Atual

Dormir sem roupa. Sim ou não?

De pijama, só com camisa de dormir, ou sem nada no corpo? Dormir nua tem vantagens que vários especialistas defendem.

Foto: Alleksana / Pexels
07 de junho de 2021 Rita Silva Avelar
Se, no inverno, dormir com meias pode ser tentador - embora não seja a melhor forma de adormecer  - no verão a pergunta que se impõe é: devemos ou não dormir nus, a fim de suportar as altas temperaturas desta estação? 

"Baixar a temperatura corporal é muito importante para adormecer e para a qualidade do sono", diz Joëlle Adrien, do instituto de pesquisa médica francês Inserm, citada pela Madame Figaro. "Quando se deita numa cama fria, transfere o calor do seu corpo para os lençóis para arrefecer o organismo e assim adormece mais facilmente", explica a especialista, que defende que para dormir bem, o quarto deve ser mantido a 18°C. 

"É melhor ir para a cama nua, com um lençol, do que adormecer com um pijama e sem cobertor. Durante a noite a nossa temperatura irá mudar e dependendo da hora do dia, estaremos mais quentes ou mais frios. Nus debaixo de um lençol, podemos adaptar-nos melhor a estas mudanças do que ao usar pijamas", diz Joëlle Adrien. 

Outros especialista citado pela revista, defende que esta opção também é mais higiénica, ao contrário do que se possa pensar. Segundo Jean-Marc Bohbot, a roupa interior, especialmente a roupa interior sintética, aumenta o calor da vulva e retém a humidade. "Isto encoraja o crescimento de microrganismos como os fungos." 

Por fim, além de mais higiénico e indutor de sono, remover o vestuário durante a noite será também a melhor forma de despertar a líbido. "Quando um casal experimenta distúrbios de desejo, um dos principais conselhos que lhes damos é dormir nus", diz Marie-Line Urbain, terapeuta sexual. 
Saiba mais
Dormir nu, Sono, Dormir, Verão, Lençóis, Dormir sem roupa, Adormecer, Pijama
Leia também

As mulheres e o sono

A privação de sono é um dos problemas do século XXI e as mulheres têm uma relação especial com ela. Dormir é essencial e até está na moda. Por isso, se este artigo lhe der sono, tanto melhor.

Crush #2 num verão híbrido, dentro e fora

Quem está por trás da Britney que dança de patins nas ruas de Lisboa? Como são os objetos criados por um artista que se inspira tanto em Brooklyn como na Almirante Reis? Quando as discotecas fecham, que fazem os DJ 's que nos agitaram as pistas de dança de outrora? A Moda pode voltar a ganhar força numa ideia de comunidade? Este é o Crush da Máxima em junho de 2021.

As Mais Lidas