Regresso ao futuro. A moda que celebra mais de três décadas de criatividade
Recriámos algumas das mais icónicas produções de moda dos últimos 35 anos, para celebrar as modelos, equipas de produção e fotógrafos que marcaram a nossa história.
Em outubro de 1988, a Máxima chegava às bancas para começar uma pequena, grande revolução. De mentalidades, ao chamar a atenção para temas e causas femininas enubladas pela sociedade ou pelo preconceito, e também de Moda, ao colaborar com alguns dos melhores fotógrafos e stylists nacionais.
Ao longo de mais de três décadas, as páginas da revista anteciparam tendências e ajudaram a criar uma cultura visual até então pouco comum e muito menos diversa. É a alguns desses nomes e momentos que aqui prestamos homenagem pela lente criativa dos talentos de hoje.
Créditos
Styling de Cláudia Barros
Fotografia de Ricardo Santos
Vídeo de Sebastião Vences
Maquilhagem: Sílvia Ferreira
Cabelos: Cláudio Pacheco para Chiado Studio
Assistente de Styling: Tita Mendes
Modelos: Ana Miguel (Wearemodels), Manuela Kriola (CentralModels) e Sawitri (JustModels)
Produção: Snowberry Production
Agradecimentos: Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Escola Secundária Luís Freitas Branco e Palácio do Grilo.

Tendências, Revoluções, Fotografia, Ana Miguel, Ricardo Santos, Sawitri, Regresso ao futuro, 35 anos, 35anos, Celebração
Jean-Paul Gaultier, o designer que antecipou o futuro da moda
Fala com um entusiasmo transbordante sobre a moda, o espetáculo e sobre a sua carreira de meio século, que pulverizou os limites de género na indumentária ocidental. Jean-Paul Gaultier falou com a Máxima a propósito da estreia no nosso país do musical que conta a sua vida, Fashion Freak Show, mas a conversa foi muito além disso.
A beleza é a representatividade
Quem são as nossas cover girls? Ivvi, Isabella e Kieza são as musas que escolhemos para 2022 num editorial imaginado por Tiago Ribeiro e Cláudia Barros. As mais recentes tendências de moda ganham vida nos movimentos dançados por estas três mulheres. Olhamos assim o futuro sem máscaras, celebrando a beleza e diversidade.
Máxima regressa às bancas para comemorar 35 anos
Esta quarta-feira, 15 de novembro, a Máxima publica uma edição especial em papel que assinala o aniversário do título.
Entrevista exclusiva com Soraia Chaves, capa da Máxima
Soraia Chaves está no epicentro do que no País se faz de melhor na representação: é como a flor rara que todos querem, o rosto que não se confunde numa multidão, a miúda mais gira da festa. A série do momento? Ela estará lá.
Sala de casting. Histórias de abuso no Cinema, na Televisão e no Teatro em Portugal
"O que implica uma audição na vida de um ator? E a que pedidos se submetem para conquistar um lugar na profissão sonhada? Relatos de um quotidiano pouco abordado." Um reportagem de Tiago Manaia, jornalista colaborador da Máxima, para ler na revista especial de aniversário, já nas bancas.
Quer fazer parte de um espetáculo sobre feminismo?
Com submissões abertas até ao dia 20 de novembro, a open call dirige-se a mulheres (cis, trans), pessoas não-binárias ou em questionamento que se identifiquem com uma perspectiva feminista e que queiram fazer parte deste projeto ainda em construção.
Pedro Adão e Silva. "Temos um histórico muito frágil de investimento privado na Cultura"
Pedro Adão e Silva sentou-se em frente ao quadro "O Impostor", de Paula Rego para uma conversa com a jornalista Maria Elisa, a propósito dos 35 anos da Máxima. Na entrevista, fala do escasso investimento na Cultura em Portugal.
Pedro Adão e Silva: "Lembro-me de ir com a minha avó a um concerto na Gulbenkian e achar aquilo um sacrifício…"
Em conversa com Maria Elisa Domingues, o ministro da Cultura recorda momentos da sua infância, e de como foi educado para as Artes. Para ler na Máxima, nas bancas.
Mais é mais. Celebrar o vintage na Feira da Ladra
Os anos 80 e 90 inspiram uma homenagem ao passado que é também um olhar para o presente. Cada vez mais consciente e sustentável, a moda liberta-se da rapidez das tendências e mostra como o vintage se tornou essencial em todos os guarda-roupas. Um editorial para descobrir na Máxima que está nas bancas.
Into the field. Uma viagem ao campo
O cenário cinematográfico de uma viagem com destino ao Sul evoca a sensibilidade sustentável que nos inspira nos tempos modernos. Uma história visual para descobrir na Máxima que celebra os 35 anos, nas bancas.