Atual

Isabel II e Liz Truss: as imagens do encontro mais esperado pelos britânicos

Depois das formalidades feitas, Truss é oficialmente a nova primeira-ministra britânica. Eis as fotografias que assinalaram o encontro entre a monarca e a política.

Foto: Getty Images
06 de setembro de 2022 Máxima

Liz Truss é oficialmente a nova primeira-ministra do Reino Unido. A agora líder do partido Conservador britânico encontrou-se a 6 de setembro com a rainha de Inglaterra, em Balmoral, onde lhe foi pedido que formasse um governo, após a resignação de Boris Johnson. É esperado que ainda hoje entre no nº 10 de Downing Street, onde vai fazer um comunicado ao país às 16h.

É expectável que um dos primeiros afazeres significativos de Truss como primeira-ministra seja um comunicado sobre os planos de combate à crise do preço da energia, com aliados a discutir um pacote de 100 mil milhões de libras para congelar contas. O pacote pode chegar quinta-feira, e espera-se que seja pago através de endividamento adicional em vez de uma taxa extraordinária em fornecedores, como o Partido Trabalhista tinha proposto.

Espera-se que os membros de gabinete sejam apresentados ainda hoje, e os membros juniores nos próximos dias: Kwasi Kwarteng como Ministro das Finanças, James Cleverly como Secretário dos Negócios Estrangeiros e Suella Braverman como Ministra dos Assuntos Internos. Ainda se espera Thérèse Coffey como Secretária da Saúde.

Boris Johnson disse à saída de Downing Street que vai manter-se leal a Truss, e que a vai apoiar. Segundo o The Guardian, o ex primeiro-ministro afirmou ainda que oferecia ao governo "nada mas o seu mais fervente apoio".

 

 

Saiba mais
Atualidade, Educação, Isabel II, Lizz Truss
Leia também

As teorias da conspiração sobre o estado de saúde da rainha

Senhora de uma saúde invejável aos 95 anos, Isabel II sobressaltou, esta semana, os seus súbditos com a notícia de uma ida sua ao hospital. Entre as acusações trocadas pela comunicação da casa real e a imprensa, paira a ideia de que a rainha cumpre uma agenda demasiado pesada para a idade.

Liz Truss, a mulher que pode derrubar Boris Johnson

Se nos tempos mais próximos houver uma corrida à liderança do partido, há uma candidata em que os Conservadores britânicos mais lealistas não param de falar. Entra em cena a mais recente ministra dos Negócios Estrangeiros de Boris Johnson – por vezes, a cavalo num tanque de guerra (qualquer semelhança com Thatcher, absolutamente intencional). Charlotte Edwardes fala com elementos de Westminster acerca de Liz Truss, de momento a mais poderosa mulher na política britânica.

Isabel II. Rainha, mulher, mãe, avó, ícone pop

Sabíamos que um dia aconteceria mas talvez não o esperássemos. Afinal, Isabel II, rainha da Grã-Bretanha durante 70 anos, não era imortal. No seu reinado, o mais longo da História do seu país, o mundo mudou de forma radical e só ela parecia um rochedo de constância. Mas também ela mudou e foi-se adaptando às circunstâncias. Em nome da sobrevivência da Monarquia.

As Mais Lidas