‘I’m your mirror’, o reflexo de Joana Vasconcelos no Guggenheim Bilbao
É a primeira artista portuguesa a expor individualmente no Museu basco.

O apelido de "artista do regime" parece não atrapalhar a carreira da artista plástica. Joana Vasconcelos já viu as suas peças expostas pelos quatro cantos do mundo, acumulando feitos e fazendo História (por exemplo, em 2012, foi a primeira artista mulher a expor no Palácio de Versalhes). I’m your mirror é o nome da exposição que está, a partir de hoje, no Museu Guggenheim de Bilbao e cuja inspiração partiu da canção I’ll Be Your Mirror dosThe Velvet Undergorund. São 30 peças, desde as mais emblemáticas, como A Noiva (2005) e o Coração Independente Vermelho (2001/05), a obras feitas em exclusivo para a exposição, como é o caso de Egeria (2018) que integrará a série Valquírias. Concebida especialmente para o átrio do Museu, Egeria combina tecnologias paralelas como o croché e luz LED, criando um hino à feminilidade suspenso no ar e difícil de ignorar graças à sua explosão de cor e lantejoulas. Destaque ainda para a Máscara (2018): 231 espelhos emoldurados, duas toneladas e meia e mais de seis metros de largura e três de altura, tudo isto na forma de máscara de carnaval veneziano. Vermo-nos e revermo-nos numa máscara – cuja função é ocultar – mostra muito daquilo que é todo o trabalho da artista. Não apenas nesta peça como em muitas outras a ironia ganha proporções megalómanas (no seu sentido mais literal), sendo que os materiais usados ironizam a obra final. No exterior está o Solitário (2018), um anel de noivado feito de flutes e jantes de automóvel.
A exposição vai estar em Bilbao até 11 de novembro e chegará a Serralves em janeiro do próximo ano.


Uma exposição em homenagem a Michael Jackson
Michael Jackson faria, no próximo mês de agosto, 60 anos e a National Portrait Gallery, em Londres, presta-lhe homeagem com a exposição Michael Jackson: On the Wall. A mostra abre a 28 de junho e reune obras de diferentes artistas plásticos inspiradas pelo cantor norte-americano.
Exposições a não perder em setembro
Sugestões culturais que convidam a um bom passeio. Programas perfeitos para fazer a transição entre estações.
Filmes a não perder este mês
Conheça o que de melhor se fez na sétima arte para assistir já
Exposições a não perder em junho: Madrid
Madrid, aqui tão perto, convida os portugueses tanto a uma curta visita como a uma viagem mais prolongada. A oferta cultural é ampla e variada, por isso, para quem tem a capital espanhola nos planos deste mês, aqui ficam cinco exposições tão diferentes quanto interessantes a visitar.
Exposições a não perder em junho: Paris
Numa cidade com uma generosa oferta de musues e eventos culturais que abrangem variadas formas de Arte, selecionamos cinco exposições e uma verdadeira experiência artística interativa que podem ser visitadas este mês, em Paris.
Exposições a não perder em junho: Londres
As exposições podem ser acontecimentos culturais, janelas para outros mundos ou até bons motivos para viajar. No mês em que o verão chega ao calendário, selecionamos cinco exposições em diferentes cidades e começamos com Londres.