Ana de Armas, uma rapariga cubana

Qual é o verdadeiro encanto de Ana de Armas, a atriz que conquistou Hollywood num abrir e fechar de olhos? Sergio, sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, estreia esta sexta, 17, na Netflix.

Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images
17 de abril de 2020 às 07:30 Rita Silva Avelar

Quem a vê em Knives Out — Todos São Suspeitos dificilmente a esquecerá como atriz, apesar da presença sempre dominante de Jamie Lee Curtis nesse filme de Rian Johnson. "Ela tem uma profundidade requintada e é singularmente gentil e incrivelmente bonita. Mas também é uma mulher de Cuba. Então coexiste nela tenacidade, perseverança e ferocidade", revelou Jamie Lee Curtis à jornalista Sloane Crosley, da Vanity Fair americana, acerca de Ana de Armas (Havana, Cuba, 1988), que é o rosto da mais recente capa daquela prestigiada revista. Estas são, de facto, características evidenciadas nos papéis que a jovem atriz tem abraçado, como é o caso da sua aparição naquele thriller de comédia negra, vestindo a pele de Marta Cabrera, a enfermeira de quem ninguém suspeita (nem mesmo o espectador) no desvendar de um assassinato misterioso. O papel valeu-lhe a primeira nomeação para um Globo de Ouro de Melhor Atriz num musical ou comédia. 

Talento à parte, perseverança é sem dúvida uma das palavras possíveis para descrever Ana de Armas. Afinal, foi esta a atriz que aprendeu inglês fluentemente em quatro meses, ao passar sete horas por dia numa sala de aulas, como revela na entrevista à publicação americana. Prestes a celebrar 32 anos, tudo indica que 2020 será um ano promissor para a aguerrida atriz em cujo portefólio constam já cinco projetos, além da participação em 007 – Sem Tempo Para Morrer. Ana de Armas estreou-se no cinema aos 16 anos, com Una Rosa de Francia, viajando aos 18 para Madrid a fim de prosseguir o sonho de ser atriz. A verdade é que conquistou Hollywood (sem o qual ninguém no Cinema consegue afirmar-se globalmente) de uma forma assombrosamente ágil, começando por arriscar papéis tão diferentes como o de Joi, em Blade Runner 2049, de 2017, ou o de Sofia Hoffman, em O Informante, do ano passado. 

PUB

No 25.º filme de James Bond a atriz será Paloma, personagem para si (parcialmente) idealizada por Phoebe Waller-Bridge, a argumentista e protagonista da série Fleabag. No último trimestre do ano, contracenará na pele de Melinda Van Allen com Ben Affleck no thriller Deep Water. Ainda este ano, Ana de Armas voltará a ser loura, como era em criança, para ser Marylin Monroe no biográfico Blonde, de Andrew Dominik, ainda sem data de estreia. Antes, em Sergio, de Greg Barker, podemos vê-la no papel de Carolina Larriera, a mulher que o diplomata da ONU Sérgio Vieira de Mello (Wagner Moura) amou, para contar a trágica missão em que este se viu envolvido, em 2003, em Bagdade, no Iraque. Este filme estreia esta sexta-feira, 17 de abril, na Netflix.

Foto: Instagram @ana_d_armas 1 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 2 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 3 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 4 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 5 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 6 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 7 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 8 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 9 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 10 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 11 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 12 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 13 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 14 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 15 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 16 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 17 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 18 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 19 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 20 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 21 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 22 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 23 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 24 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 25 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 26 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 27 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 28 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 29 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 30 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 31 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 32 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 33 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 34 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 35 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 36 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 37 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 38 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 39 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 40 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 41 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 42 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 43 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 44 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 45 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 46 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 47 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 48 de 50
Foto: Instagram @ana_d_armas 49 de 50
PUB
Foto: Instagram @ana_d_armas 50 de 50
leia também
PUB
PUB