Existem inúmeras técnicas para reduzir o stress, mas nem todas agradam à maioria. No caso da atriz Salma Hayek, a escolha recaiu numa prática finlandesa, conhecida como a sauna seca. E do que se trata, afinal? São banhos de calor para remover toxinas da pele, relaxar os músculos e reduzir o stress. Dos romanos aos turcos, passando pelos astecas e pelos finlandeses, existem muitos tipos de banhos quentes.
Certo é que os finlandeses são verdadeiros viciados em sauna e fizeram dela a sua prática nacional. A sauna finlandesa é caracterizada por ser seca, é praticada em cabanas totalmente cobertas de madeira e com baixíssima humidade (no máximo 25%). A temperatura no interior atinge entre os 70ºC e os 100ºC. Para os finlandeses, além de ser um meio terapêutico, é um ponto de encontro social.
A atriz mexicana aderiu à modalidade dos países escandinavos e mostrou-o através da sua conta de Instagram. A sauna seca tem grandes poderes terapêuticos. Apesar do que algumas pessoas pensam, não ajuda a perder peso ou a desintoxicar o corpo. Os seus benefícios são vários, e entre os quais destacam-se estes cinco: relaxamento muscular e diminuição das dores corporais, redução do stress graças ao seu poder vasodilatador, purificação da pele graças ao seu poder dilatador dos poros cutâneos, ajudando-os a eliminar as impurezas e graças à sensação de bem-estar que produz.