Princesa Diana teve um segundo vestido de casamento e não sabia
Os desenhos do modelo foram agora divulgados pela designer. A prova de que até nos anos 80 se faziam "malabarismos" para esconder a sete chaves o vestido da noiva.
O vestido de noiva da princesa Diana foi precisamente aquele de que todos nós nos lembramos, um design dos anos 80 bordado com 10 mil pérolas e decorado com renda e folhos. Um modelo icónico que ficou para a história. Mas aquele sobre o qual queremos agora falar é um substituto, guardado em segredo, que foi criado sem o consentimento da própria Diana.
Os encarregados de idealizar este design secreto foram os mesmos que desenharam o vestido que Diana acabou por usar, David Emanuel e a sua então esposa Elizabeth. Foram eles que tiveram que fazer os impossíveis para manter o design final em segredo.
Acontece que essa tarefa se revelou hercúlea, e nos dias que se aproximaram do casamento, a dupla de designers teve tanta dificuldade em evitar que escapasse qualquer informação cá para fora, que se viram obrigados a tomar medidas extremas: criar uma segunda opção.
Este segundo vestido nunca foi finalizado e era significativamente menos luxuoso do que o que Diana realmente veio a usar. Agora, a designer Elizabeth revelou, pela primeira vez, os desenhos do vestido de costas, numa entrevista exclusiva à revista britânica Hello. A designer partilhou também que "foi feito em tafetá de seda marfim claro com detalhes bordados recortados na bainha e nas mangas. Pequenas pérolas foram costuradas no corpete".
O vestido de noiva desenhado por David e Elizabeth Emanuel que Diana usou. Aqui à saída da Catedral de St. Paul após seu casamento a 29 de julho de 1981.
Foto: Getty ImagesLeia tambémTiaras, as joias da realeza mais cobiçadas Até hoje, nunca tinham sido divulgadas imagens quaisquer do mesmo. Mesmo após o casamento de Diana e Carlos III, o design conseguiu permanecer um mistério. Elizabeth comentou também sobre o cuidado com a peça utilizada no casamento por Diana e que dois guardas vigiavam-no: "Havia alguém lá 24 horas por dia. Colocámos persianas em todas as nossas janelas e fios de cores falsas nos caixotes de lixo porque as pessoas estavam a mexer neles".
À revista Hello, Elizabeth deu mais detalhes do que viveu naqueles momentos que antecederam o casamento: "[Diana] pediu-nos para manter isto mesmo em segredo, o que fizemos. Mas acho que houve tanto interesse quando ela usou o vestido preto [conhecido como o vestido da vingança, que Diana usou no dia em que Carlos confessou o romance com Camilla], que a imprensa queria saber quem estava a desenhar o seu vestido de noiva, e eles tiveram que anunciá-lo naquele momento".
Hoje em dia, Elizabeth veste estrelas do mundo da música, cinema e moda, incluindo Madonna e Priyanka Chopra, tendo no passado vestido figuras emblemáticas como Elizabeth Taylor. Uma carreira que já conta com quatro décadas na indústria da Moda.
A 31 de agosto de 1997, há 26 anos, despediamo-nos de Diana, mas o seu nome e imagem continuam bem presentes ainda hoje. Uma vida cheia de altos e baixos, com histórias de amores e desamores, algumas delas dificilmente saberemos se não passaram de um rumor.