Enquanto o verão não decide se chega para ficar ou não, inspiramo-nos em cinco livros recentemente publicados onde as praias e os destinos à beira-mar são protagonistas.
O fotógrafo Gray Malin tornou-se especialista em captar imagens únicas de praias. O nome não engana e este livro está recheado com 125 fotografias de praias captadas em mais de 20 cidades, espalhadas por seis continentes. Os azuis cristalinos da água contrastam com areias douradas e deixam sobressair os pontos de cores vibrantes dos chapéus e das toalhas de praia.
Depois do sucesso do livro Beaches, o fotógrafo Gray Malin edita uma nova obra. Desta vez, Escapes tem o objetivo de captar os momentos bons da vida e é quase como um álbum de viagens com fotografias que captam a beleza natural de mais de 22 destinos espalhados por 11 países, que incluem montanhas, desertos, grandes cidades, ilhas e, claro, praias. Esta edição fica enriquecida com apontamentos e imagens de bastidores. O site de Gray Malin e a conta de Instagram também são boas montras do seu trabalho.
A série The New York Times Explorer tem um volume só dedicado a praias, ilhas e costas. Cada um dos 25 destinos deste livro tem um texto escrito na primeira pessoa por escritores e jornalistas do jornal norte-americano, assim como fotografias do local e informações práticas para quem se quiser aventurar. Barbara Ireland é escritora e editora e já trabalhou no The New York Times, onde leu inúmeros artigos sobre viagens e escreveu alguns ela própria também.
Há muito que este paraíso português à beira-mar cativa um público internacional de luxo. Agora a Comporta é protagonista de uma edição da editora Assouline que retrata este local onde a praia se cruza com a natureza selvagem e com um ecossistema onde se encontram cegonhas e sapos. Carlos Souza e Charlene Shorto, casados e pais de dois filhos, assinam este livro. Ele trabalha em moda há mais de quatro décadas e é embaixador mundial da marca Valentino, começou a fazer fotografia para o artista Andy Warhol e é editor na revista Architectural Digest. Ela é brasileira, cresceu entre a Suíça e o Reino Unido, hoje vive em Lisboa e conhece a Comporta desde a adolescência. Também trabalhou com Valentino e é apaixonada por fotografia.
A pequena ilha do arquipélago das Cíclades tem uma população de apenas 10 mil pessoas, mas é famosa em todo o mundo, seja pelas praias, pela arquitetura, por ser um destino de férias de famosos internacionais. A Assouline dedica um livro integralmente à ilha que tem o nome do filho do deus Apolo. A fotógrafa grega Lizy Manola tem uma casa em Mykonos há 30 anos e é lá que tem passado os verões desde então, embora viva e trabalhe entre Atenas e Nova Iorque. Depois de ter dois livros já editados pela mesma editora (Certain Realities e Ethiopian Highlands), a autora assina agora este volume que traça um retrato da cultura e da sociedade da ilha ao longo do último século.
Comida e sexo estiveram sempre ligados. No nosso imaginário, na ficção, na vida - e na nossa própria biologia. Cozinhar é sexy, pode ser afrodisíaco ou o princípio de um encontro escaldante. E, na verdade, ambos podem ser passionais e começam sempre por uma história de atração.
There Are No Grown-Ups – A Midlife Coming of Age Story é o livro onde Pamela Druckerman traça, com astúcia e muito humor, um retrato atual das mulheres de quarenta anos.
A escritora Carmen Posadas mergulhou na corte espanhola do século XVIII para contar a história de uma distinta Duquesa de Alba que adotou uma filha mulata. Pelo meio a autora apaixonou-se por Goya e descobriu um capítulo da história da escravatura. A Filha de Caeytana é o seu novo livro.