Beleza

Já conhece a dieta australiana?

A dieta mediterrânica é das mais saudáveis do mundo, mas será que devíamos adaptar alguns hábitos da dieta australiana? Fomos descobrir.

Foto: Photo by Dmitry Dreyer on Unsplash
21 de setembro de 2020 | Inês Esteves

São muitos os estudos que têm demonstrado que a dieta mediterrânica esta entre as mais equilibradas, o que faz sentido, já que promove o consumo de gorduras boas, a prevenção de doenças cardíacas,o consumo correto dos nutrientes necessários para uma vida saudável. No entanto, será que podíamos fazer algumas melhorias? O nutricionista espanhol Álvaro Vargas comparou as duas dietas e concluiu que a dieta australiana é mais consistente e saudável, pelo menos no que diz respeito à pirâmide dos alimentos, e comentou as duas à Women’s Health Espanhola.

Foto: Nutrition Australia, Pescanova





A base da pirâmide australiana tem como premissa o consumo de vegetais e a fruta, que constituem 50% da dieta uma vez que contêm nutrientes essenciais e necessários para a saúde. A pirâmide mediterrânica, apesar de saudável não recomenda 50% de consumo de vegetais e fruta, e no mesmo patamar que a fruta e os vegetais estão as gorduras vegetais (azeite), a farinha e os cereais – que, apesar de fornecerem fibra, hidratos de carbono e vitaminas, não deveriam estar colocados na base.

No topo da pirâmide mediterrânica conseguimos há espaço para alguns doces, e a recomendação é o consumo de duas porções por semana. Já a a australiana promove unicamente o consumo de gordura vegetal, ou seja, o azeite. O mesmo acontece com o álcool, que é referido no gráfico, não dentro da pirâmide, mas recomenda-se o "consumo moderado". Na dieta australiana só se recomenda água.

O consumo da carne está muito presente em Portugal, por exemplo, onde se prioriza a dieta mediterrânica. No entanto, esse consumo excessivo é desnecessário, pois há muitos alimentos de origem vegetal ricos em proteína, como por exemplo os brócolos ou os espinafres. Assim, na dieta australiana a fruta e os legumes ocupam 50% da pirâmide.

Saiba mais Women’s Health, Álvaro Vargas, Espanhola, saúde, dieta, gastronomia
Relacionadas

Wanderlust, o festival de wellness está de volta

O festival de bem-estar Wanderlust realiza-se a dia 27 de setembro no Jardim da Torre de Belém, e em direto para todo o planeta. Fomos conhecer as novidades deste ano com o produtor Nuno Silva Carvalho.

Mais Lidas