Quatro apps que ajudam a combater as insónias e a ansiedade
Esta é a terapia do futuro, para fazer download agora.

Headspace
"É uma app que nos ensina a meditar, o que é genial." Quem o diz é a atriz Emma Watson e os milhares de downloads diários da Headspace concordam. Já os testemunhos no site desta app explicam porque nos devemos converter à meditação agora: contribui para a redução imediata dos níveis de stress e ansiedade, ajuda-nos a trabalhar de forma mais focada e com maior criatividade e ainda acaba com as insónias e com os sugar cravings.

Dream: On
Além de ter uma lista com mais de 40 temas para nos ajudar a adormecer mais facilmente e a dormir tranquilamente, esta aplicação também monitoriza o sono e permite escrever um diário sobre os sonhos, que é depois analisado por psicólogos para que seja possível criar um padrão. A app foi lançada em 2012 e já conta com mais de meio milhão de downloads em todo o mundo, o que tem contribuído para novas conclusões sobre o funcionamento do cérebro humano enquanto dormimos. "Os nossos estudos permitiram-nos descobrir que o que sonhamos é em grande parte influenciado pela música que ouvimos ao adormecer", explica Richard Wiseman, cofundador da Dream: On.
MindShift

Recomendada por psicólogos de todo o mundo, que a têm aconselhado a adolescentes e jovens adultos, a MindShift ajuda a criar mecanismos para lidar com a ansiedade e outros problemas associados, como os ataques de pânico, a preocupação excessiva e o perfecionismo ou a fobia social. Além de um guia que explica o que fazer no caso de uma crise de ansiedade, a MindShift tem todo um conjunto de ferramentas que ensinam a ultrapassá-la.
Expereal
As emoções levam-nos a confundir as nossas próprias memórias, que fantasiamos. Esta app faz o registo do que sentimos, quando sentimos – deixa-nos classificar os nossos dias numericamente, acrescentar fotografias e falar dos sítios onde estivemos e das pessoas com quem gostámos (ou não) de estar. Jonathan Cohen, o norte-americano que fundou a Expereal, descreve-a como uma ótima ferramenta de análise pessoal. "Permite sabermos que tendências emocionais é que a nossa vida segue, criar padrões e ensina-nos a lidar com situações difíceis que se repetiram no passado", explica Cohen.


Quer perder peso? Durma, é essencial
Há vários estudos a prová-lo. Teste e verá.
"És igual à tua mãe!" Existe uma herança emocional?
Quem nunca proferiu uma frase do género para comparar membros da família que atire a primeira pedra. Mas, afinal, o que é isso de ‘sairmos’ uns aos outros? Fomos medir o peso da herança emocional que todos carregamos.
Nanovacina pode aumentar eficácia dos tratamentos contra o cancro
Um grupo de investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nanovacina para ajudar o organismo a combater o cancro com as suas próprias defesas.
Segredos de guerreira: Diana Pereira
Qual é o desporto de eleição de Diana Pereira? Qual é o seu snack preferido para levar para a praia? Fomos descobrir.
Há um fruto que poderá proteger do cancro da pele
No verão estamos mais expostos aos raios UV e por isso o risco de desenvolvimento do cancro da pele aumenta. Um novo estudo acredita ter descoberto o fruto que pode reduzir esse perigo.
Quer manter a produtividade no verão? A alimentação dá uma ajuda
Há alimentos que são como um combustível para o cérebro, capazes de alimentar os neurónios mesmo quando só pensamos em praia e descanso.
Quais são os novos contraceptivos?
Quais são as alternativas à pílula e ao preservativo? Será que devemos escolher diferentes métodos em diferentes idades e fases de vida? A Máxima sentou-se à conversa com a ginecologista e obstetra Odília Pinho e tirou todas as dúvidas.
Há uma mutação portuguesa do cancro da mama a ser investigada
A investigação vai acompanhar os portadores desta mutação e avaliar a doença agora e os riscos do seu reaparecimento no futuro.
Harvard diz que o feed do Instagram pode indicar sinais de depressão
Usar certos filtros no Instagram pode indicar sinais de depressão, diz uma investigação universitária.
5 Aplicações para se organizar no regresso ao trabalho
Depois das férias, nem sempre é fácil voltar a o ritmo dos dias de trabalho, mas prometemos que estas aplicações para smartphone vão fazer a diferença.
O que é que nos está a impedir de dormir?
Conversámos com um neurologista para conhecer as consequências para a saúde da privação do sono e saber como podemos melhorar uma parte tão fundamental da vida – afinal, passamos parte dela a dormir.