Beleza / Wellness

Este novo conceito de self-care promete transformá-la na sua melhor versão. Eis "o método"

Curar por dentro e por fora, gerar felicidade e harmonia – assim se caracteriza o movimento "Ama-te". Conversámos com Vera Viegas, a mente por detrás desta ideia, para descobrir aquilo a que se propõe.

Foto: Movimento Ama-te
07 de março de 2022 Ana Filipa Damião

Uma coisa que aprendemos com a pandemia e com tantos confinamentos e restrições é que cuidarmos de nós próprias e do ambiente que nos rodeia é crucial para levarmos uma vida mais feliz e saudável. Vera Viegas, fundadora do Movimento Ama-te, master em ballet fitness e técnica de exercício físico, criou uma iniciativa cujo objetivo é esse mesmo: trabalhar o corpo e a mente na procura do bem-estar total, através do exercício. "É uma experiência de self-care, um caminho, uma (re)descoberta", contou à Máxima.

O movimento tem como base diferentes modalidades como full move - um mix de modalidades como body sculpt, dança e fight club – e ballet fitness, e conta com um método específico e personalizado às características de cada mulher. Envolve um caminho individual que se divide por quatro etapas - conhece-te, domina-te, supera-te e desenvolve o que alcançaste - e está assente em pilares como amor, disciplina e determinação.

Ballet fitness
Ballet fitness Foto: Movimento Ama-te

À Máxima, a fundadora explicou que esta ideia está consigo desde sempre. "O Movimento Ama-te tem mais de 40 anos de preparação – uma vida, a minha. O tempo que precisei para ir descobrindo a minha paixão por esta ideia e pelo desafiante e vibrante universo feminino", disse. "Todas as mulheres da minha vida estão dentro deste movimento. Uma dessas mulheres incríveis partilhou deste sonho e acreditou na metodologia, vivenciando-a como aluna. Durante um ano vivenciou 'o método', analisando e sentido cada pormenor. Hoje, o meu objetivo e o da Sónia Pereira é ajudar outras mulheres."

Feito por mulheres e para mulheres, o movimento foi pensado para quem tem 35 anos ou mais, para quem está a passar por transformações marcantes e a entrar em novas fases da vida. Contudo, "tem sido muito bonito perceber que mulheres mais novas também se revêm e integram este nosso método", confessa Viegas, incluindo que "hoje, temos alunas dos 22 aos 70 anos."

Vera Viegas, fundadora do Movimento Ama-te
Vera Viegas, fundadora do Movimento Ama-te Foto: @movimentoamate

E porque todas somos únicas à nossa maneira, o método é adaptado a cada participante. "No nosso estúdio presencial, em Vila Nova de Gaia, estabelecemos uma caminhada próxima com as mulheres que nos procuram, no sentido de estabelecer um percurso que elas próprias definem. Temos sessões com pequenos grupos, com o máximo de 4 mulheres, ou sessões de coaching individual ou a dois, o que nos permite estabelecer uma relação próxima e desenvolver um trabalho totalmente ajustado a cada mulher."

Independente da modalidade praticada, os benefícios são tão claros como água – mais felicidade, tranquilidade, aceitação, força, sensualidade. Tudo depende do que estiver à procura. "Somos corpo e mente. Estabelecemos um percurso de total ligação interior e exterior, em todas as fases do método, dentro do que faz sentido em cada percurso individual. O processo que implementamos tem em vista levar as mulheres a melhorar o controlo físico e a dominar o movimento exterior. Em simultâneo, exploramos recursos interiores, tendo em vista o controlo de emoções, a positividade, a redução da ansiedade, o aumento da autoestima e tudo o que fizer sentido em cada caminhada."

Coaching
Coaching Foto: Movimento Ama-te

Como chegar ao maior número de mulheres faz parte dos objetivos de Viegas, quem viver longe de Vila Nova de Gaia ou não tiver disponibilidade para participar nas sessões presenciais (a partir de €80) tem sempre a opção de participar nas sessões online (a partir de €12). O estúdio oferece ainda workshops práticos de autoestima, consciência corporal, sensualidade, nutrição e exercício, cozinha saudável, etc.

Estúdio em Vila Nova de Gaia
Estúdio em Vila Nova de Gaia Foto: Movimento Ama-te
Saiba mais
saúde, inspiração, exercício físico, bem-estar
Leia também
As Mais Lidas