Qual é o glamour de fumar?

A ciência diz que o tabaco mata, mas a moda insiste em manter o cigarro entre os dedos. Imagem e estética ou pura rebeldia? Fomos saber porque é que a indústria não consegue deixar de fumar.

Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany's
04 de agosto de 2017 às 08:00 Carlota Morais Pires

Em maio deste ano, na última gala anual do Metropolitan Museum of Art, Bella Hadid, Kendall Jenner, Dakota Johnson e Marc Jacobs (entre outros nomes da moda e do cinema) publicaram fotografias no Instagram que mostrava o grupo de cigarro na mão em plena casa de banho. Este terá sido o início da controvérsia que voltou a lançar uma velha questão: porquê (re)criar este allure à volta de fumar e transmitir essa imagem (e mensagem) numa rede social? A poeira ainda não assentou. Kendall Jenner e Bella Hadid continuam a publicar fotografias de cigarro entre os dedos e a fazer com que as vozes mais críticas subam de tom.

"Tem tudo a ver com a provocação", resume Paulo Macedo, stylist e ex-diretor criativo da Vogue Portugal. "Todos temos consciência de que o tabaco faz mal à saúde, mas a verdade é que está ligado a uma enorme dose de sexualidade, à ideia de uma mulher forte e independente, que só faz o que quer", explica.

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Há um imaginário e uma estética que liga o cigarro ao sex appeal, à figura da femme fatale. E se esta imagem foi alimentada pela moda nos últimos anos (dos editoriais de Carine Roitfeld para a Vogue Paris à fotografia de Helmut Newton e Guy Bordin e à figura de Kate Moss e do que chamámos de heroin chic nos anos 90), o cinema também tem um peso enorme na criação deste universo visual onde o tabaco é glamorizado. "Basta lembrar as fotografias de Marlene Dietrich a fumar nos anos 30 e 40. São imagens com power que mostram mulheres independentes, que de alguma forma estão um passo à frente das outras, que querem ser diferentes", lembra Paulo Macedo.

Se esta estética já é alimentada desde o início do século, porque é que agora a sociedade está mais repreensiva? "Vivemos numa sociedade muito conservadora, mas as imagens de moda sempre foram controversas, sempre serviram para agitar as águas. Se não fossem assim, bastava ver catálogos em vez de editoriais. Fumar ou estar a fumar numa fotografia é quase um statement, é dizer que não se quer cumprir regras, não se quer ser politicamente correto. A moda tem de ter esse rock and roll", diz ainda Paulo Macedo. "Porque no dia em que deixar de ser polémica, vai deixar de ser interessante." 

 

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Foto: D.R. 1 de 25 / Marlene Dietrich
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Foto: D.R. 2 de 25 / Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany's
Foto: D.R. 3 de 25 / Tatjana Patitz para a Vogue Paris
Foto: D.R. 4 de 25 / Uma Thurman, Pulp Fiction
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Foto: D.R. 5 de 25 / Naomi Campbell fotografada por Walter Chin para a campanha de outono-inverno de 1995 da Valentino
Foto: D.R. 6 de 25 / Linda Evangelista por Helmut Newton
Foto: D.R. 7 de 25 / Linda Evangelista
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Foto: D.R. 8 de 25 / Lana Turner e Kirk Douglas em The Bad and The Beautiful
Foto: D.R. 9 de 25 / Melanie Laurent em Inglorious Basterds
Foto: D.R. 10 de 25 / Kate Moss
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Foto: D.R. 11 de 25 / Kirsten Dunst em Virgens Suicidas, de Sofia Coppola
Foto: D.R. 12 de 25 / Gwyneth Paltrow
Foto: D.R. 13 de 25 / Kate Moss causou polémica quando fumou um cigarro na apresentação da coleção outono-inverno da Louis Vuitton
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Foto: D.R. 14 de 25 / Daria por Juergen Teller
Foto: D.R. 15 de 25 / Angelina Jolie
Foto: D.R. 16 de 25 / Angelina Jolie
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Foto: D.R. 17 de 25 / @sashablane
Foto: D.R. 18 de 25 / @kendalljenner
Foto: D.R. 19 de 25 / @kendalljenner
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Foto: D.R. 20 de 25 / @gildaambrosio
Foto: D.R. 21 de 25 / @fingermonkey
Foto: D.R. 22 de 25 / @farahholt
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Foto: D.R. 23 de 25 / Fotografia que gerou polémica por mostrar as modelos a fumar na casa de banho do MET
Foto: D.R. 24 de 25 / @eleonoracarisi
Foto: D.R. 25 de 25 / @carlottiica
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