Celebridades

Rara tiara de Diana reaparece após décadas sem ninguém a ver

A joia esteve envolta em mistério ao longo de vários anos, e é agora recuperada pela Sotheby's de Londres na exposição 'Power & Image: Royal & Aristocratic Tiaras'.

Foto: Getty Images
24 de maio de 2022 Rita Silva Avelar
Mais do que uma simples peça que associamos à monarquia, a tiara representa a ideia romântica de uma princesa, é símbolo de estatuto e elegância, mas também da história de uma família real. E nada como a trágica vida da princesa Diana para nos lembrar de como essa história pode ser contraditória. 

Entre as várias e famosas tiaras reais que a princesa usou, há uma em particular que ficou conhecida como a The Spencer Tiara, que Diana usou no dia do seu casamento com o príncipe Carlos, na Catedral de São Paulo, em Londres, uma cerimónia acompanhada por mais de 750 milhões de pessoas em 74 países. A tiara, que tem uma peça central em forma de coração e que está adornada de diamantes, acaba de ser emprestada à Sotheby's Londres por Lord Spencer, o irmão mais novo de Diana, e será exibida pela primeira vez desde os anos 60, de acordo com a casa de leilões.
Diana no dia do seu casamento.
Diana no dia do seu casamento. Foto: Getty Images


Este foi um acessório importante para Diana, que usou a peça sete vezes entre o seu casamento em 1981 e a sua morte em 1997. A The Spencer Tiara foi entregue a Diana pela sua avó, Lady Cynthia Hamilton, que por sua vez a recebeu como presente de casamento em 1919. Pensa-se que a herança de família surgiu pela primeira vez em 1767, mas não há certezas de que a versão original foi a versão usada por Diana no dia do seu casamento. Entre 1919 e 1930 acredita-se que o acessório tenha sido adaptado e alterado, embora não existam registos.

Além desta tiara, a casa de leilões Sotheby's exibirá algumas das tiaras mais influentes da história - muitas das quais não são vistas pelo público há décadas - na exposição Power & Image: Royal & Aristocratic Tiaras. O evento, que inaugura em Londres a 28 de maio, é uma retrospetiva comemorativa que reúne 50 tiaras a propósito do Jubileu de Platina da rainha Isabel II - marcando 70 anos desde que a monarca britânica tomou o trono em 1952.
Saiba mais
Celebridades, Diversão, Realeza, Diana, Tiara
Leia também

Ladies and gentlemen, Miss Meghan Markle!

No dia do 40º aniversário de Meghan Markle, recordamos o texto de Helena Matos de 2019, um olhar sobre a vida da duquesa de Sussex. Sedutora ou impostora? Autoritária ou dinâmica? Estrela ou duquesa? Demasiado Hollywood ou pouco royal?... O presente é um jogo que ora leva Meghan Markle à Glória de um casamento feliz ora a mergulha no Inferno das intrigas em torno da família real.

Tiaras, as joias da realeza mais cobiçadas

Peças históricas ou acessórios de luxo? As tiaras combinam o peso da herança com a graciosidade de uma peça de joalharia. As princesas são as principais trend-setters, mas, embora tenham regras próprias, não se limitam ao interior dos palácios. As tiaras estão na moda? Fomos investigar.

As Mais Lidas