Tudo o que vai acontecer na ModaLisboa à La Carte
Desfiles, claro, mas muito mais. Com o mote "à La Carte", a 61ª edição da Lisboa Fashion Week traz também exposições, apresentações de novos designers, concursos, talks, e até a antestreia de Domínio Obscuro, filme sobre o centenário de Eugénio de Andrade.

Falta pouco para começar a 61ª edição da Lisboa Fashion Week, que decorrerá nos dias 5, 6, 7 e 8. Salvo raras (mas honrosas) excepções, vai ter lugar no Pátio da Galé e nas Oficinas de São Lázaro. Desta vez, a programação chega-nos como metáfora gastronómica: chama-se ModaLisboa à La Carte. Há entradas, especialidades e sobremesa. E o mais certo é que acabemos o fim-de-semana a lamber os dedos e a chorar por mais.
Neste menu de iguarias, há desfiles, como não podia deixar de ser, mas há muito mais: apresentações, conversas, networking e pitch sessions. Tudo o que faz falta para uma perpetiva integrada da moda, seja do ponto vista de quem a cria, de quem está a começar como criador, de quem a compra, de quem a veste, e, acima de tudo, de quem se entusiasma com ela.

O primeiro dia, no feriado do 5 de outubro, começa nas Carpintarias de São Lázaro, com as Fast Talks. Eat Your Greens será uma conversa voltada para a sustentabilidade no setor, focada no que está a ser feito, em termos de inovação, para mitigar a crise climática e tecer soluções que garantam um futuro para a indústria. Já em Spill The Tea, oradores nacionais e internacionais falam sobre como ser criativo e construir uma marca, sublinhando que, mesmo em tempo de excesso de partilhas nas redes sociais, para ter uma voz, não é preciso gritar. Joana Barrios será a moderadora das duas Fast Talks. Decorrem a partir das 17 horas e terão livestream nas plataformas digitais ModaLisboa. A entrada é gratuita, mas carece de registo.

No mesmo dia, também nas Carpintarias de São Lázaro, é inaugurada a exposição Workstation New Media, com obras de artistas convidados e finalistas do open call – uma exposição onde inteligência artificial, performance, 3D, som, media interativos e tecnologias emergentes são portais para o que move a sociedade. Pode ser visitada entre as 12 e as 19 horas e está patente até dia 8 de outubro. A entrada também é gratuita.
No dia 6, segundo dia do evento, decorre o concurso Sangue Novo, com 10 projetos/coleções que têm uma preocupação transversal com a utilização de processos de confeção com menor impacto ambiental. Além do habitual recurso a deadstock e upcycling, os jovens designers utilizam estampados feitos a partir de processos naturais, recorrem a mono-materiais, fibras naturais, materiais recicláveis e impressões 3D. O vencedor ganha um Master em Fashion Brand Management no Istituto Europeo di Design, em Florença, no valor de 24 mil euros, mais uma bolsa de 4 mil euros.
No sábado, dia 7, prosseguindo com a metáfora gastronómica, entramos nas especialidades, com desfiles de Luís Buchinho, Ricardo Andrez, Nuno Baltazar, Kolovrat, Carlos Gil, entre outros. No dia 8, último dia do evento, a passerelle vai encher-se com as criações de Buzina, Valentim Quaresma, Luís Carvalho, Gonçalo Peixoto e Dino Alves. A maioria dos desfiles decorre no Pátio da Galé. Pelo meio haverá pausas para cocktails, pitch sessions, apresentação de novos designers, uma visita ao estúdio de Constança Entrudo, e a antestreia do filme Domínio Obscuro, a nova criação de Daniel Gorjão para a RTP2, que celebra o centenário de Eugénio de Andrade.
Terminadas as especialidades, a sobremesa só podia ser uma: festa de arromba para marcar o encerramento. Para o ano há mais.

Moda, Tendências, ModaLisboa, Lisboa Fashion Week, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Kolovrat, Dino Alves
16 tendências que declaram o estilo da nova estação
A afirmação de uma herança criativa que remonta a diferentes décadas torna-se mais contemporânea do que nunca. Recuperada a elegância, é tempo de privilegiar o sentido prático e liberdade do momento.
Double Denim: como usar ganga no outono?
A fórmula é simples: a inspiração remonta aos anos 2000, a atualidade dá-lhe elegância, e as tonalidades pedem-se similares. Da cabeça aos pés, a atitude define o estilo e causa impacto.
ModaLisboa à La Carte: o que foi servido nos três dias de desfiles
Transparências, recortes, muita pele e cor de rosa foram alguns dos itens no menu apresentado para a primavera/verão de 2024, na 61ª edição da semana de moda de Lisboa.