Debate Trump x Harris. As frases mais polémicas da noite
Durou 90 minutos. Trump foi igual a si próprio. Hesitou em cumprimentar a adversária, mas ela caminhou até ele de mão estendida. Kamala olhou para Trump sempre que o discurso lhe era dirigido. Ele pouco olhou para ela. E houve sorrisos de desdém de um lado e de incredulidade do outro.
Foto: Getty Images11 de setembro de 2024 às 15:46 Madalena Haderer
Donald Trump
Sobre o direito ao aborto: "Eles [os democratas] permitem o aborto aos nove meses. O anterior governador da Virgínia Ocidental – não o atual, que está a fazer um excelente trabalho – disse: 'O bebé nasce e nós decidimos o que fazer com ele'. Por outras palavras, eles executam o bebé."
Sobre a imigração ilegal: "O que eles [a administração de Joe Biden e Kamala Harris] fizeram ao nosso país permitindo que milhões e milhões de pessoas entrem no nosso país... Vejam o que está a acontecer em cidades por todo o país, e muitas cidades não querem falar sobre isto porque é algo que as envergonha: em Springfield [os imigrantes] estão a comer os cães e os gatos das pessoas que lá vivem. É isto que está a acontecer ao nosso país."
"Se ela [Kamala Harris] for eleita presidente, este país não tem uma hipótese de sucesso. Vamos transformar-nos numa Venezuela em esteróides."
"Provavelmente, levei um tiro na cabeça por causa das coisas que eles [os democratas] dizem sobre mim. Dizem que eu sou uma ameça à democracia. Eles é que são uma ameça à democracia."
"Ela [Kamala Harris] quer fazer operações de mudança de sexo a imigrantes ilegais que estão na cadeia."
A propósito de Joe Biden ter sido afastado da corrida à presidência em favor de Kamala Harris: "Vou contar-vos um segredinho: ele detesta-a, não a suporta."
Sobre as limitações do acesso ao aborto: "[Trump] quer falar daquilo que as pessoas querem? Uma mulher grávida que deseja levar a sua gravidez até ao fim sofre um aborto espontâneo e receia não conseguir aceder a ajuda médica urgente porque os profissionais de saúde têm medo de ir parar à cadeia, e, enquanto isso, ela se está no parque de estacionamento do hospital, a esvair-se em sangue. Isso não é algo que ela queira e marido dela também não. Uma sobrevivente de incesto de 12 ou 13 anos a ser forçada a levar a gravidez até ao fim. Isso também não é algo que ela queira."
"Vou fazer uma coisa invulgar e convidar-vos a participar num dos comícios de Donald Trump. Porque é uma coisa mesmo interessante de se ver. Ele fala sobre personagens ficcionais, como Hannibal Lecter, diz que os moinhos de vento causam cancro. Vão reparar que as pessoas saem mais cedo do comício, porque estão exaustas e aborrecidas. E digo-vos que a única coisa sobre a qual não o ouvirão falar é sobre vocês: as vossas necessidades, os vossos sonhos e os vossos desejos."
"Donald Trump foi despedido por 81 milhões de pessoas. Vamos ser claros quanto a isso porque, claramente, ele está a ter muita dificuldade em processar esse facto."
"Viajei pelo mundo enquanto vice-presidente dos Estados Unidos e os líderes mundiais riam-se de Donald Trump."
"Se Donald Trump fosse presidente, Putin estaria sentado em Kiev agora."
Kamala Harris fez um derradeiro apelo para angariar o voto destas mulheres, que representam mais de 30% do eleitorado e que, normalmente, apoiam o candidato republicano. Mas estas são as primeiras eleições presidenciais desde que o acesso ao aborto foi limitado e muitas não estão satisfeitas com isso.
Donald Trump entregou-se na Georgia, para pouco tempo depois ser libertado ao pagar uma fiança de 200 mil dólares. Alexandre Monteiro, Decifrador de Pessoas, analisa os significados das suas microexpressões.
Quatro estados ainda não divulgaram os resultados, mas não faz diferença. Trump já tem 277 votos eleitorais, mais sete do que os que precisa para regressar à Casa Branca. O Senado está garantido e, para já, também tem maioria no Congresso. Uma onda vermelha que ameaça cair em cima das mulheres liberais.