Na celebração dos 90 anos dos Óscares, relembramos as vencedoras mais marcantes do Óscar de Melhor Atriz, de Mary Pickford, em 1930, a Emma Stone, em 2017.
Foto: Getty Images02 de março de 2018 às 17:05 Andreia Rodrigues
Foto: DR1 de 42 /Mary Pickford | A atriz era chamada de “namorada da América” e uma das atrizes mais bem pagas do seu tempo. Recebeu o segundo Óscar de Melhor Atriz da história, em 1930, pelo filme Coquette (1929).
PUB
Foto: DR2 de 42 /Norma Shearer | A atriz canadiana foi uma das atrizes mais conhecidas dos anos 30. Recebeu o prémio de Melhor Atriz pelo filme A Divorciada (1930). Diz-se que o papel tinha antes sido atribuído a Joan Crawford, que nunca lhe perdoou por lhe ter ficado com o papel.
Foto: DR3 de 42 /Bette Davis | A atriz venceu dois Óscares de Melhor Atriz no espaço de três anos: em 1936, venceu pelo filme Mulher Perigosa e, em 1939, venceu pelo filme Jezebel, a Insubmissa.
Foto: DR4 de 42 /Vivien Leigh | O filme E tudo o Vento Levou (1939) foi dos mais nomeados aos Óscares, com 13 nomeações, das quais venceu oito prémios. Um deles foi atribuído a Vivien Leigh pela sua interpretação de Scarlett O’Hara.
PUB
Foto: DR5 de 42 /Joan Fontaine | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme Suspeita, de 1941.
Foto: DR6 de 42 /Ingrid Bergman | Ao longo da sua carreira, Ingrid Bergman venceu três Óscares. O primeiro foi graças à sua interpretação de Paula Alquist Anton, no filme Meia Luz (1944).
Foto: DR7 de 42 /Olivia de Havilland | Foi nomeada pela primeira vez, em 1939, pelo filme E tudo o Vento Levou. Em 1942, foi nomeada pela segunda vez, pelo filme A Minha História. Mas como à terceira é de vez, em 1947, Olivia venceu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme Lágrimas de Mãe.
PUB
Foto: DR8 de 42 /Audrey Hepburn | Uma das atrizes mais conhecidas da época de ouro do cinema norte-americano é Audrey Hepburn. Venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1954, pelo filme Férias em Roma.
Foto: Getty Images9 de 42 /Grace Kelly | Em 1954, tudo apontava para que seria Judy Garland a vencer o Óscar de Melhor Atriz, mas acabou por ser Grace Kelly a vencedora, pela sua interpretação no filme Para Sempre, de George Seaton. Foi o único Óscar da atriz norte-americana, que dois anos depois abandonou Hollywood para casar com o Príncipe Rainier III do Mónaco.
Foto: DR10 de 42 /Elizabeth Taylor | À quarta nomeação consecutiva, Elizabeth Taylor foi finalmente vencedora do Óscar de Melhor Atriz, em 1961, pelo filme O Número do Amor.
PUB
Foto: DR11 de 42 /Julie Andrews | O filme Mary Poppins (1964), da Disney, foi nomeado para 13 Óscares, dos quais venceu cinco, incluindo o de Melhores Efeitos Visuais, pela combinação de imagens reais e animação, e o de Melhor Banda Sonora, pelas canções cantadas por Julie Andrews nos telhados dos edifícios vitorianos de Londres. Venceu também o de Melhor Atriz, entregue a Julie Andrews.
Foto: DR12 de 42 /Barbra Streisand | Em 1969, e pela primeira vez na história dos Óscares, houve um empate nas votações que elegiam a Melhor Atriz. Assim, as vencedoras foram Katharine Hepburn, pelo filme O Leão no Inverno, e Barbra Streisand, que interpretou Fanny Brice, no filme Funny Girl.
Foto: DR13 de 42 /Jane Fonda | A atriz venceu o seu primeiro Óscar de Melhor Atriz, em 1972, pelo filme Klute. Em 1979, voltou a subir ao palco dos Óscares, quando venceu o prémio pelo filme O Regresso dos Heróis.
PUB
Foto: DR14 de 42 /Liza Minelli | A atriz, cantora e comediante norte-americana ganhou notoriedade pelo papel de Sally Bowles, no filme Cabaret – Adeus Berlim, pelo qual venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1973. O filme foi um êxito de bilheteira e venceu oito Óscares naquele ano.
Foto: DR15 de 42 /Louise Fletcher | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1976, pela sua interpretação no filme Voando sobre um ninho de cucos. Este filme venceu os cinco principais Óscares da Academia: Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Realizador, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado.
Foto: DR16 de 42 /Faye Dunaway | A atriz foi galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, em 1977, por interpretar Diana Christensen, no filme Network – Escândalo na TV.
PUB
Foto: DR17 de 42 /Diane Keaton | Annie Hall é um dos filmes mais recordados da história do cinema. Diane Keaton interpretou Annie, papel com o qual venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1978.
Foto: DR18 de 42 /Marlee Matlin | Foi a mais nova a vencer o Óscar de Melhor Atriz, com 21 anos, pelo filme Filhos de um Deus Menor (1986). Foi também a única atriz surda alguma vez galardoada com esta distinção.
Foto: DR19 de 42 /Cher | Mais conhecida pela sua carreira musical, Cher é também atriz e venceu o Óscar, em 1988, pela sua interpretação de Loretta Castorini, no filme O Feitiço da Lua.
PUB
Foto: DR20 de 42 /Jodie Foster | A atriz foi nomeada pela primeira vez com apenas 13 anos, pela sua interpretação no filme Taxi Driver. Em 1989, venceu o Óscar pelo papel de Sarah Tobias, no filme Acusados. Voltou a vencer o Óscar de Melhor Atriz, em 1992, com o filme O Silêncio dos Inocentes.
Foto: DR21 de 42 /Jessica Tandy | A vencedora mais velha do Óscar de Melhor Atriz foi Jessica Tandy, aos 80 anos. Venceu o prémio pela sua prestação no filme Miss Daisy (1989).
Foto: DR22 de 42 /Emma Thompson | A atriz venceu o primeiro Óscar, por interpretar Margaret Schlegel, no filme Regresso a Howards End, em 1993.
PUB
Foto: DR23 de 42 /Jessica Lange | Uma das mais talentosas atrizes da sua geração, Jessica venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária, em 1983, pelo filme Tootsie. Venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 1995, pela sua interpretação de Carly Marshall, no filme Céu Azul.
Foto: DR24 de 42 /Susan Sarandon | A atriz venceu o seu primeiro Óscar, em 1996, graças à sua interpretação de Helen Prejean, no filme baseado em factos reais, A Última Caminhada, que reflete sobre o sistema judicial norte-americano e a moral de manter a pena de morte.
Foto: DR25 de 42 /Frances McDormand | A atriz venceu o primeiro Óscar de Melhor Atriz, em 1997, pelo papel de Marge Gunderson, no filme dos irmãos Cohen, Fargo. É das poucas atrizes que na sua carreira já conta com um Óscar, um Emmy e um Tony.
PUB
Foto: Getty Images26 de 42 /Gwyneth Paltrow | Aos 27 anos, Gwyneth Paltrow venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação de Viola de Lesseps, no filme A Paixão de Shakespeare.
Foto: Getty Images27 de 42 /Julia Roberts | Conhecida pelo público graças às comédias românticas em que participou nos anos 90, Julia Roberts mostrou que era capaz de desempenhar outro tipo de papéis, ao interpretar a ativista norte-americana Erin Brockovich, no filme homónimo (2000). Com esta interpretação, venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2001, e protagonizou um dos momentos de moda mais icónicos dos Óscares, com o seu vestido Valentino.
Foto: Getty Images28 de 42 /Halle Berry | Foram precisas 74 edições de Óscares para o galardão de Melhor Atriz ser atribuído a uma mulher afro-americana. Halle Berry foi a escolhida, em 2002, pelo papel de Leticia Musgrove, no filme Monster’s Ball – Depois do Ódio.
PUB
Foto: Getty Images29 de 42 /Nicole Kidman | A atriz interpretou Virginia Woolf no filme As horas (2002), papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz.
Foto: Getty Images30 de 42 /Charlize Theron | Em 2004, Charlize Theron venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação no filme dramático, baseado em factos reais, Monstro. Para o papel, a atriz passou por uma exaustiva investigação psicológica e por um duro processo de transformação física.
Foto: Getty Images31 de 42 /Hilary Swank | A atriz é vencedora de dois Óscares de Melhor Atriz: o primeiro, em 2000, pelo filme Os Rapazes não choram, e o segundo, em 2005, pelo papel de Maggie Fitzgerald, no filme Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos.
PUB
Foto: Getty Images32 de 42 /Reese Witherspoon | A tormentosa história de amor e música entre o famoso cantor Johnny Cash e a sua namorada June Carter originou o filme Walk The Line. Em 2006, Reese Witherspoon venceu o Óscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação de June Carter, e foi o único Óscar que o filme venceu, das cinco categorias para as quais estava nomeado.
Foto: DR33 de 42 /Helen Mirren | No filme A Rainha, Helen Mirren interpreta a rainha Isabel I de Inglaterra. Com esta interpretação, a atriz foi galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, em 2007.
Foto: Getty Images34 de 42 /Marion Cotillard | A atriz francesa venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2008, pela sua interpretação da cantora Édith Piaf, no filme La Vie en Rose. Foi a primeira atriz a vencer este prémio com um filme francês.
PUB
Foto: Getty Images35 de 42 /Kate Winslet | O papel de Rose DeWitt Bukater, no filme Titanic (1997), é um dos mais conhecidos da sua carreira, no entanto não venceu o Óscar para o qual estava nomeada por esse papel. O Óscar de Melhor Atriz chegou em 2009, pelo papel de Hanna Schmitz, no filme O Leitor.
Foto: Getty Images36 de 42 /Sandra Bullock | Sandra Bullock venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2010, pela sua interpretação de Leigh Anne Tuohy, em Um Sonho Possível, uma história inspiradora, baseada em factos reais, e realizada por John Lee Hancock.
Foto: Getty Images37 de 42 /Natalie Portman | Para interpretar o papel de Nina Sayers, no filme Cisne Negro, Natalie passou por uma árdua preparação física durante seis meses, que incluiu exercício físico, ballet e natação. O esforço foi reconhecido com a atribuição do Óscar de Melhor Atriz.
PUB
Foto: Getty Images38 de 42 /Meryl Streep | É a atriz com mais nomeações de sempre ao Óscar. Das 21 vezes em que foi nomeada venceu três, a última, em 2012, com a sua interpretação da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, no filme A Dama de Ferro.
Foto: Getty Images39 de 42 /Jennifer Lawrence | Em 2013, aos 23 anos, Jennifer Lawrence venceu o Óscar de Melhor Atriz, pelo papel Tiffany Maxwell, no filme Guia Para um Final Feliz.
Foto: Getty Images40 de 42 /Cate Blanchett | A atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2014, pela interpretação de Jeanette “Jasmine” Frances, no filme de Woody Allen, Blue Jasmine.
PUB
Foto: Getty Images41 de 42 /Julianne Moore | No filme O meu nome é Alice, Julianne Moore interpreta uma mulher, professora na Universidade de Columbia, diagnosticada com Alzheimer em tenra idade. Com a interpretação, a atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz, em 2015.
Foto: Getty Images42 de 42 /Emma Stone | A comédia musical La La Land, realizada por Damien Chazelle, foi um dos filmes mais falados em 2016 e 2017. Na 89.ª edição dos Óscares, a atriz Emma Stone foi, aos 28 anos, galardoada com o Óscar de Melhor Atriz, pelo papel de Mia Dolan.
Alguns dos momentos de moda mais importantes de sempre aconteceram na passadeira vermelha dos Óscares. Recordamos os melhores looks de sempre das estrelas antes da cerimónia deste domingo, 25.
A atriz de 68 anos é um ícone de Hollywood, sendo a atriz mais nomeada de sempre para o prémio mais notável do cinema, com 21 nomeações, das quais venceu três. Recorde, na fotogaleria, os filmes mais marcantes de Meryl Streep.
Vimos Michelle Williams como Marilyn Monroe, Naomi Watts como princesa Diana e agora Penelope Cruz como Donatella Versace. Descubra as estrelas de cinema que se transformaram em personalidades reais.
Dos muitos nomes de atores que julgávamos saber dizer, como Amanda Seyfried, aos quase impossíveis de pronunciar. A partir de hoje já não tem desculpas, aprenda tudo na fotogaleria.
A cerimónia dos Óscares é a grande noite do cinema e o evento mais procurado do Mundo. Mas depois dos prémios, é hora de festejar, e a festa da Vanity Fair é a grande after party da noite. Veja aqui as mais bem vestidas da festa após a 90.ª cerimónia de entrega dos Academy Awards.
Quem detém, agora, o verdadeiro poder? Nestes tempos conturbados pós-Weinstein, em que o poderio masculino está a ser posto em causa, as mulheres deparam-se com novas oportunidades. E já não era sem tempo…
Jackie Kennedy na ilha de Skorpios ou Grace Kelly na Côte d’Azur? Quando se unem os temas praia e mulheres que embelezaram épocas, o resultado só pode ser maravilhoso.
Quanto vale regravar um filme? Para o ator Mark Wahlberg 1 milhão e meio, para Michelle Williams, menos de mil doláres. Esta é a ultima polémica da indústria do cinema, mas há mais.
O que é que Jennifer Lawrence, Lady gaga, Kate Winslet e Jessica Chastain têm em comum? Todas partilham episódios em que a beleza foi obstáculo para a progressão na carreira. Conheça-os aqui.