Atual

Trump preso corre o mundo. Analisámos a expressão facial da sua fotografia

Donald Trump entregou-se na Georgia, para pouco tempo depois ser libertado ao pagar uma fiança de 200 mil dólares. Alexandre Monteiro, Decifrador de Pessoas, analisa os significados das suas microexpressões.

Foto: Reuters
25 de agosto de 2023 Rita Silva Avelar
Parte do mundo aguardava por este momento desde 2020: Donald Trump preso. Mas foram apenas escassos minutos. O ex-Presidente norte-americano está acusado de manipular as eleições de 2020, e ontem, 24 de agosto, entregou-se finalmente às autoridades da Georgia, na prisão de Fulton County, em Atlanta, pagando de imediato para ser libertado - 200 mil dólares. Mas ficará para a história, para já, a fotografia divulgada pelas autoridades, a "mugshot", cuja expressão é assustadora, de tão austera. 
A chegar ao aeroporto.
A chegar ao aeroporto. Foto: Reuters


Alexandre Monteiro, especialista em linguagem corporal e conhecido por "Decifrador de Pessoas", esclarece à Máxima que a postura de Trump revela "ataque e superioridade, esta é uma microexpressão de raiva, revelada pelas sobrancelhas em V e pelo ligeiro gesto de baixar a cabeça."

Trump revela também a microexpressão de "desprezo, que indica essa mesma superioridade, através da ruga unilateral ao lado da boca - quem faz esta expressão indica que se sente superior", esclarece Alexandre Monteiro. 

"Ostenta ainda a microexpressão de raiva, ao semicerrar os olhos, a boca fechada e sobrancelha em V - toda esta expressão revela ataque, ou que há uma intenção de predador, pois é feita por animais que vão atacar." Por fim, acrescenta o especialista, essa expressão - de baixar a cabeça - significa que está a tentar "aumentar a visão periférica para atacar."

Trump, que tinha até ontem para se entregar, chegou à prisão por volta das 20h. "Não fizemos nada de errado e temos todo direito de questionar uma eleição que achamos que foi desonesta", afirmou aos jornalistas, numa declaração breve. O mais surpreendente é que foi com esta mesma imagem que Trump decidiu reativar o seu Twitter, pedindo apoio - donativos - aos seus eleitores, reforçando que não cometeu qualquer crime. 
Saiba mais
Mundo, Atualidade, Donald Trump, Expressão facial, Preso, Alexandre Monteiro, Decifrador de PEssoas
Leia também
As Mais Lidas