Atual

Porque é que mulheres e homens estão a pintar os lábios contra o machismo

A hashtag #VermelhoemBelem explodiu no Twitter nas últimas 24 horas, tudo depois de um comentário de André Ventura sobre Marisa Matias utilizar batom vermelho.

Marisa Matias
Marisa Matias Foto: Getty Images
15 de janeiro de 2021 | Joana Moreira

Quem esteve fora da rede social Twitter na última noite pode ter estranhado ver #VermelhoemBelem nas tendências de Portugal esta manhã. Mulheres e homens, em fotografias ou vídeos, mostram-se da mesma forma: de lábios vermelhos.

Leia também

"Parece que ainda aí um machista de extrema-direita incomodado com batom vermelho", "Machistas não passarão", "Parece que um certo candidato não consegue lidar com batom vermelho", "Ultimamente nem uso batom por causa da máscara, mas a luta é todos os dias contra os machistas, fachos e o patriarcado", são alguns dos já milhares de tweets publicados.

Leia também

Comentário gera onda de indignação

O motivo para o Twitter estar de vermelho foi um comentário do líder do Chega e candidato presidencial André Ventura sobre a imagem da candidata do Bloco de Esquerda Marisa Matias. Num discurso em Portalegre em que distribuiu ataques aos seus adversários políticos, o deputado disse que Matias "não está tão bem em termos de imagem", já que "pinta os lábios como se fosse uma coisa de brincar".

Só que a comentário em jeito de troça à imagem da candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda não agradou aos utilizadores do Twitter, que acusam o candidato de machismo e misoginia. Em poucas horas, centenas de pessoas usaram um batom vermelho ou um filtro do Instagram para expor, mais do que o apoio à eurodeputada, o apelo à luta contra o machismo.

Até a candidata Ana Gomes foi desafiada a mostrar a sua solidariedade e a entrar no movimento. Esta manhã, o resultado chegou: a deputada partilhou um vídeo a pintar os lábios de vermelho numa viagem de carro. Na legenda estava nada mais além de #VermelhoemBelem.

Leia também
Leia também
Saiba mais atualidade, política, Portugal, Marisa Matias, André Ventura, batom vermelho, Twitter, #VermelhoemBelem, polémica, machismo, extrema-direita, Ana Gomes
Mais Lidas