Pedro Adão e Silva. "Temos um histórico muito frágil de investimento privado na Cultura"
Pedro Adão e Silva sentou-se em frente ao quadro "O Impostor", de Paula Rego para uma conversa com a jornalista Maria Elisa, a propósito dos 35 anos da Máxima. Na entrevista, fala do escasso investimento na Cultura em Portugal.
Leia a entrevista completa na Máxima, já nas bancas.
Fotografia de Diana Tinoco

Maquilhagem: Elodie Fiuza
Agradecimentos: MAC/CCB
Vídeo e Edição: Miguel Monsanto e Inês Ferreira.

Sala de casting. Histórias de abuso no Cinema, na Televisão e no Teatro em Portugal
"O que implica uma audição na vida de um ator? E a que pedidos se submetem para conquistar um lugar na profissão sonhada? Relatos de um quotidiano pouco abordado." Um reportagem de Tiago Manaia, jornalista colaborador da Máxima, para ler na revista especial de aniversário, já nas bancas.
Pedro Adão e Silva sobre o #MeToo em Portugal (ou a inexistência dele)
Maria Elisa Domingues conversou com o ministro da Cultura para a edição comemorativa dos 35 anos da Máxima. Primeiro excerto de uma entrevista que abordou temas como a igualdade de género em Portugal. Já nas bancas!
Maria Teresa Horta (1937-2025): "Eu sempre fui considerada uma pessoa de mau feitio em todo o lado, dos jornais à família"
Símbolo máximo da poesia erótica, do jornalismo e do feminismo português, pôs-se no meio da arena, em plena ditadura, e deu o peito às balas para que as mulheres tivessem todos os direitos que foram negados às gerações anteriores, e às anteriores. Aos 86 anos, continuava a ser uma inspiração e uma referência de justiça, inteligência e sensibilidade, como de candura, de teimosia e do “mau feitio” dos muito poucos que fazem o mundo avançar. Maria Teresa Horta morreu, deixando um legado inigualável na literatura, no ativismo e na defesa intransigente da liberdade.
As mulheres que mudaram a História da Arte
A inquietação de Katy Hessel começou ainda na Faculdade, quando compreendeu que não conseguia enumerar vinte grandes mulheres na História da Arte mundial. Para combater este choque, começou a investigar um pouco por todo o lado e, desse esforço, nasceu o livro 'História da Arte sem Homens', agora lançado em Portugal.