Quando o luxo e o sportswear se aliam. 10 colaborações para a próxima estação
Nike, Adidas, North Face e New Balance: as marcas de desporto andam cada vez mais atentas aos designers de moda e o resultado são inesperadas (e desejadas) peças de luxo.
Foto: Getty Images / Collage: Safiya Ayoob03 de outubro de 2024 às 15:09 Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar
Adidas x Wales Bonner
A colaboração entre a vencedora do prémio LVMH em 2016 e a marca de desporto Adidas tem vindo a tornar-se um avistamento habitual tanto nos nossos feeds das redes sociais como nas ruas de qualquer cidade. Inicialmente esgotando as sapatilhas das outras coleções, como é o caso do modelo Samba em prateado com renda e as de animal-print, a dupla continua com novos lançamentos ao longo dos últimos anos. A mais recente colaboração, lançada a 10 de setembro, foi num par de SL76, com um ar retro e colorido.
Na semana da moda de Milão, o desfile da marca AVAVAV decorreu num estádio, com as modelos a correr (literalmente) pela passerelle, com camisolas de todos os formatos, com ou sem capuz, t-shirts mini e maxi. A identidade da Adidas aparece desconstruída através das riscas e silhuetas mais arriscadas, mas mantendo o seu aspeto automaticamente identificável.
A diretora criativa da AVAVAV, Beate Karlsson diz ter sido incentivada desde o início do desenvolvimento da colaboração a "gozar" com a marca. Em clássica moda da Beate, nos pés das modelos não aparecem clássicos modelos da Adidas, mas sim botas com quatro dedos ou saltos altos em bico com atacadores, sem esquecer as riscas associadas à marca de desporto. "Há tanta ironia na forma como levamos a sério tanto o desporto como a moda, e explorar isso mantendo uma atitude séria tem sido incrivelmente divertido", conta a diretora criativa à Hype Bae.
Não é novidade a colaboração entre estas duas marcas, até ao momento tem sido apenas no calçado. Agora, mais sexy do que nunca, apresentam bodys cavados e soutiens desportivos conjugados com longas saias transparentes ou sem parte de baixo, continuando a tendência "sem calças" que já se tem feito notar nas últimas estações. Os tecidos e estética desportiva da Nike são conjugados com a alfaiataria sensual já habitual da marca italiana The Attico.
A UGG é conhecida por ser sinónimo de conforto. Tokyo James, o designer anglo-nigeriano, por outro lado, é conhecido pelo seu talento e perfecionismo da alfaiataria. Na sua coleção de primavera/verão 2025, apresentada em Milão, intitulada Imperfection, James tenta explorar um look moderno e confortável, mas que de alguma maneira remeta para um estilo retro e nostálgico.
Desafiando o esperado do designer, os modelos não calçam uns sapatos quaisquer, mas sim as para sempre divisoras de opiniões - as UGG, repensadas para este desfile. Em duas diferentes abordagens, os botins de lã aparecem mergulhados naquilo que parece um silicone azul claro e noutro modelo em duas cores com missangas típicas nigerianas e senegalenses, produzidas de forma sustentável.
Cecilie Bahnsen é conhecida pela sua abordagem escandinava a uma moda hiper-feminina e romântica. Depois de várias colaborações com a ASICS, surge agora uma com a North Face, uma marca tendencialmente masculina e utilitária, contrastando com o estilo de Cecilie.
Para esta coleção, a designer inspirou-se nas paisagens montanhosas e em quem as escala. Em momentos, afirmou que são equiparáveis a bailarinas pela capacidade que têm em transmitir um aspeto tão gracioso e "fácil". "O meu sonho é incoporar a mesma coragem e elegância", acrescenta Cecilie Bahnsen.
A suas referências são distinguíveis pelas cores neutras conjugadas com verdes e pelos sacos de desporto, botas de escalada e corta-ventos reimaginados num universo feminino de saias e vestidos românticos em balão. E outros apontamentos como flores em 3D e cordões com puxadores em forma de flor.
The North Face x Comme Des Garçons
Numa também já familiar colaboração, a North Face junta-se à Comme Des Garçons numa mini coleção de inspiração militar, pragmática e utilitária, como ambas as marcas têm apostado, cada uma à sua maneira.
Juntando-se no início deste ano num par de New Balance 530 com várias opções de cores e com cada par com atacadores de duas cores diferentes, a marca Miu Miu e a desportiva New Balance transformaram o modelo conhecido por ser um dad shoe numa versão (muito) rasa do par de sapatilhas.
No verão a colaboração desconstruiu as 530 num mule, como um chinelo, mantendo a parte da frente igual ao lançamento anterior e com a sola incrivelmente rasa.
Foto: Getty Images
New Balance x Junya Watanabe
Junya Watanabe, designer da Comme des Garçons, colaborou com a New Balance apresentando no seu desfile de homem, em janeiro, um loafer desportivo, ou um slip-on elevado, dependendo da perspetiva. Isto fez com que todos se questionassem sobre o quão adequado é conjugar uns New Balance com um fato para um dia no escritório.
Para a próxima estação, a colaboração das duas marcas é apresentada num par de Minimus UX200L delicado e discreto com uma sola rasa e todo em preto, fazendo desaparecer o sapato e dando uma sensação de estar descalço.
Foto: Getty Images
New Balance x Ganni
Depois de um concurso aberto a designers independentes, realizado pela Ganni e New Balance, as duas marcas juntam-se para criar o modelo T500. A parte superior do calcanhar apresenta o padrão cheetah, a que a marca dinamarquesa já nos habituou, com palmilhas a condizer. O resto do sapato é branco sujo, com promenores a amarelo, com a palavra Ganni na língua e no interior do sapato. Para substituir a habitual camurça ou pele, este modelo tem uma base de mesh 100% poliéster. Por fim, um pendente com as iniciais NB prateado é pendurado nos atacadores.
Foto: @Ganni
GORE-TEX x Aimé Leon Dore
A Gore-Tex, uma marca de vestuário de exterior conhecida pela impermeabilidade aliada à respirabilidade, junta-se à marca nova-iorquina de streetwear de luxo Aimé Leon Dore numa coleção-cápsula, que oferece ao estilo de dia-a-dia um conforto digno de longas caminhadas.