Prazeres

Tosco Studio, o atelier português que transforma cimento em obras de arte

Como uma artista portuguesa está a criar peças únicas a partir de cimento, mesmo no coração da cidade. No vídeo em baixo, conheça a técnica e o atelier no hub criativo Maria 16.

A carregar o vídeo ...
18 de maio de 2021 | Rita Silva Avelar
Até há pouco tempo, Joana Esteves recorria a um canto pequenino na sua garagem para dar vida às suas ideias criativas e fazer nascer objetos com materiais improváveis. Neste caso, com cimento, uma sugestão feita por uma amiga que primeiro a fez torcer o nariz, mas que assim que experimentou percebeu ter infinitas possibilidades. O ano passado, mudou-se para o hub criativo Maria 16, na rua Maria Pia, e montou um atelier, onde desenvolve projetos lado a lado com outros artistas, e onde tem mais espaço para expor peças, trocar ideias, criar parcerias, a par da Tosco Studio, a sua marca. É lá que nos recebe para contar (e mostrar) como faz nascer peças únicas, a partir deste material comumente usado em obras, para paredes e pavimentos.
Tosco Studio
Tosco Studio Foto: @toscostudio


Primeiro, mistura as cores. Coloca-as no molde, espera que sequem. Depois, retira-as, trata de as polir e a magia acontece depois: tanto podem surgir candeeiros com formas originais, como mesas gigantes para hotéis ou clientes particulares que pedem objetos por medida. Adora os tons pastel, mas nem por isso deixa de experimentar outras cores. Recentemente uniu-se à Krus para criar uma peça em 3D, decorativa, disponível em cinco tons, com gravura sobre cimento. Veja o vídeo e conheça o atelier, que também está aberto ao público.
Tosco Studio
Tosco Studio Foto: @toscostudio
Leia também
Saiba mais Tosco Studio, Rua Maria Pia, Studio, Joana Esteves, Maria, escultura, Cimento, Obras, Criatividade, Maria 16
Mais Lidas