Beleza / Tendências

Fox Eyes, a tendência que Bella Hadid popularizou (e se vale a pena tentar)

Quem tem uma presença nas redes sociais sabe que o tema do momento está em constante mudança, e que bastam alguns meses para se tornarem obsoletos. Mas será mesmo assim na vida real? Em Portugal, o efeito "fox eyes" parece ter os seus fãs.

Foto: Getty Images
28 de agosto de 2023 Ana Filipa Damião

O efeito fox eyes, que em português significa "olhos de raposa" e que remete para um olhar mais alongado, viu a sua popularidade crescer nas redes sociais com inúmeros tutoriais de maquilhagem para alcançar o look de celebridades como Bella Hadid e Kendall Jenner, cujos olhos em forma de amêndoa se inserem na tendência. Contudo, há quem opte por ir mais além, recorrendo a tratamentos estéticos para conseguir o visual, através de uma elevação da cauda da sobrancelha. 

"O tratamento fox eyes tem ganho popularidade desde 2020, mas em Portugal a procura ainda não é tão grande como noutros países", esclarece Cátia Reis, especialista em medicina estética na My Clinique, à Máxima. "Esta diferença pode dever-se à preferência que noto na consulta por resultados mais subtis, graduais e naturais, e sem tempo de recuperação", explica, na sua maioria procurados por mulheres jovens.

Os resultados podem ser obtidos através de cirurgia plástica, injeções de toxina botulínica ou fios de sustentação, o tratamento mais frequentemente associado a este look.

Tratam-se de fios colocados para levantar uma parte desejada do rosto, compostos por um material reabsorvível e compatível com os tecidos humanos. Para a técnica, os fios são colocados no rosto para provocar um ângulo oblíquo do canto lateral dos olhos, ficando assim mais alto que o canto interno, e são inseridos através de pequenos cortes para a entrada e saída de agulhas com anestesia local. "O número de fios, direção de aplicação e grau de repuxamento podem variar", esclarece a especialista. Normalmente, a absorção dos fios demora entre 6 a 12 meses.

"Muitas vezes é aconselhada a aplicação de toxina botulínica previamente para relaxar a musculatura da área e potenciar o efeito do tratamento." Esta é aplicada no centro e na região interna da sobrancelha, para imobilizar esta parte, enquanto a extremidade externa permanece com o músculo livre. "Outras vezes, quando o paciente procura resultados mais subtis como o arqueamento da sobrancelha ou abertura do olhar, a toxina botulínica poderá ser suficiente. Por outro lado, quando existe excesso de pele, flacidez acentuada das pálpebras ou desejo por um resultado duradouro, opções cirúrgicas farão mais sentido e reencaminho para consulta dessa especialidade", afirma Cátia Reis. 

Neste caso, a posição do canto lateral da pálpebra é modificada, deixando-o mais elevado. Isto pode ser feito através do lifting temporal, mediante pequenos cortes na região do couro cabeludo ou na pálpebra superior. Por norma, é um procedimento que demora cerca de meia hora, com uma recuperação de 72 horas. 

"De uma maneira simplista, podemos ordenar os três tratamentos por ordem crescente de tempo de recuperação e também de efeito conseguido e duração: toxina botulínica, fios de sustentação e cirurgia plástica", que é a única opção que oferece resultados permanentes. Os dois primeiros tratamentos de medicina estética, são geralmente mais simples e rápidos, mas também temporários, com necessidade de repetição uma a duas vezes por ano para manutenção dos resultados. 

Existem formatos de olhos que não são candidatos a estes procedimentos pela sua anatomia natural?

"
Dentro do fox eyes ou ‘olhos amendoados’ cabem algumas variações. É necessária uma avaliação médica - onde se avaliam as expectativas, as motivações e se discutem coisas fundamentais como o tempo de recuperação e potenciais riscos dos vários tratamentos disponíveis. E dependendo das características individuais do paciente e do objetivo pretendido, procuramos encontrar o tratamento mais adequado", esclarece.

Cuidados a ter e possíveis reações

A medicina estética consiste em procedimentos minimamente invasivos, não permanentes e realizados em consultório médico. "Geralmente, não é necessária nenhuma preparação, quer para a toxina botulínica quer para os fios de sustentação. No pós-procedimento, falando especificamente dos fios de sustentação, o pós-cuidado mais importante é manter a área o mais imóvel possível", diz a médica. "Na fase de recuperação, as reações mais frequentes são ligeiro inchaço, desconforto e sensação de repuxar. A recuperação e resultado do tratamento dependem em grande parte do número de fios colocados, do grau de repuxamento e de fatores inerentes ao paciente. Quanto à toxina botulínica, é um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo, é seguro e não exige tempo de recuperação."

Porém, nenhum procedimento médico de medicina estética ou de cirurgia plástica está isento de riscos e possíveis complicações, alerta Cátia Reis.

Saiba mais
Beleza, Tendências, Fox Eyes, Olhos de Raposa, Toxina Botulínica, Fios de Sustentação, Cirurgia Plástica, Tratamentos Estéticos, My Clinique
Leia também
As Mais Lidas