Há quem diga que o amor é cego, mas vários estudos referem que a diferença de idades pode determinar a longevidade de um relacionamento. Na realidade, essas coisas não se escolhem, já que ninguém escolhe por quem se apaixona, nem ninguém pode evitar apaixonar-se por alguém.
Há quem não ligue nenhuma a esta questão das idades, mas facto é que ainda existe algum preconceito em relação às diferenças mais acentuadas. Namorar alguém significativamente mais velho (ou mais jovem) ainda levanta algumas sobrancelhas.
Leonardo DiCaprio e as suas namoradas sempre com menos de 25 anos. Aqui ao lado de Camilla Morrone,
Foto: Getty Images
Vejamos o caso de Leonardo DiCaprio, um dos mais mediáticos, pois só lhe são conhecidas namoradas com menos de 25 anos. Desde 2018 que o ator mantinha um relacionamento com a modelo Camila Morrone, que entretanto já terminou, precisamente depois de a norte-americana ter completado 25 anos. Agora, consta que namora com Eden Polani, uma modelo franco-israelita de apenas 19 anos, isto quando DiCaprio tem agora 48 anos. Quer isto dizer que ambos têm uma diferença etária de 29 anos. Esta relação parece estar a chocar os maiores fãs do ator.
Quem também parece não ligar muito a este fator é o ator Robert De Niro, que foi pai recentemente, aos 79 anos. O filho mais recente é fruto do seu relacionamento com a namorada Tiffany Chen, de 45 anos. De Niro conta já com sete filhos.
Macron, 45, e a mulher Brigitte Trogneux, de 70 anos.
Foto: Reuters
Quando o presidente da França, Emmanuel Macron, 45, foi eleito em 2017, as pessoas ficaram chocadas com o facto de a sua mulher Brigitte Trogneux ser 25 anos mais velha, tendo agora 70 anos. Na altura, Macron falou ao jornal Le Parisien sobre a obsessão internacional com a diferença de idade entre ele e a companheira: "Se eu fosse 20 anos mais velho do que a minha mulher ninguém perderia um segundo a pensar que não poderíamos estar legitimamente juntos".
Ellen DeGeneres e Portia têm uma diferença de 15 anos
Foto: ReutersLeia também"Ter filhos pequenos arruína relações". Gwyneth Paltrow fala sobre maternidade no seu podcast
Ou seja, por um lado há quem simultaneamente considere normal um homem mais velho ter um relacionamento amoroso com uma mulher mais nova, mas achar desadequado uma mulher mais velha com um homem mais novo - isto configura, ainda, um preconceito. Embora existam sempre exceções à regra, houve um estudo recente que mostrou que certas diferenças de idade são mais propensas a terminar mal.
De acordo com um ensaio realizado pela Emory University, em Atlanta, quanto maior a diferença, maior a hipótese de separação. Depois da análise aos casos de 3 mil pessoas, descobriu-se que casais com diferença de idade de cinco anos têm 18% mais de hipótese de se separarem do que casais com a mesma idade. Curiosamente, esse número subiu para 39% para casais com diferença de idade de 10 anos e para 95% no caso de a diferença de idades ser de 20 anos. De acordo com os especialistas, a diferença de idade ideal é a de apenas um ano entre um casal. Dessa forma, a hipótese de se separarem é muito menor (3%).
Donald e Melania Trump têm uma diferença de 24 anos.
Foto: Getty Images
Certo é que no mundo mediático somam-se os relacionamentos em que a diferença de idades é grande, e algumas delas até parecem estar a resultar. É o caso dos dois atores de Hollywood Blake Lively e Ryan Reynolds, com uma diferença de idade de 11 anos. Casaram em 2012, já contam com quatro filhos e são hoje em dia um dos casais mais queridos da América. O mesmo sucede com a apresentadora Ellen DeGeneres e a companheira Portia de Rossi, com uma diferença de idades de 15 anos, e num casamento que já dura desde 2008. Outro exemplo, não tão consensual, é o do antigo presidente norte-americano Donald Trump e Melania, cuja diferença de idades atinge os 24 anos. É do conhecimento geral que não será um dos casamentos mais felizes do mundo, há quem diga até que é tudo um ensaio social constante, mas têm permanecido juntos até então.
Além de ser conhecido por namorar com mulheres mais novas do que ele, o ator tem a tendência para terminar as ditas relações quando as namoradas chegam à "idade-limite": 25 anos. Este estranho fenómeno tem contribuído para a criação de inúmeros rumores, sendo Eden Polani, de 19, o alvo mais recente.
Depois de uma aparente perseguição de paparazzi em Nova Iorque, Harry perde um processo em tribunal, os americanos já não o querem, e o divórcio pode estar à vista.