Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Moda

Princesa Diana teve um segundo vestido de casamento e não sabia

Os desenhos do modelo foram agora divulgados pela designer. A prova de que até nos anos 80 se faziam "malabarismos" para esconder a sete chaves o vestido da noiva.

Foto: Getty Images
10 de agosto de 2023 Ângela Mata
O vestido de noiva da princesa Diana foi precisamente aquele de que todos nós nos lembramos, um design dos anos 80 bordado com 10 mil pérolas e decorado com renda e folhos. Um modelo icónico que ficou para a história. Mas aquele sobre o qual queremos agora falar é um substituto, guardado em segredo, que foi criado sem o consentimento da própria Diana.

Os encarregados de idealizar este design secreto foram os mesmos que desenharam o vestido que Diana acabou por usar, David Emanuel e a sua então esposa Elizabeth. Foram eles que tiveram que fazer os impossíveis para manter o design final em segredo.

Acontece que essa tarefa se revelou hercúlea, e nos dias que se aproximaram do casamento, a dupla de designers teve tanta dificuldade em evitar que escapasse qualquer informação cá para fora, que se viram obrigados a tomar medidas extremas: criar uma segunda opção.

Este segundo vestido nunca foi finalizado e era significativamente menos luxuoso do que o que Diana realmente veio a usar.  Agora, a designer Elizabeth revelou, pela primeira vez, os desenhos do vestido de costas, numa entrevista exclusiva à revista britânica Hello. A designer partilhou também que "foi feito em tafetá de seda marfim claro com detalhes bordados recortados na bainha e nas mangas. Pequenas pérolas foram costuradas no corpete". 
O vestido de noiva desenhado por David e Elizabeth Emanuel que Diana usou. Aqui à saída da Catedral de St. Paul após seu casamento a 29 de julho de 1981.
O vestido de noiva desenhado por David e Elizabeth Emanuel que Diana usou. Aqui à saída da Catedral de St. Paul após seu casamento a 29 de julho de 1981. Foto: Getty Images

Até hoje, nunca tinham sido divulgadas imagens quaisquer do mesmo. Mesmo após o casamento de Diana e Carlos III, o design conseguiu permanecer um mistério. Elizabeth comentou também sobre o cuidado com a peça utilizada no casamento por Diana e que dois guardas vigiavam-no: "Havia alguém lá 24 horas por dia. Colocámos persianas em todas as nossas janelas e fios de cores falsas nos caixotes de lixo porque as pessoas estavam a mexer neles".

À revista Hello, Elizabeth deu mais detalhes do que viveu naqueles momentos que antecederam o casamento: "[Diana] pediu-nos para manter isto mesmo em segredo, o que fizemos. Mas acho que houve tanto interesse quando ela usou o vestido preto [conhecido como o vestido da vingança, que Diana usou no dia em que Carlos confessou o romance com Camilla], que a imprensa queria saber quem estava a desenhar o seu vestido de noiva, e eles tiveram que anunciá-lo naquele momento". 

Hoje em dia, Elizabeth veste estrelas do mundo da música, cinema e moda, incluindo Madonna e Priyanka Chopra, tendo no passado vestido figuras emblemáticas como Elizabeth Taylor. Uma carreira que já conta com quatro décadas na indústria da Moda.
Saiba mais
Moda, Diversão, Realeza, Realeza britânica, Reino Unido, Princesa Diana, Casamento, Vestido de Noiva
Leia também

Os amores e as paixões secretas da vida de Diana

A 31 de agosto de 1997, há 26 anos, despediamo-nos de Diana, mas o seu nome e imagem continuam bem presentes ainda hoje. Uma vida cheia de altos e baixos, com histórias de amores e desamores, algumas delas dificilmente saberemos se não passaram de um rumor.

"Yes, I do": 17 tendências de noivas para 2024

Novas abordagens ao clássico e à tradição, antecipam o sonho do grande dia. Modernizadas, otimistas e essencialmente versáteis, as tendências desafiam a escolha e exigem um sim como resposta.

As Mais Lidas