Exposições a não perder em setembro
Sugestões culturais que convidam a um bom passeio. Programas perfeitos para fazer a transição entre estações.

No Museu Metropolitan, de Nova Iorque, a Arte é posta a nu com a exposição Obsession Nudes by Klimt, Schiele and Picasso. Uma seleção de obras provenientes da coleção Scofield Thayer que têm o corpo humano como fonte de inspiração e que estarão expostas até 7 de outubro.
Na mesma cidade, o MoMA expõe Constantin Brancusi Sculpture, de 22 de julho a 24 de fevereiro, onde 11 esculturas vão estar em exposição, juntas pela primeira vez e acompanhadas por desenhos, fotografias e filmes. O artista nasceu na Roménia, mas viveu em Paris e destacou-se por romper com as regras da escultura seguidas pelos outros artistas do seu tempo.

Em Madrid, o Museu Reina Sofia exibe, até 22 de outubro, a exposição Dada Russo 1914 – 1924. O movimento artístico Dada agitou o início do século XX com uma atitude revolucionária que contestava as regras vigentes não só na arte como na sociedade. Na Rússia, esta época coincide com uma altura de revolução e de grandes mudanças que não podia deixar de influenciar a Arte.
Em Edimburgo, as National Galleries of Scotland expõem Rembrandt, Britain’s Discovery of the Master, até 14 de outubro. A mostra convida a descobrir o artista holandês através de uma seleção de obras suas e também de artistas ingleses que este inspirou.
Arte entre nós

No MAAT é possível encontrar a exposição Germinal. O Núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP, até 2 de janeiro de 2019. A coleção do artista foi adquirida pela Fundação em 2015 e integra peças de vários artistas nacionais. A abertura da exposição, a 27 de junho, coincidiu com a inauguração de uma nova peça de Cabrita Reis, uma instalação de nome Central Tejo, instalada no pontão do rio Tejo, no campus da Fundação EDP.
Na Fundação Gulbenkian está a exposição Praneet Soi, Terceira Fábrica, onde o artista indiano apresenta um vídeo feito pelo próprio, em Portugal, projectado em três estruturas revestidas por azulejos da Fábrica Bordallo Pinheiro.
Descentralizando até à Vidigeira, o Quetzal Art Center apresenta, até março de 2019, a exposição Drawing Africa on the Map, uma seleção de desenhos de vários artistas de diferentes zonas do continente africano.

Fantasia
Em Madrid, o Caixa Fórum exibe, até 4 de novembro, Disney. A arte de contar histórias, uma exposição que convida a uma viagem pelo universo Disney.
No Reino Unido, a Universidade de Oxford dedica uma exposição à vida e carreira do autor de Senhor dos Anéis. Tolkien: Maker of Middle-Earth está patente nas Bodleian Libraries, até 28 de outubro.

Inspiração Bienal
A XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira acontece de 10 de agosto a 23 de setembro e o tema é Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais. O discurso da (des)ordem.
A 10.ª edição da Bienal de Liverpool realiza-se de 14 de julho a 28 de Outubro, respondendo à pergunta Beautiful world, where are you? O maior evento de arte contemporânea do Reino Unido reúne, este ano, 40 artistas de 22 países.

A exposição 1948 The Biennale of Peggy Guggenheim é um pouco diferente. No ano em que se celebram 70 anos da exibição da coleção de arte da excêntrica herdeira, no Pavilhão Grego da 24.ª Bienal de Veneza, o Museu Guggenheim de Veneza recria parte da primeira mostra, para ver até 25 de novembro.

Volta às aulas com estilo
Da roupa às mochilas, estas são algumas peças que vão facilitar e animar o regresso à rotina.
Em outubro, 5 exposições que celebram as mulheres
Três mulheres artistas com exposições em nome próprio, uma exposição que celebra a arte no feminino e um criador de moda que dedicou a vida a vestir as mulheres. Aqui ficam as nossas sugestões para o mês de outubro.