Moda

Casa Loewe, um símbolo de luxo moderno chega à Av. da Liberdade

A marca espanhola abriu uma nova morada em Lisboa que mais parece uma galeria de arte. Ao bom estilo de Jonathan Anderson, eis a terceira Casa Loewe da Europa.

A carregar o vídeo ...
25 de novembro de 2021 Rita Silva Avelar
A Loewe inaugurou a primeira Casa Loewe em Portugal,  a somar às duas existentes em Londres e em Madrid. O conceito de design é uma ideia original de Jonathan Anderson, diretor criativo da Loewe, que em cada Casa Loewe expõe obras de arte entre as coleções sazonais da marca. A loja de Lisboa, de 400 m2, está localizada no andar térreo de um edifício histórico na luxuosa Avenida da Liberdade, no número 207, ao lado da DSQUARED2.
Casa Loewe
Casa Loewe Foto: Casa Loewe


O exterior, com a sua fachada original e janelas de pedra, foi totalmente restaurado e contempla um terraço de 75 m2. No caso da loja de Lisboa, esta não só incorpora elementos Loewe, como presta simultaneamente homenagem à cidade portuguesa através de detalhes decorativos e arquitetónicos. Os pilares centrais, revestidos com azulejos de cerâmica da autoria de Viúva Lamego, contrastam com materiais como o latão e o betão, que vincam om estilo da loja. Além das obras de arte, reúne as linhas completas de pronto-a-vestir, marroquinaria, joalharia e acessórios, propostas para mulher e homem.
Casa Loewe
Casa Loewe Foto: Casa Loewe


Os tapetes artesanais em fibra de Abacá, as icónicas poltronas Utrecht e cadeiras Steltman de Gerrit
Thomas Rietveld, e a mesa Floating Stone de Axel Vervoordt são algumas das peças de mobiliário contemporâneo em exposição.  Os característicos pódios de vidro LOEWE preenchidos com objetos do quotidiano estão também incorporados ao longo do espaço.

Entre a seleção de obras de artistas internacionais, destacam-se uma escultura em acrílico sobre papel-mâché da artista brasileira Erika Verzutti - Forest (2019) -, uma obra de cerâmica do artista japonês Takuro Kawata - com Bowl (2014) - e uma série de vasos feitos de carvalho esculpidos por Jim Partridge e Liz Walmsley. Estão também expostas duas obras dos finalistas do LOEWE FOUNDATION Craft Prize 2019: uma peça da série de escultura Dichotomy (2019), do artista britânico Harry Morgan, que recebeu uma menção especial, e Collection of Contained Boxes (2018), uma composição de três peças da artista britânica Andrea Walsh.
Casa Loewe
Casa Loewe Foto: Casa Loewe


A Loewe é uma das casas de luxo espanholas mais antigas. Foi fundada em 1846 em Espanha, mas só em 1972 se estabeleceria como marca de referência às mãos de Enrique Loewe Roessberg, empresário e fabricante de peles alemão que se estabeleceu em Espanha. As técnicas artesanais estão, por isso, na génese da marca, que hoje as combina com a mais alta inovação tecnológica, sob as guidelines de Jonathan Anderson desde 2013. A coleção atual foi apresentada durante a semana de Moda de Paris, na Maison de L’UNESCO, e parte está disponível na Casa Loewe Lisboa, a visitar a partir de agora.
Saiba mais
Casa Loewe Lisboa, LOEWE FOUNDATION Craft Prize, Avenida da Liberdade, Portugal, Londres, Jonathan Anderson, Madrid, Lisboa
Leia também

O diabo veste...Caxemira. O guarda-roupa dos super ricos

'Succession' acaba de voltar aos nossos ecrãs, com o seu guarda-roupa de fatos elegantes e malhas subtis – e sem um logótipo à vista. Vassi Chamberlain conversou com a costume designer da série sobre como se veste um multimilionário.

As Mais Lidas