Moda / Tendências

Designer americana Tory Burch vende camisola portuguesa como se fosse sua

A famosa camisola de malha dos pescadores da Póvoa de Varzim está à disponível no site da designer por €695.

Foto: Junta de Freguesia da Póvoa do Varzim
25 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
A camisola tradicional da Póvoa de Varzim está à venda no site da designer Tory Burch como se o design fosse seu e por 695€, ou seja, nove a dez vezes mais do que o valor a que é vendida em Portugal, onde é tricotada à mão. A famosa camisola poveira, que já tem pelo menos um século, é bordada é feita com lã "poveira", uma lã branca de fio grosso originário da zona da Serra da Estrela, e decorada a ponto de cruz, com motivos de inspiração diversa - como o escudo nacional, a coroa real, patos, siglas, remos cruzados, vertedouros, entre outros - sendo somente utilizada lã de cor preta e vermelha nos bordados.

A designer apresenta esta peça de artesanato da Póvoa de Varzim - que está em processo de certificação – como uma nova criação, chegando a identificá-la como uma sweater inspirada na "baja mexicana", apesar de apresentar a coroa da monarquia portuguesa e motivos marítimos como caranguejos. Entretanto, como avança o jornal Público, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Póvoa de Varzim protestaram mas não obtiveram resposta, embora a camisola já tenha mudado de nome e já não mencione a inspiração mexicana.

Trata-se de uma situação de usurpação cultural de uma das mais emblemáticas peças de artesanato português, que continua a ser averiguada.

Tory Burch apodera-se de camisola tradicional portuguesa
Tory Burch apodera-se de camisola tradicional portuguesa Foto: Tory Burch
Leia também


Leia também
Saiba mais Portugal, Tory Burch, Município da Póvoa de Varzim, Serra da Estrela, Camisola, Moda, Bordado, portuguesa, tradição
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.