Beleza / Tendências

Etat Pur, a marca que vem simplificar a nossa rotina de beleza

Mantendo os bons resultados, claro. De origem francesa, a marca divide-se em duas linhas de ação: uma gama de cuidados com uma textura diferente para cada tipo de pele, e outra de ativos puros para tratar problemas específicos. Tudo reduzido a 3 ou 4 passos.

Foto: Etat Pur
19 de fevereiro de 2021 | Rita Silva Avelar

Chama-se Etat Pur e é a mais recente novidade de beleza do grupo NAOS em Portugal. Uma invenção de Jean-Noël Thorel, farmacêutico e biológo fundador da Bioderma e da Institut Esthederm, a marca surgiu em 2011, mas só agora chega ao nosso mercado. Tendo por base uma filosofia ética e consciente, que respeita a pele e o ambiente, a Etat Pur adapta-se a todos os tipos e tons de pele, incluindo as mais sensíveis, e tem uma linha de atuação para problemas específicos.

Virginie Couturaud, farmacêutica e especialista em cosmetologia, e Pauline Debarge, responsável de marketing da marca em França, explicam em conjunto como todas estas ideias encaixam na perfeição. "A Etat Pur nasce de um paradoxo: separar os ingredientes ativos da rotina diária de cuidados com a pele, enquanto a indústria da beleza está habituada a adicionar cada vez mais moléculas para oferecer soluções tudo-em-um supostamente milagrosas. Acreditamos que o excesso de tratamento da pele com ingredientes ativos quando estes não são necessários é, de facto, prejudicial para a pele" explicam.

Etat Pur
Etat Pur

Outra das particularidades que distingue a Etat Pur é que oferece opções de rotina de beleza em poucos passos que se baseiam em três regras: limpar, agir, hidratar. "Queremos destacar-nos das rotinas de 12 passos que eram muito populares até há bem pouco tempo, e concentrar-nos em menos, mas mais eficazes, produtos de cuidados da pele." Com esta filosofia, a Etat Pur criou duas gamas de produtos separadas e complementares, a Pure Skincare, "sem ingredientes ativos, para limpar e hidratar a pele todos os dias, a fim de reforçar os seus recursos naturais e preservar a sua saúde, graças à formulação biomimética."

Leia também

Além desta, há a gama Pure Actives, "para tratar preocupações específicas da pele apenas quando é necessário. Uma solução específica para cada preocupação cutânea" explicam as especialistas, que lembram que "um passo crucial em qualquer rotina é a limpeza, pois permite que os passos seguintes penetrem devidamente na pele. Estudámos ingredientes-chave para responder especificamente a cada preocupação: ácido hialurónico, ácido cítrico, enoxolona ou glabridina, para citar alguns."

Uma outra característica é a mínima intervenção no ecossistema cutâneo, ou seja, qualquer que seja o produto não impacta de forma negativa o microbioma pele. "Para não poluir ou sobrecarregar o ecossistema cutâneo, cada ingrediente é perfeitamente definido e deliberadamente escolhido numa abordagem de formulação positiva: preferimos ingredientes puros" de modo a fornecer apenas aquilo que é útil ao ecossistema cutâneo.

Voltando ao minimalismo, "por um lado, a gama de cuidados de pele pura oferece uma textura para cada tipo de pele. E, por outro lado, a nossa gama de ativos puros oferece uma solução específica para uma preocupação dedicada à pele." Tão simples quanto isto. "Uma vez que 70% das pessoas não têm grandes preocupações com a pele, a nossa gama de cuidados de pele pura, formulada sem ingredientes ativos, foi criada para dar à pele apenas o que ela precisa, sem a tratar em demasia" acrescentam.

Etat Pur
Etat Pur
Leia também

Quanto aos problemas mais específicos, a Etat Pur trata vermelhidão, secura extrema, falta de firmeza, rugas, manchas – entre outros. Por exemplo, para a hiperpigmentação, a Etat Pur oferece uma solução à base de glabridina. "Este é um poderoso extrato de alcaçuz que minimiza as manchas escuras (manchas solares, manchas relacionadas com alterações hormonais, manchas de máscara de gravidez, marcas de pigmentação escura devido à acne ou cicatrizes) e uniformiza a tez. Como? Atuando sobre a síntese da melanina, o pigmento envolvido no aparecimento de manchas no rosto. Este ingrediente ativo é doseado para assegurar a melhor eficácia sem tratar demasiado a pele" esclarecem.

Não deixa, por isso, de ser uma marca altamente tecnológica e com um rigor absoluto. Pelo contrário. "Os [produtos] Pure Skincare são baseados na patente biomimética [definidos de acordo com quatro classes: dermo-idêntica, dermo-mimética, dermo-biológica e dermo-mecânica]. Uma fórmula pode ser qualificada como biomimética se 98% dos seus ingredientes pertencerem às classes 1 a 4, de acordo com a patente biomimética" explicam. "Os restantes 2% devem cumprir a carta de formulação positiva da marca, que enquadra a escolha de cada ingrediente utilizado de acordo com a sua origem, o seu processo de produção, a sua qualidade, e a sua pureza."

Etat Pur
Etat Pur

As embalagens da Etat Pur têm um design clean, em tons de azul, verde ou transparentes, um aspeto que refletem a filosofia clean da marca. Os produtos variam entre os €12 e os €25, e aconselha-se um diagnóstico de pele online para saber quais os produtos indicados para cada pessoa.

Leia também
Saiba mais Jean-Noël Thorel, Etat Pur, NAOS, Portugal, Pele, Rosto, Beleza, Rotina de beleza, Tratamentos, Hidratação
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.