Chef da Musa da Bica, em Lisboa, partilha receita feita com conservas
O nome do prato é um deleite por si só. Já a confeção, sem pretensões acrescidas, facilmente replicável em casa. A assinatura é de Leonor Godinho, chef na Musa da Bica.
A Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) lancou o apelo: "Vamos conservar o que é nosso". E vários jovens chefs decidiram juntar-se à iniciativa que visa a promoção das conservas portuguesas.
As receitas eleitas – entre elas esta de Leonor Godinho – pretendem evidenciar a versatilidade tal de um produto, muitas vezes utilizado como último recurso na cozinha do dia a dia.
Acima de tudo, não se trata apenas de mostrar uma alternativa saudável e sustentável, para uma dieta que se quer o mais variada e equilibrada possível. Pretende-se sobretudo proteger um legado gastronómico nacional e muito único.
Se calhar nunca pensou ler isto, mas nesta receita a estrela são as conservas. Já guardou no smartphone? Uma sugestão, comece por ver o vídeo.
Para a massa fresca:
- 1 ovo
- 100g farinha
- 1 colher sopa de azeite
- 1 colher café sal fino
Para o recheio dos tortellini:

- 1 frasco de "tapa" de dourado com tomilho - várias versões disponíveis na conserveira nacional. Pode substituir por versões mais simples, como atum ou sardinha em molho de tomate, por exemplo.
- 1 colher sopa de farinha
- 1 colher sopa de manteiga
Para o molho:
- 1/2 cebola
- 3 dentes alho
- 1 frasco mexilhão em conserva - neste caso mexilhão fumado em azeite, mas pode usar o que for mais acessível. Pode substituir por outro bivalve em conserva.
- 100g tomate Cherry chucha
- 200g polpa tomate
- Sal fino q.b.
- Pimenta preta q.b.
Para fazer a massa, juntar e amassar todos os ingredientes. Esta deve ser amassada, pelo menos durante 10 minutos. Cobrir com película e colocar no frio a descansar durante 30 minutos. Entretanto, fazer o recheio: fritar a manteiga numa frigideira ou caçarola e adicionar a farinha. Deixar cozinhar a farinha e adicionar a tapa ou conserva escolhida. Se usar uma conserva muito seca, adicionar um pouco de água. Esticar a massa até estar bem fina com um rolo ou máquina para pasta e cortar aos quadrados. Em cada quadrado colocar um pouco de recheio no centro. Dobrar em triângulo, puxar uma das pontas para o centro e unir atrás as outras duas.

Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
A hashtag #VermelhoemBelem explodiu no Twitter nas últimas 24 horas, tudo depois de um comentário de André Ventura sobre Marisa Matias utilizar batom vermelho.
A irreverência também existe na realeza e a mulher de Alberto II do Mónaco veio lembrar-nos disso mesmo. O seu novo corte de cabelo surpreendeu toda a gente — e ainda bem, mas já muitas outras princesas e rainhas o fizeram.
A par do lançamento do seu novo livro, onde cruza milhares de dados, Paulo Cardoso faz uma antevisão do que os astros reservam a cada signo ao longo do próximo ano.