Oito novos restaurantes com sabores do mundo
Quer conhecer paladares de outros lugares sem deixar a capital? Fomos à procura dos espaços que acabam de abrir portas em Lisboa – tudo para nos levar numa verdadeira viagem de sabores à volta do mundo.

Bao Bao, no Chiado
Fundado por um americano, uma holandesa e um belga, o novo asiático junta o melhor da cozinha tailandesa, vietnamita, laosiana, cambojana, malaia, coreana, japonesa e chinesa. A ementa está dividida pelos diferentes países e sugere gua baos, isto é, pequenos pães recheados e cozidos a vapor (uma iguaria proveniente da China) ou sopas com noodles de arroz ou ovo. Para sobremesa destacamos os mochi, pequenos bolinhos de arroz recheados com pasta de sésamo, chocolate, limão e chá matcha. Os preços dos pratos variam entre o 6 euros e os 15 euros.

Topo, no Martim Moniz
No sexto piso do edifício do Centro Comercial do Martim Moniz descobrimos o Topo, um espaço que já nos tinha conquistado pelo estômago, naturalmente, mas também pela vista imperdível sobre Lisboa. A novidade? O Topo acaba de inaugurar uma sala dedicada à gastronomia oriental, com influências indonésias e vietnamitas. Existem ainda opções vegetarianas, mas a pontuação máxima vai para as gyosas e o Tom Yum, um caldo fresco e picante com camarões, lulas, ameijoa e massa de arroz.
La Strada, no Príncipe Real

Há um siciliano a comandar a cozinha deste novo espaço, no Príncipe Real – e isso explica as tábuas irrepreensíveis (no sabor e na apresentação) com mozarella, tomate, pimentos recheados, azeitonas, alcachofras e manjericão. Se o conforto dos pratos nos faz sentir em casa, a música e os posters cinematográficos na parede são mais glamourosos e lembram os filmes italianos dos anos 60. A cozinha mediterrânica aguça-nos o paladar a cada garfada: vale a pena experimentar a variedade de queijos, para começar, mas também as pastas tradicionais que experimentam novos ingredientes (sempre orgânicos) com amor.
Chutnify, no Príncipe Real
Ainda no Príncipe Real descobrimos as melhores especiarias da Índia – ainda que o primeiro Chutnify tenha inaugurado há três anos em Berlim, só agora a indiana Aparna Aurora conseguiu trazer o conceito para Lisboa. Aqui podemos provar um pouco de toda a gastronomia indiana, numa viagem de sabores por diferentes lugares. Assim, talvez a melhor opção seja pedir um menu de degustação, que inclui três entradas, dois pratos e duas sobremesas.

SOI, no Cais do Sodré
Há um novo asiático no Cais do Sodré. Inspirado na street food, isto é, a comida tradicional que podemos provar nas carrinhas de rua, o SOI acrescenta ao menu asas de frango fritas com arroz, chamuças com queijo ricota e ervilhas, pães bao e até as sopas cozinhadas na wok. Os pratos tradicionais merecem a nossa atenção mas também vale a pena visitar o espaço pela decoração que traz o Oriente ao coração de Lisboa.
Pita.gr, na Costa de Caparica

O espaço era grego, mas agora também serve pratos peruanos. Há dois menus diferentes à escolha: no grego descobrimos iguarias como o pão pita recheado, o bifteki (carne picada com queijo feta) e o sutsukaki (isto é, os rolos de carne picada, que são depois grelhados). Se nenhum destes sabores lhe despertou a curiosidade, talvez se deixe convencer pelos pratos peruanos, onde não faltam os peixes marinados, ou pela longa carta de coloridos cocktails.
Tantura, no Bairro Alto
Acaba de abrir na rua do Trombeta, no Bairro Alto, um espaço dedicado à cozinha israelita. Na carta descobrimos o típico (e maravilhoso) húmus de grão, mas também outros pratos que cruzam influências de vários países, como a Roménia, a Polónia, a Tunísia ou o Iraque. Imperdível é o sambusak (um pastel recheado com cebola e grão-de-bico), as saladas mediterrânicas e o falafel – mas há ainda um mundo de outras iguarias para provar.

Fenícios, na Rua Castilho
O restaurante libanês abriu portas no centro da capital para nos trazer especialidades que só provaríamos nas ruas do Médio Oriente. Na carta destaca-se o falafel frito mas também o húmus, o moutabal e kibbé. Além dos sabores exóticos, há mais uma razão que nos leva a querer voltar - a vista privilegiada de um 7º andar sobre a cidade de lisboa.

O oriente chegou ao Topo Martim Moniz
Os sabores orientais reinventam-se a um preço democrático na nova sala do Topo Martim Moniz.
As moradas de beleza que tem de conhecer
Dos recém-chegados mais desejados aos clássicos incontornáveis, de norte ao sul do país, revelamos as moradas que todas as beauty-addicts devem conhecer.
Restaurante Boa-Bao cria cocktail solidário
O Hurry (if you) Can é o novo cocktail cujas receitas revertem para a Cruz Vermelha.
Os melhores pequenos-almoços de hotel
Fomos à procura dos deliciosos pequenos-almoços de hotel pelo mundo que nos inspiram a acordar mais cedo para cozinhar.
Sábado é dia de ir ao mexicano!
Para celebrar o Dia da Independência do México, a Altos Tequila e os restaurantes mexicanos mais icónicos da cidade de Lisboa vão ter um menu especial de comemoração já este sábado, dia 16.
O sushi da Confraria onde quiser, quando quiser
O Aruki já entrega o seu almoço onde quiser – desde que esteja em Lisboa.
DŌ: os ‘gelados’ de massa de bolo crua
O novo conceito que está a dar que falar em Nova Iorque.
Os restaurantes favoritos do instagram
Estão espalhados por todo o mundo e são alguns dos restaurantes mais cool das redes sociais. Se for a uma destas cidades, já sabe onde pode almoçar.
Cláudia Villax: “o azeite é a melhor superfood que existe”
Sentámo-nos à mesa de Cláudia Villax para uma prova gastronómica e acabámos por aprender tudo sobre azeite. Em A Vida Virgem Extra, o livro que acaba de lançar, percebemos porque é que esta é uma peça central no puzzle da alimentação saudável.
O que comemos influencia o cabelo? A nutricionista Charlotte Debeugny responde
Depois de uma carreira de sucesso em finanças, a nutricionista inglesa vive uma segunda vida. A Máxima foi conhecê-la a Madrid e aproveitou para fazer outras perguntas e descodificar alguns mitos.
Cinco alimentos que combatem o calor no verão
Com as temperaturas a subir nos próximos dias, é muito importante manter uma alimentação correta.