Conhecidos por inaugurarem a temporada de prémios cinematográficos, os Globos de Ouro são anualmente aguardados como o ponto de partida para reconhecer o mérito e a excelência na indústria do entretenimento de Hollywood. No entanto, a edição recente não escapou à controvérsia, especialmente devido ao desempenho do apresentador, o comediante filipino-americano Jo Koy.
À semelhança de uma montanha-russa, que começa com entusiasmo e progride com altos e baixos, o monólogo de Jo Koy tinha tudo para correr bem, mas não foi a viagem divertida e leve que se esperava. Foi perdendo altitude e acabou numa descida constante, marcada por piadas que, em vez de animar o público, deixaram uma sensação de desconforto e desagrado.
Esta sensação é sentida logo quando o comediante faz uma comparação entre Oppenheimer, de Christopher Nolan, e Barbie, de Greta Gerwig, "Oppenheimer e Barbie estão a competir por um prémio cinematográfico. Oppenheimer baseia-se num livro de 721 páginas, vencedor do prémio Pulitzer, sobre o projeto Manhattan, e Barbie baseia-se numa boneca de plástico com mamas grandes." O público não gostou da ironia e do facto de Koy utilizar o prestígio associado ao trabalho sério de Nolan, contrapondo-o à aparente simplicidade da boneca mais famosa do mundo.
Os problemas não ficaram por aqui. Numa piada entre as entregas de prémios, Koy dirigiu-se a Taylor Swift, afirmando, "A grande diferença entre os Globos de Ouro e a NFL é que nos Globos de Ouro temos menos imagens de Taylor Swift." O comentário refere-se à atenção que Swift recebe sempre que vai assistir os jogos de futebol americano do namorado, Travis Kelce. Nas imagens que se seguiram à piada, viu-se que Swift manteve uma cara séria enquanto bebia a sua taça de champanhe, não demonstrando nenhuma reação aos comentários do comediante.
Numa tentativa de justificar o seu desempenho, Koy revelou ter assumido a responsabilidade de apresentar a cerimónia apenas 10 dias antes do evento. Adicionalmente, quando as piadas não alcançaram o impacto desejado, o comediante não hesitou em distanciar-se delas, "Algumas [piadas] foram escritas por mim, outras por outras pessoas... consegui o espetáculo há 10 dias, querem um monólogo perfeito?," disse durante a atuação.