Assim como a menstruação muda a vida de uma rapariga para sempre, quando se despede não voltamos a ser as mesmas. Algumas de nós descobrem uma nova liberdade.
Assim como a menstruação muda a vida de uma rapariga para sempre, quando se despede não voltamos a ser as mesmas. Algumas de nós descobrem uma nova liberdade.
Ocupa um piso inteiro do MUDE, em Lisboa, e resume o melhor da criação de moda nacional, de 1970 a 2020, para ver até outubro. A Máxima foi recebida pela curadora e diretora do museu, Bárbara Coutinho.
No seu livro “Menopausa – O Seu Cérebro em Mudança”, esta investigadora explica as consequências neurológicas nefastas da diminuição do estrogénio no cérebro – uma decorrência natural da menopausa. Conheça todos os sintomas.
À partida, qualquer pessoa diria que comer uma tablete de chocolate ao pequeno-almoço é meio caminho andado para ter excesso de peso e fraca saúde dentária. Mas um estudo recente demonstrou que, pelo menos no que toca a mulheres pós-menopáusicas, isso não é verdade.
Durante muito tempo, as mulheres ficaram fora das narrativas oficiais. A História da Literatura não foi exceção, com as autoras anteriores ao século XX a representarem menos de 5% das referências. Mas, lentamente, surgem sinais de mudança. "História Global da Literatura Portuguesa", agora publicada, é reflexo dessa nova abordagem historiográfica, mais diversa e plural.
Fizeram de Lisboa a sua casa. São estrangeiras, mas consideram-se lisboetas, vivem e trabalham aqui, e a urbe faz parte da(s) sua(s) geografia dos afetos. Válidas, inteligentes, diversas, contribuem para a multiculturalidade histórica desta cidade. Têm crescido com ela e, como tal, vêem-lhe qualidades e defeitos.
Homens e mulheres têm cérebros diferentes? O que diz a neurociência sobre género, mas também sobre hábito, cultura e envelhecimento? A neurocientista Luísa Lopes esclarece as evidências, avisando que há ainda muito por descobrir. Encontro na Fundação GIMM.
Amplamente apreciado e presente na tradição gastronómica portuguesa, o queijo é uma fonte de prazer à mesa. No entanto, será este alimento tão saudável quanto saboroso? Cláudia Marques, professora e investigadora da Nova Medical School - e regente de Nutrição Humana e Metodologias de Investigação em Nutrição -, esclarece.