Foto: Getty Images 32 de 42 / Reese Witherspoon | A tormentosa história de amor e música entre o famoso cantor Johnny Cash e a sua namorada June Carter originou o filme Walk The Line. Em 2006, Reese Witherspoon venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação de June Carter, e foi o único Óscar que o filme venceu, das cinco categorias para as quais estava nomeado.
Foto: DR 33 de 42 / Helen Mirren | No filme A Rainha, Helen Mirren interpreta a rainha Isabel I de Inglaterra. Com esta interpretação, a atriz foi galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, em 2007.
Foto: Getty Images 34 de 42 / Marion Cotillard | A atriz francesa venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2008, pela sua interpretação da cantora Édith Piaf, no filme La Vie en Rose. Foi a primeira atriz a vencer este prémio com um filme francês.
PUB
Foto: Getty Images 35 de 42 / Kate Winslet | O papel de Rose DeWitt Bukater, no filme Titanic (1997), é um dos mais conhecidos da sua carreira, no entanto não venceu o Óscar para o qual estava nomeada por esse papel. O Óscar de Melhor Atriz chegou em 2009, pelo papel de Hanna Schmitz, no filme O Leitor.
Foto: Getty Images 36 de 42 / Sandra Bullock | Sandra Bullock venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2010, pela sua interpretação de Leigh Anne Tuohy, em Um Sonho Possível, uma história inspiradora, baseada em factos reais, e realizada por John Lee Hancock.
Foto: Getty Images 37 de 42 / Natalie Portman | Para interpretar o papel de Nina Sayers, no filme Cisne Negro, Natalie passou por uma árdua preparação física durante seis meses, que incluiu exercício físico, ballet e natação. O esforço foi reconhecido com a atribuição do Óscar de Melhor Atriz.
PUB
Foto: Getty Images 38 de 42 / Meryl Streep | É a atriz com mais nomeações de sempre ao Óscar. Das 21 vezes em que foi nomeada venceu três, a última, em 2012, com a sua interpretação da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, no filme A Dama de Ferro.
Foto: Getty Images 39 de 42 / Jennifer Lawrence | Em 2013, aos 23 anos, Jennifer Lawrence venceu o Óscar de Melhor Atriz, pelo papel Tiffany Maxwell, no filme Guia Para um Final Feliz.
Foto: Getty Images 40 de 42 / Cate Blanchett | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2014, pela interpretação de Jeanette “Jasmine” Frances, no filme de Woody Allen, Blue Jasmine.
PUB
Foto: Getty Images 41 de 42 / Julianne Moore | No filme O meu nome é Alice, Julianne Moore interpreta uma mulher, professora na Universidade de Columbia, diagnosticada com Alzheimer em tenra idade. Com a interpretação, a atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2015.
Foto: Getty Images 42 de 42 / Emma Stone | A comédia musical La La Land, realizada por Damien Chazelle, foi um dos filmes mais falados em 2016 e 2017. Na 89.ª edição dos Óscares, a atriz Emma Stone foi, aos 28 anos, galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, pelo papel de Mia Dolan.
leia também

Os melhores papéis desempenhados por Meryl Streep

A atriz de 68 anos é um ícone de Hollywood, sendo a atriz mais nomeada de sempre para o prémio mais notável do cinema, com 21 nomeações, das quais venceu três. Recorde, na fotogaleria, os filmes mais marcantes de Meryl Streep.

A After Party dos Óscares

A cerimónia dos Óscares é a grande noite do cinema e o evento mais procurado do Mundo. Mas depois dos prémios, é hora de festejar, e a festa da Vanity Fair é a grande after party da noite. Veja aqui as mais bem vestidas da festa após a 90.ª cerimónia de entrega dos Academy Awards.

Luta de titãs: quem manda em quem, em Hollywood?

Quem detém, agora, o verdadeiro poder? Nestes tempos conturbados pós-Weinstein, em que o poderio masculino está a ser posto em causa, as mulheres deparam-se com novas oportunidades. E já não era sem tempo…

PUB
PUB