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Moda

Ímpar Market: o novo mercado com marcas “Portuguese girl approved”

Mafalda Patrício e Rita Montezuma juntam-se na curadoria de um mercado multimarcas no LxFactory, nos dias 7 e 8 de dezembro. Em atualização.

Foto: Getty Images
19 de novembro de 2024 às 11:37 Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

No primeiro fim-de-semana de dezembro, o espaço 24 no Lx Factory, em Lisboa, enche-se com mais de 70 marcas de moda, decoração e arte. Mafalda Patrício e Rita Montezuma, que juntas angariam mais de 500 mil seguidores no Instagram, reuniram marcas com que se identificam, digitais e emergentes, tanto as mais desejadas nacionais, como internacionais. Mafalda conta que "há muito tempo que queria fazer um mercado com as minhas marcas favoritas", continuando dizendo que "a Rita partilha comigo esta vontade de fazer diferente e acredito que juntas conseguimos criar uma marca". Rita acrescenta ao discurso da amiga que querem "arriscar e achamos que não há época melhor para isso do que o Natal", concluindo ao partilhar que querem que "o Ímpar Market se torne num mercado regular na agenda de eventos de Lisboa".

Foto: DR

As marcas de moda portuguesas surgem em peso com foco no slow fashion, em que priorizam a qualidade e intemporalidade que fazem uma peça durar mais no nosso armário.

Celebrando a herança cultural portuguesa, Béhen tira os têxteis das nossas avós do baú e cria peças de autor modernas, ainda que com o artesanato na sua base. Também Otherwise celebra esta herança, através das suas camisolas com arte têxtil, como é o caso da camisola poveira, que mantém as técnicas tradicionais vivas.

As marcas mais minimalistas e elegantes como a Imma, a Sienna e a Immago têm espaço neste mercado e no armário das duas influencers, já que precisam também de bases mais simples para contrastar com as peças mais ousadas e coloridas a que nos habituaram. Assim, cheias de cor, padrões e individualidade, ainda que cheias de conforto, chegam a marca sem-género Two Zero, a Mustique, a Sisters Department, o showroom Vintage Bazaar, a Taippe com peças feitas de fibras de ceulose e as jardineiras para miúdos e graúdos Favorite People. Para crianças haverá ainda a marca portuguesa Piupiuchick.

Ainda que seja inverno, nunca é tarde nem cedo para se mimar com um look para ansiar o verão ou umas férias mais quentes. Com dois estilos diferentes, mas com a cor, padrões e texturas arrojados na sua base, surgem duas marcas de biquínis, a 38 Graus e a Cantê, pensadas e produzidas em solo português. Futah chega também a este mercado, com os seus acessórios de praia e surf e peças de roupa inspiradas na vida à beira mar, 100% algodão. Ainda inspirada no verão, mas expandindo para todo o ano, a Paez chega ao LxFactory com conforto e cor.

Para acessorizar os looks, o mercado tem já confirmadas as marcas de jóias F*cking Gorgeous, criada por Luís Borges para abraçar a beleza com diversidade, Juliana Bezerra, que retira as inspirações da natureza e cruza a cultura portuguesa e brasileira e a MVGjewelry, fundada por uma arquiteta que explora os materiais em bruto aliados à sua transformação. Confirmaram ainda a marca de carteiras de pele More is Better. Para completar o look, como qualquer look Portuguese Girlie, a marca de óculos de sol Fora marca presença, depois de já ter colaborado com a co-criadora do mercado, Mafalda Patrício. Ainda de Lisboa e com curadoria própria, a loja multimarcas House of Curated terá a sua própria área no mercado.

Apesar de se focarem nas marcas portuguesas, este mercado vai além-fronteiras com a marca colombiana Sixxta, conhecida pelos padrões vibrantes e cores ousadas, a marca australiana de calçado Blundstone e a marca inspirada na costa desse país Rhythm, as marcas de roupa espanholas Maràvic, Kaotiko, IPA Brand, Baymo, Laganini, Nurrk e Carmen Says. Ainda de Espanha, chegam as malas da Mas1 e Eloïse e os sapatos Flabelus, que nos últimos 4 anos, desde a sua criação, difundiram-se nas redes sociais, pelo seu conforto e sustentabilidade, e que recentemente inauguraram uma loja em Lisboa.

Conhecida especialmente pelas meias coloridas que têm o poder de mudar o aspeto de um conjunto mais simples, como usa a co-criadora Mafalda, chega também a marca Folkloore, vinda de Itália.

Como prometido por ser um mercado também de decoração, a marca espanhola Actos Store marcará presença com o seu design artístico ideal para o dia-a-dia familiar e a marca portuguesa de têxteis-lar Marshmellow Fabrics enche a casa de cor e conforto.

Durante as compras, poderá também petiscar com os já confirmados Scusa, com a sua cozinha italiana moderna e Umikai, um restaurante de sushi e poké. A entrada para o mercado tem um custo de €2, sendo que metade irá para a Associação Acreditar, uma associação que se foca no bem-estar dos doentes de cancro pediátrico e das suas famílias, através do apoio e informação.

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