Outubro Rosa

Outubro Rosa: um mês dedicado à prevenção

O mês de outubro é dedicado à sensibilização para o cancro da mama. Como forma de ajudar na consciencialização, várias marcas dedicam iniciativas à causa.

Foto: Pexels
13 de outubro de 2023 Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

O movimento conhecido como "Outubro Rosa" teve origem nos Estados Unidos na década de 90 do século passado e representa uma campnha de sensibilização que tem como princpial objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, bem como do cancro do colo do utero, que recentemente também ganhou mais atenção por parte das campanhas de sensibilização. Durante este mês, a cor rosa é utilizada em todo o mundo como um símbolo de solidariedade com as mulheres que enfrentam esta doença, servindo tanto para gerar awareness como para apoiar a investigação na area.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) uma em cada oito mulheres poderá vir a enfrentar o cancro da mama. Este tipo de cancro é o mais comum nas mulheres, no entanto, é importante salientar que não afeta exclusivamente o sexo feminino, uma vez que aproximadamente um em cada 100 é desenvolvido em homens.

A LPCC convida a comunidade a unir-se a este movimento promovendo ações solidárias ao longo do mês de outubro, destacando-se três efemérides importantes neste período: 13 de outubro - Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático, 15 de outubro - Dia da Saúde da Mama e 30 de outubro - Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

ISDIN

A ISDIN, laboratório internacional de referência em fotoproteção e dermatologia, une-se pelo sexto ano consecutivo ao iMM-Laço Hub, um instituto de investigação dedicado a maximizar o apoio e a promoção à Investigação do Cancro da Mama. ISIDIN desafia as pessoas a gravarem um pequeno  vídeo, que explique o passo-a-passo dos auto-exames. Posteriormente, a marca irá compilar tudo num só e divulga-lo nas redes sociais. É de destacar que por cada comentário no vídeo, a ISDIN doará €1 ao iMM Laço Hub. A marca realizará, paralelamente, uma campanha de donativo, em que por cada unidade vendida da gama ISDIN Woman, €1 reverte para o iMM-Laço, como contributo para a investigação do cancro da mama (de 1 a 31 de outubro).

ISDN
ISDN Foto: DR

Mango

A Mango, conhecida marca espanhola de vestuário, colabora, pelo sexto ano consecutivo, com a Fundação FERO, uma organização dedicada à investigação oncológica. A marca lança uma coleção solidária, cujos lucros serão doados integralmente à fundação para a investigação desta doença, tendo como destaque as mulheres que foram submetidas a uma mastectomia.

Coleção Especial da Mango
Coleção Especial da Mango Foto: DR

MO X IPOPorto

A MO, que integra o grupo Sonae, colabora, pelo quinto ano consecutivo, com o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, pela iniciativa solidária Movimento Rosa, com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Ao comprar o porta-chaves "Dois corações num só", desenvolvido especialmente pela causa, estará a ajudar o IPO Porto.

Chaveiro MO X IPO Porto
Chaveiro MO X IPO Porto Foto: DR

El Corte Inglés

O El Corte Inglés assinala o "Outubro Rosa" com diversas inciativas. A partir do dia 13 de outubro, e até dia 30, as lojas físicas e online, apresentam dezenas de produtos cujas vendas revertem com €1 para a LPCC. Além da doação, as fachadas do El Corte Inglés em Lisboa e Gaia Porto estarão iluminadas de cor-de-rosa, como já é tradição, num gesto simbólico de apoio à luta contra esta doença. É de salientar também que, o El Corte Inglés continua, anualmente, a comprar os laços cor-de-rosa que são usados, de forma voluntária, pelos colaboradores.

Outubro Rosa no El Corte Inglés Lisboa
Outubro Rosa no El Corte Inglés Lisboa Foto: DR

Intimissimi

A ação de sensibilização da marca italiana, com o apoio da LPCC, junta-se à atriz portuguesa Helena Costa, como forma de dar mais visibilidade a esta questão sensível. A atriz, que também enfrentou um cancro, pretende dar voz a todas as mulheres que já passaram ou estão a passar por um momento difícil ao manifestar um sentimento de perseverança e apoio. É possível encontrar a campanha em todas as lojas físicas e online. 

Helena Costa com Intimissimi
Helena Costa com Intimissimi Foto: Mário Príncipe

Estée Lauder

A Estée Lauder Companies (ELC), dedica-se ao apoio da comunidade global contra o canco da mama, ação esta que é desnevolvida pela empresa há mais de 30 anos. Em Portugal, como forma de aumentar a sensibilização à causa, a ELC doará os fundos angariados ao Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Movimento "Vencer e Viver". Este movimento visa apoiar todas as mulheres, familiares e amigos, desde o momento em que é diagnosticado o cancro da mama. Como forma de aumentar a visibilidade à causa, a ELC designou oito dos seus produtos como "Produtos Laço Rosa". A venda dos mesmos angaria fundos para a Breast Cancer Research Foundation (BCRF), ajudando assim a promover a possibilidade de um mundo sem cancro da mama.

Estée Lauder Companies
Estée Lauder Companies Foto: DR

Cereais Fitness

A Fitness renova a sua parceria com esta causa crucial pelo 11º ano consecutivo, ao lançar uma nova campanha de sensibilização sob o lema "Juntas damos o primeiro passo." A campanha tem como objetivo apoiar a pesquisa no iMM-Laço Hub e destacar a importância do diagnóstico precoce. A atleta Patricia Mamona, embaixadora da marca, liderará esta campanha de sensibilização em prol de todas as mulheres. Além disso, no dia 30 de outubro, às 18h, terá lugar uma nova edição do Pink Ribbon Talk. Neste evento, haverá uma discussão enriquecedora, com a participação da apresentadora Ana Galvão, da diretora executiva do Instituto de Medicina Molecular Maria Mota, da atleta Patrícia Mamona, da psicóloga clínica Tânia Graça e da radialista Joana Cruz. Este evento visa promover a partilha de perspetivas e aumentar a consciencialização sobre esta causa importante.

Atleta Patricia Mamona, embaixadora da marca
Atleta Patricia Mamona, embaixadora da marca
Saiba mais
Outubro Rosa, Cancro da Mama, Campanha, Mango, ISDN, El Corte Inglés, MO, IPO Porto, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Intimissimi
As Mais Lidas