Uma expedição à selva do Atelier Poeira
Criativa por natureza, Mónica Penaguião transformou a pequena loja que fundou nos anos 80 num paraíso do design, que cruza influências vindas de Lisboa, Maputo e São Paulo.
Hoje, 40 anos depois, o atelier Poeira Design estende-se de Lisboa para vários cantos do mundo, de São Paulo a Maputo.
Mónica diz que foi a curiosidade que a levou a embarcar nesta aventura tão jovem, vivia-se a década do excesso e da criatividade. "Voltar aos anos 80", recorda com um ligeiro sotaque brasileiro, "é lembrar-me de Prince, Boy George, princesa Diana, Michael Jackson. Lembro-me de uma época de brilho, de alegria, de sucesso e independência. Uma época de yuppies, de roupas de grife, de decotes... Já na decoração não tinha tanta graça, acho que foi uma época menos interessante. Francamente, já não lembro bem o que me levou ao atelier, mas (...) sempre fui destemida, faço e depois pergunto, não sou nada daquele tipo de planear ao pormenor tudo, muito menos na minha vida pessoal. Atirei-me, como se diz, de cabeça ou antes de pés juntos! Não sei se tem diferença, mas acho graça… Ai que horror, já passaram 40 anos…." conta com graciosidade, evocando boas memórias desses tempos.

Mónica desenha projetos de design de interiores para o mundo e vende peças de autor, encontradas em várias partes do globo. Entretanto subiu das Janelas Verdes para a rua da Imprensa à Estrela, instalando-se num luger que é o espelho da criatividade que fervilha incessante nesta mente criativa. "A Poeira sou eu, é a minha inquietação, viajo para todo o lugar, desde as grandes cidades até à choupana no meio do mato… tanto gosto de um bom design de marca, como do design sem marca de uma pau retorcido e estendido em paz que encontro mesmo antes de o pisar! Adoro plantas, agora estamos na época das tulipas, como são lindas à medida que se vão abrindo parecendo-se espreguiçar" explica.

Na loja, as peças refletem essa diversidade, com inspirações muito diferentes. Aqui não imperam décadas, nem estilos, não há regras ou objetos proibidos. "Eu acho tudo distinto! Os espelhos de formas pouco convencionais, que talvez à primeira vista nem gostasse, mas depois vejo como são elegantes. Ao entrar aqui, as pessoas deparam-se, eu acho, com harmonia, com uma sensação de bem estar. Quero que a pessoa pense e diga (não precisa de ser em voz alta): 'quero isto tudo para mim', mesmo como se fosse uma criança. Muito muito gulosa, como o meu filho António, o bolha!"




Atelier, Poeira, Design, Mónica Penaguião, São Paulo, Maputo, Lisboa, Design de Interiores, Atelier Poeira, Decoração, Criatividade
Por que bate o coração de Sandra Faleiro?
O filme 'A Herdade', de Tiago Guedes continua a encher salas de cinema – já foram mais de 50 mil espetadores. Fascinados pelo carisma da sua protagonista, Sandra Faleiro, fizemos-lhe um desafio. Quisemos falar de personagens, histórias, dramaturgos e temas que terão atravessado o seu percurso de atriz nos últimos 30 anos. O que guardam afinal as atrizes da ficção? O que muda num corpo que dá sentimentos ao abandono? Quem decide se uma personagem é eficaz, o retorno que se recebe do público? Ou as lições que ficam para a vida?
Miguel Flor, a moda como fonte da juventude
Miguel Flor é pivot central na moda portuguesa. Designer e diretor criativo, renova estéticas na revista Prinçipal e lança novos talentos, inspirado pela frescura da juventude. A ela dedica o seu primeiro livro de fotografia, Boys Appetite.
Baron do design
Um dos mais estimulantes e criativos designers franceses mora em Lisboa há 20 anos. Vista Alegre, Benetton, Pierre Frey e Dior são algumas das marcas que já agarraram o seu talento.
Tosco Studio, o atelier português que transforma cimento em obras de arte
Como uma artista portuguesa está a criar peças únicas a partir de cimento, mesmo no coração da cidade. No vídeo em baixo, conheça a técnica e o atelier no hub criativo Maria 16.
“Um dia jarras, noutro porta-jóias ou suportes para incensos. ”A colaboração da Banema Studio com a Ramos Cerâmica
Para assinalar o primeiro aniversário da concept store em Campo de Ourique, a Banema Studio aliou-se à ceramista Patrícia Gonçalves e o resultado são peças minimalistas com muitas vidas.
Vicara celebra 10 anos com coleção especial de aniversário
São objetos divertidos, coloridos e fora do comum, ideais para animar uma sala ou um quarto minimalista e neutro.