Moda / Shopping

16 tendências que declaram o estilo da nova estação

A afirmação de uma herança criativa que remonta a diferentes décadas torna-se mais contemporânea do que nunca. Recuperada a elegância, é tempo de privilegiar o sentido prático e liberdade do momento.

Foto: DR
26 de setembro de 2023 Marina Sousa

1.TARTAN

O padrão mais emblemático da estação fria, o tartan, não falha a convocatória e marca presença com distinção. Livre do movimento punk/grunge, ganha em sofisticação. Em tons diversos, a dose certa de diversão e ousadia. Dos pés à cabeça, atitude. Muita atitude. 

Tartan
Tartan Foto: DR

2.VERMELHO

Numa sucessão ao fenómeno Barbiecore, o vermelho regressa intenso, vibrante e destemido. A desafiar as temperaturas e a elevar a autoestima, acresce um bónus extra quando usado em look total. É a lufada de sensualidade que se pede em dias cinzentos. 

Vermelhos
Vermelhos Foto: DR

3.GRAVATAS

Sem surpresa, os códigos masculinos voltam a ditar a tendência. A revelação passa pela estrela convidada da estação, a gravata. Numa versão mais formal de fato ou mais feminina com saia ou vestido, a silhueta sai sempre valorizada. A previsão: gravatas ao pescoço pelas ruas fora. 

Gravatas
Gravatas Foto: DR

4.PENAS

Para altos voos, pede-se leveza. Mas não descrição. Penas aplicadas estrategicamente ou em abundância, servem o dia e a noite sem limites. O toque de estrela que faltava, e remete à alta costura na sofisticação dos detalhes. Os que fazem, e marcam a diferença.  

Penas
Penas Foto: DR

5.FLORES

Se no verão assistimos a uma explosão dimensional de flores, o clássico jardim de inverno surpreende. Como se de um bouquet se tratasse, as flores surgem agora delicadas, em 3D e em extremos: muitas ou poucas, sempre com intenção. O romantismo paira no ar. 

Flores
Flores Foto: DR

6.PELO

Go big or go home. A máxima que serve a tendência na perfeição. Ousados e divertidos, mas sem perder a elegância do foco, aquecem com a vantagem de permitir todos e quaisquer visuais. O impacto é exterior. E salta literalmente à vista. 

Pelos
Pelos Foto: DR

7.POLKA DOTS

A inspiração remete à década de 50, mas é a actualidade que define a sua reinterpretação em cor, dimensão, e essencialmente na estética. Certo é que o estampado às bolinhas está de volta, e recomenda-se. Importante mesmo é não descurar o bom senso. 

Polka Dots
Polka Dots Foto: DR

8.CINZA

Chique, discreto, versátil, a lista de adjetivos é infindável. Se o preto não compromete, o cinzento dá provas que o substitui na perfeição. Dos básicos do dia a dia, à elegância noturna, a diferença define-se no corte e materiais. Nunca o cinzento trouxe tanta cor ao inverno. 

Polka Dots
Polka Dots Foto: DR

9.PASTÉIS

Inverno não tem que ser sinónimo de sobriedade ou convencionalismo. Quebrar o óbvio com uma paleta alegre e apetecível em tons pasteis é o caminho. Os dias ganham cor, a disposição agradece e os gelados servem-se como sobremesa. Tudo certo! 

Pastéis
Pastéis Foto: DR

10.ANOS 50

Homenagear a elegância é remeter à década de 50. Revolucionária em estilo, inspira e triunfa na nova estação com as silhuetas que a definem. Adaptadas ao contexto atual, as cinturas marcadas e saias rodadas comprovam que o New Look de Christian Dior não é datado, é para sempre. 

Anos 50
Anos 50 Foto: DR

11.SHORTS

Pernas e mais pernas. Tudo indica que as calças são só uma opção nesta estação. Em oposição a looks compostos por camadas, aqui a história simplifica-se. Calções curtos, muito curtos que se assemelham a roupa interior são tendência. Não será unânime, mas os collants agradecem o destaque. 

Shorts
Shorts Foto: DR

12.METÁLICO

Associado às festividades, não seria plausível passar um inverno sem metalizados. Não se trata só de brilho, mas sim da dimensão e do seu posicionamento. Fluidez na forma como se veste e apresenta é onde reside a grande diferença. Da cabeça aos pés, a escolha do tom é opcional. 

Metálicos
Metálicos Foto: DR

13.PELE

Material de eleição, a pele triunfa na forma como se apresenta. Com diversas abordagens que incluem bordados, texturas, volumes, cores e tratamentos que sugerem outros materiais, compravam que a evolução e imaginação não têm limites. Da casualidade à sofisticação, usar é requisito obrigatório. 

Pele
Pele Foto: DR
  1. SAIAS E CALÇAS

De grande impacto na estação anterior, os anos 2000 não saem de cena. Uma questão de afirmação, nostalgia ou expressão de estilo coloca o uso de saias sobre calças na ribalta. A sofisticação é ganha quer na escolha dos materiais, quer nos tons que se pedem similares na conjugação. 

Saias e Calças
Saias e Calças Foto: DR

15.PRINTS

Ilusão de ótica, interpretação criativa de clássicos, figuras e elementos de diversos universos, e ainda cenários que sugerem pinturas manuais, preenchem todas as peças neste inverno. Uma fuga aos dias frios que se avizinham, apetecível ao toque de tão real que parece. 

Prints
Prints Foto: DR

 

16.DENIM

Transversal a estações, o denim duplica a fórmula e a diversão, ao mesmo tempo que declara o estilo da estação. Em look total, ou em peça única, acrescenta modernidade ao sentido prático. A regra reside na escolha de tons que se querem semelhantes na busca de harmonia. 

Denim
Denim Foto: DR
Saiba mais
Moda, Shopping, Inspiração, Roupa, Tendências, Nova Estação, Estilo
As Mais Lidas