Artistas mulheres em destaque no Gulbenkian
O museu propõe um novo percurso temático na exposição permanente da sua Coleção Moderna, evidenciando mais de 100 obras femininas, pondo em destaque quase um século de história da arte em Portugal.
A condecoração do Governo português é uma homenagem à artista e um reconhecimento do seu trabalho ao longo das últimas décadas. O prémio referido é atribuído a personalidades que, de alguma forma, tenham feito uma extraordinária contribuição para a cultura e as artes nacionais.
Graça Fonseca, ministra da Cultura, entregou o prémio no estúdio da artista, em Londres. A cerimónia privada contou com a presença de Caroline e Nick Willing, os filhos da pintora, da assistente, Lila Nunes e ainda do embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes. "É um gesto simbólico, com tudo o que isso significa, mas faltava este reconhecimento com a Medalha de Mérito Cultural do Governo do seu país, do Governo de Portugal, e que era importante que fosse feito", declarou Graça Fonseca.
Para além da condecoração, a ministra visitou ainda exposição dedicada a Paula Rego no museu MK Gallery, em Milton Keynes, Londres, a retrospetiva Paula Rego: Obediência e Desafio. No total são mais de 80 trabalhos entre desenhos, gravuras e pinturas em grandes telas, desde 1960 até 2011. A mostra está aberta ao público até 22 de Setembro, segundo depois para Edimburgo e Dublin, e conta também com obras inéditas de coleções particulares e presentes da artista para os seus amigos. Posteriormente, a exposição estará em digressão na Escócia (Edimburgo) e na Irlanda (Dublin).
Nascida em Portugal em 1935 é uma das mais influentes artistas contemporâneas da Europa. Estudou pintura na Slade School of Fine Art, em Londres, e divide o tempo entre o Reino Unido e Portugal. Em 2009 abriu o museu Casa das Historias Paula Rego, em Cascais, dedicado à sua obra. O seu trabalho faz parte de algumas das mais prestigiadas coleções de arte pública do mundo.