Atual

"Olha para aquela cara. Alguém votaria naquilo?" e outras frases misóginas de Donald Trump

O voto feminino está com Joe Biden, dizem as sondagens. Ainda assim, o candidato democrata não deixou de dizer frases, para muitos, questionáveis. Mas nada que se compare a Donald Trump.

Donald Trump
Donald Trump
03 de novembro de 2020 | Joana Moreira

Falta muito pouco para uma noite histórica que determinará o futuro dos EUA – e do mundo. Com as eleições norte-americanas a acontecer esta noite, há quem avalie o discurso dos candidatos a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e Donald Trump, antes de se deslocar às urnas para votar.

Joe Biden durante uma paragem de campanha no Centro Cultural de Scranton, Pennsylvania
Joe Biden durante uma paragem de campanha no Centro Cultural de Scranton, Pennsylvania Foto: Getty Images





Joe Biden, não é imune às críticas. Por vezes acusado de sexismo, Biden já tropeçou, nomeadamente durante estes últimos meses de campanha, em declarações que incendiaram a opinião pública online, sobretudo dos críticos mais progressistas.  "Aposto que és tão inteligente como és bonita." (disse a uma rapariga de 10 anos numa ação de campanha no Texas, 2020). Pouco tempo depois, Joe Biden disse aos irmãos de uma rapariga de 13 anos para "manter os rapazes afastados [dela]." (numa ação de campanha, 2020).

Donald Trump fala durante um comício de campanha no American Airlines Center em Dallas, Texas.
Donald Trump fala durante um comício de campanha no American Airlines Center em Dallas, Texas. Foto: Getty Images






Quanto à visão do candidato republicano sobre as mulheres, digamos que as frases falam por si. Mesmo antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Trump já reunia um historial de declarações controversas.

10 frases de Donald Trump sobre mulheres

  1. "Sinto-me automaticamente atraído por mulheres bonitas, simplesmente começo a beijá-las. É como um íman. Simplesmente beijo. Nem espero. Quando és uma estrela, elas deixam-te fazer isso. Podes fazer tudo. Grab 'em by the pussy. Podes fazer tudo." (gravação de áudio, 2005)

  2. "Estamos a trazer os vossos maridos de volta ao trabalho. Toda a gente o quer." (numa ação de campanha, 2020)

  3. "Se a Hillary Clinton não é capaz de satisfazer o marido o que a faz pensar que consegue satisfazer a América?" (Twitter, 2015)

  4. "Olha para aquela cara. Alguém votaria naquilo? Consegue imaginar aquilo, a cara do nosso presidente? Quer dizer, ela é uma mulher, não é suposto dizer coisas más, mas realmente, pessoas, vá lá. Estamos a falar a sério?" (sobre Carly Fiorina, oponente republicana, 2015)

  5. "Eu gosto de crianças. Quer dizer, não faço nada por elas. Eu providencio os fundos e ela toma conta das crianças. Não é como se fosse andar a passear as crianças pelo Central Park." (no programa de rádio de Howard Stern, 2005)

  6. "Todas as mulheres no The Apprentice faziam flirt comigo – consciente ou inconscientemente. Isso era esperado" (no livro Trump: Como Enriquecer, 2004)

  7. "Ela tem muito boa figura. Já disse que se a Ivanka não fosse minha filha, talvez estivesse a namorar com ela". (no programa The View, 2006)

  8. "[Arianna Huffington] é feia por dentro e por fora. Entendo perfeitamente porque é que o ex-marido a deixou por um homem – tomou uma boa decisão." (Twitter, 2012)

  9. "Vou namorar com ela daqui a 10 anos. Consegue acreditar?" (sobre uma criança de 10 anos, numa gravação de áudio, 1992)

  10. "As mulheres são realmente muito diferentes do que são representadas. São muito piores do que os homens, muito mais agressivas." (no livro The Art of the Comeback, 1997)
Saiba mais Donald Trump, EUA, Joe Biden, Twitter, política, eleições, questões sociais, eleições presidenciais
Relacionadas

Brad Pitt e Joe Biden juntam-se em vídeo

Brad Pitt está entre as celebridades que apoiam Joe Biden. No último vídeo de campanha de Biden, o ator afirma que o candidato é “o presidente para todos os americanos”.

Mais Lidas
Shopping Presentes de Natal até €50

Sem ideias para os presentes deste ano? Conheça a nossa wishlist natalícia, que vai desde livros a joias, passando por coffrets de beleza ou objetos para decorar a casa.