As lojas preferidas das novas it girls

Com o surgimento de novas tendências como a portuguese girl, algumas marcas têm-se destacado pela originalidade das suas peças.

Foto: DR / Collage: Safiya Ayoob
28 de fevereiro de 2024 às 07:00 Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Na era da moda digital, as it girls de hoje encontraram novas marcas para amar e exibir nos seus guarda-roupas. De Lisboa ao Porto, as marcas como Ganni, Farm Rio e Damson Madder têm conquistado o coração das fashionistas mais atentas. Com um olhar sempre posto nas tendências emergentes, essas marcas têm-se destacado ao oferecer peças que captam a essência da moda contemporânea. Um exemplo notável é o fenómeno Portuguese Girl, que tem elevado o estilo nacional a novos patamares, inspirando portuguesas e fashionistas em todo o mundo, e que se caracteriza por uma forte mistura de padrões improváveis. Com designs que transitam entre o sofisticado e o despojado, estas marcas não só acompanham as tendências, mas também as ditam, proporcionando looks que despertam desejo e inspiração.

Sleeper

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Foto: @sleeper

A marca ucraniana é conhecida pela sua abordagem simultaneamente classy e prática à moda. Fundada em 2014 por duas amigas, Kate Zubarieva e Asya Varetsa, a Sleeper tem como objetivo principal criar roupas que são tanto elegantes quanto confortáveis para serem usadas dentro e fora de casa. Inspirada na ideia de "beleza do quotidiano", aposta em peças versáteis que podem ser facilmente incorporadas no guarda-roupa diário.

Um dos produtos mais emblemáticos da Sleeper é o pijama que pode ser usado durante o dia, seja para um passeio casual ou até mesmo para eventos mais formais, e até num date tardio. Com detalhes cuidadosamente elaborados e uma atenção especial aos materiais de alta qualidade - como seda, linho e algodão -, cada peça é projetada para proporcionar conforto sem sacrificar o estilo. Além disso, a marca abraça a sustentabilidade e a produção ética, priorizando materiais e práticas de fabricação que minimizam o impacto ambiental. Os preços podem variar dependendo do tipo de peça e dos materiais utilizados, rondando entre os €85 e os €250.

Susanna Blu

Uma marca jovem, pensada para transformar um sonho em realidade, pelas mãos de Angelica Mingardo. Desde criança que a fundadora nutre uma paixão pela costura e pela moda, o que a levou a estudar Design de Moda na Escola IUAV, em Veneza. Com elegância e pesquisa, Angelica criou as primeiras camisas Susanna Blu, inspiradas numa viagem à Provença e numa camisa de linho vermelha que se tornou o ponto de partida para o seu projeto.

A carreira de Angelica começou nos escritórios criativos de marcas venezianas, onde rapidamente percebeu o potencial do seu projeto. As camisas Susanna Blu destacam-se pela feminilidade romântica, combinando estampas florais originais com tecidos de alta qualidade, escolhidos meticulosamente nas fábricas de seda de Como. Cada peça é especial, com detalhes cuidadosamente pensados e produzidos com paixão e atenção aos pormenores. Susanna Blu é uma marca italiana de alta qualidade, feita com tecidos finos e botões costurados à mão, refletindo os valores e a tradição da alfaiataria italiana. Os preços podem variar entre os €255 e os €380.

Farm rio

Foto: @farmrio

A marca brasileira celebra a vibrante cultura e a natureza exuberante do Brasil através das suas coleções. Fundada em 1997 por duas amigas, Kátia Barros e Marcello Bastos, valoriza a sustentabilidade, incorporando materiais eco-friendly nas suas peças e apoiando projetos sociais e ambientais. As coleções são conhecidas pelos estampados coloridos, tecidos leves e modelagens fluídas, refletindo o estilo de vida descontraído e alegre do seu país natal. 

Com mais de 25 anos de história, a marca expandiu-se para além do Brasil, alcançando mercados internacionais, como os Estados Unidos. Além disso, compromete-se com a proteção ambiental, associando-se a projetos de reflorestamento em diversos ecossistemas brasileiros. A FARM Rio valoriza as conexões humanas procurando criar laços e compartilhar experiências positivas com uma comunidade global que nutre a mesma paixão por uma vida vibrante e cheia de cores. Os preços podem variar entre os €85 e os €670.

Damson Madder

Foto: @Damsonmadder

A marca inglesa nasceu na primavera de 2020, quando Emma Hill, fundadora, após anos na indústria da moda, se desiludiu com algumas práticas prejudiciais que observava nos bastidores. Decidiu então focar-se numa abordagem mais lenta, ponderada e responsável, mantendo a inovação e o design como príncipios fundamentais. A utilização de tecidos reciclados e orgânicos, juntamente com tintas naturais, tornou-se numa parte central do processo criativo. Foi nesta jornada que surgiu o nome, sendo que se reflete nas cores favoritas da marca: damasco e rosa.

Hoje, a Damson Madder é impulsionada por uma equipa pequena e orgulhosamente liderada por mulheres, sediada num estúdio em Camden, no norte de Londres, onde tudo começou. Com um foco em práticas responsáveis, transparência e produção em pequenos lotes, destaca-se pela sua abordagem meticulosa desde a criação até à produção. As coleções, desenhadas com 12 a 18 meses de antecedência, refletem um estilo único e ultra-feminino, que celebra a inovação criativa. Com lançamentos limitados e uma produção cuidadosamente planeada, Damson Madder minimiza o desperdício e garante que cada peça seja especial, durável e feita para ser usada repetidamente. Os preços podem variar entre os €7 e os €151.

Sissel Edelbo

Foto: @sisseledelbo

A marca nasceu da amizade entre as amigas de infância Jeanne Sissel Thomsen e Christina Edelbo em 2004, com a visão de criar uma marca de moda baseada em valores puros. Hoje, por trás da marca, estão Jeanne Sissel Thomsen e Chris Elmengaard, cujo trabalho visa a combinação de materiais sustentáveis e silhuetas elegantes. Com uma abordagem responsável a cada parte da cadeia de valores, desde a produção até às pessoas envolvidas, as coleções são concebidas a partir de materiais vintage e feitas para durar temporada após temporada, tornando-se sinónimo de moda responsável.

A cada estação e coleção, a marca continua a refinar e reinventar a sua própria linguagem, explorando novos designs feitos a partir de uma variedade de materiais reciclados, desde mantas bordadas à mão até saris vintage usados por gerações de mulheres indianas. Estes materiais coloridos e reciclados são cuidadosamente escolhidos e redesenhados em peças modernas, cada uma com a sua história única e um claro toque da cultura indiana, num estilo estético moderno. Os preços podem variar entre os €44 e os €492.

Laganini Studio

Foto: @langaninistudio

A história da marca espanhola começa em 2018 durante uma viagem a Hjar, na Croácia. Inspirada pelo lema local "Laganini" que significa "levar as coisas com calma", foi fundada por Ángela Jordá e mistura as culturas do Oriente e do Ocidente, valorizando a artesanía tradicional e adotando uma abordagem "Slow Life/Slow Fashion".

Sob o mote "Feel Good Design", a Laganini lança coleções de edição limitada com matérias-primas de alta qualidade de França, Espanha e Índia, comprometendo-se com a qualidade, durabilidade e evolução das peças ao longo do tempo. O objetivo é criar produtos que celebrem a vida, a liberdade e a diversidade, transmitindo uma sensação de bem-estar. Os preços podem variar entre os €109 e os €169.

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