Dos clássicos de sempre, passando pela poesia ou pela ficção contemporânea do ano. Estas são as escolhas da equipa da Máxima.
Nas últimas semanas, os assuntos relacionados com a igualdade de género e os direitos da mulher parecem ter conquistado presença e relevância no espaço mediático, mas nem sempre pelos melhores motivos. O antropólogo Miguel Vale de Almeida explica o fenómeno e faz a leitura social de um momento político que pode ser o de uma perigosa viragem.
Entre uma Lady Dior, uma Hermès Kelly ou uma mochila militar há mais em comum do que se possa pensar. Na nova exposição do Victoria & Albert Museum, em Londres, o foco vai para a História das carteiras enquanto acessórios de moda mas também como objetos indispensáveis do quotidiano.
Não existe uma peça do vestuário feminino tão pequena e com tanto para contar como o fato de banho ou o biquíni. A história das roupas que usamos na praia e na piscina cruza-se com as conquistas de libertação das mulheres, percorreu todo o século XX e continua a surpreender.
A exposição dedicada a Yoko Ono no Museu Serralves estava, inicialmente prevista para abrir ao público a 2 de abril, mas foi colocada em espera devido à atual pandemia. A reabertura do museu levou à retoma da agenda e Yoko Ono: O Jardim da Aprendizagem da Liberdade abriu no passado dia 30 de maio e pode ser visitada até 15 de novembro.
O mundo da Arte terá ainda, como em tantas outras áreas, discriminação de género? Muitos estudos e números confirmam que sim, mas também são muitas as iniciativas que celebram a obra das mulheres artistas. Deixamos aqui quatro sugestões para visitar agora online.
Pela primeira vez em 68 anos à frente da Coroa britânica, a Rainha do Reino Unido não celebrará o seu aniversário, devido à pandemia do novo coronavírus. Reunimos 20 curiosidades acerca de Sua Majestade, a monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo.