Esta vinha ardeu nos incêndios de 2017. Mas deixou um vinho irrepetível
Quando a parcela 45 da Quinta dos Carvalhais ardeu, a enóloga Beatriz Cabral de Almeida e sua equipa não desanimaram. Agora, nasce o exclusivo Parcela 45 tinto, de apenas 2036 garrafas.


"Como dizíamos lá em Carvalhais, esta era a parcela das colmeias, pois sempre a olhámos como abelhas à volta de flores. A Parcela 45 ficava numa zona mais alta relativamente às outras duas parcelas [a 46 e a 47] num solo granítico com alguma areia e retenção de água moderada, mas suficiente para o bom desenrolar do ciclo vegetativo" revela, recordando que este era "um local lindo, com floresta e a Serra da Estrela na paisagem circundante! Um local especial, como este Alfrocheiro que dali nasceu. Conseguimos vindimar a Parcela 45 no momento perfeito de equilíbrio entre fruta do bosque, frescura e estrutura. Poucos dias mais tarde, com o vinho já em plena fermentação em barrica, surgiu um incêndio na propriedade e a vinha desta parcela foi arrasada."

Uma das castas mais privilegiadas no Dão devido ao seu terroir especial, o alfrocheiro dá um toque diferente aos vinhos. "São vinhos que lembram um perfume suave, vinhos muito frescos e delicados, com uma estrutura elegante e aromas subtis, como cogumelos e frutos silvestres. Quando em lote, juntamente com outras castas, o Alfrocheiro traz elegância e envolvimento ao conjunto" explica Beatriz Cabral de Almeida.

No início deste ano foram replantados 28 hectares dos 50 hectares que a vinha da Quinta dos Carvalhais tem, e no local da Parcela 45 voltou a ser plantado alfrocheiro. Além disso, a quinta aproveitou para dar um novo rumo ao projeto vinícola. "Como se costuma dizer, há males que vêm por bem. A equipa de enologia e viticultura da Quinta dos Carvalhais aproveitou a replantação de parte da vinha para colocar em prática, no terreno, alguns resultados de estudos e experiências que têm vindo a ser feitos. Assim, do estudo de solo e terroir da Quinta dos Carvalhais, por exemplo, percebemos que existem diferentes tipos de solo na propriedade, alguns dos quais mais específicos e adequados para a plantação de determinadas castas" explica, acrescentado que "por essa razão, voltámos a plantar as mesmas castas que antes ali tínhamos e ainda aproveitámos para introduzir a Tinta Pinheira, uma casta que caiu um pouco em desuso, mas que agora irá certamente contribuir para diferenciarmos a nossa oferta e obtermos vinhos mais elegantes, frescos e delicados" conclui a enóloga.








Com as eleições presidenciais à porta, vale a pena recuperar alguns dos comentários do candidato à Presidência da República.
Ingredientes-chave presentes nos alimentos do dia a dia podem ajudar o seu corpo a combater a Covid-19 – e até mesmo a melhorar a sua resposta à vacina. por Mark Bailey
Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
"Um evento de muita felicidade também pode criar ansiedade." A partir do seu consultório em Lisboa, Tâmara Castelo, especialista em medicina chinesa, explica quais os passos a dar quando a ansiedade ataca. Veja o vídeo.