Moda / Tendências

Casamentos "Anti-Noiva". Uma tendência dos novos tempos

A Geração Z que se vai casar, vai fazê-lo num pequeno círculo, de forma informal, simples e viral. Um casamento à moda da protagonista de "O Sexo e a Cidade".

Foto: HBO
03 de julho de 2023 Ângela Mata
Agora a revolução de tendências virais do Tik Tok chega ao mundo das noivas. Isto, porque as gerações Millennial e Z que se estão a casar, estão a fazê-lo de forma bem diferente. Nestes novos casamentos há muita diversão, quebra de tradições e viralização nas redes sociais, devido ao tema 'Anti-Bride' ('Anti-Noiva').

É certo que há muito que as coisas mudaram. Tem havido uma evolução na sociedade e consequentemente nos casamentos, bem como nos vestidos de noiva. Este deixou de ser um símbolo exclusivamente religioso, que media a decência e a classe de uma mulher, para passar a ser uma expressão de estilo, uma declaração de intenção que se afasta do julgamento da pureza da mulher.
@token_wed Courthouse weddings don’t have to be subdued. These two brought all the energy and the style. Loving the modern take on the birdcage veil. #courthousewedding #nontraditionalbridal #antibridegown #antibridewedding #frenchweddingstyle ? Come and Get Your Love

Se nos anos 80 as almofadas de ombros chegaram aos vestidos de noiva, nos anos 2000 os vestidos justos com corte sereia foram tendência. Eis que agora, as novas gerações rompem com todas as tradições, dizendo adeus aos vestidos longos e pomposos, e optando por vestidos curtos, tops e fatos. Acontece que houve alguém que abriu caminho a esta tendência: Carrie Bradshaw, a protagonista da série O Sexo e a Cidade.

Mas afinal, o que é um casamento anti-noiva? Se os casamentos tradicionais levam pelo menos um ano de preparação, os casamentos anti-noiva são precisamente o oposto. É a celebração de uma união sem tantos preparativos, mais espontânea e com um círculo pequeno de convidados. O que mais importa nestes novos casamentos é a festa e a partilha com a família e amigos. Ou seja, trata-se de uma cerimónia mais íntima e pequena, um pouco ao estilo de Carrie Bradshaw quando se casou definitivamente com Big. Tudo o que são grandes banquetes, grandes prendas, decorações florais grandiosas e um vestido pomposo, é para esquecer.

Falando em vestidos "anti-noiva", eles variam de vestidos curtos, a smokings ou croptops. Basicamente, qualquer coisa serve menos um vestido de noiva tradicional. Lembremo-nos do blazer e da saia que Carrie usou para casar com Big, os dois sozinhos no tribunal. Este é um dos grandes exemplos. O importante é ir confortável, simples e de branco. Os véus não são necessários: se o vestido for midi ou longo o véu está mais do que ausente, enquanto nos curtos a sua presença é maior. 

Quanto à reportagem fotográfica, diremos apenas que não há nada mais Millennial e Geração Z do que partilhar absolutamente tudo nas redes sociais. Poses exageradas, como se fosse para uma revista, enquanto se comem hambúrgueres, deitados no sofá... Tudo o que é aparentemente mais banal, mas feito com alma de noiva. Olhemos para a descontração com que a cantora britânica Lily Allen casou... É isto.
Saiba mais
Moda, Tendência, Casamentos, Noivas, Carrie Bradshaw, O Sexo e a Cidade, Tik Tok
Leia também
As Mais Lidas