Meghan Markle: de ícone feminista a imprescindível à realeza
Tinha tudo para não ser a escolhida do Príncipe Harry, mas a verdade é que os tempos parecem estar a mudar na família real inglesa. E Meghan Markle pode fazer a diferença.

Meghan Markle é, pelo segundo ano consecutivo, a atriz e a personalidade mais pesquisada no motor de buscas global do Google. Nas suas veias não corre sangue real, nem tão pouco é de famílias aristocráticas, não é loira (como as anteriores namoradas de Harry), não estudou nas melhores universidades do mundo e nem sequer é de origem inglesa, mas abdicou de quase tudo na sua vida, incluindo da própria carreira de atriz, para ficar ao lado do príncipe Harry.
Para alguns, este pode parecer um contra-senso, já que antes de se tornar conhecida como namorada do herdeiro da coroa inglesa, Markle era uma ativista dos direitos das mulheres, assumidamente feminista. Agora, ao deixar para trás a carreira, há quem questione esse seu lado e defenda que deveria manter a sua profissão, independentemente de passar a fazer parte da família real.

Na entrevista que deu à BBC, no dia do anúncio de noivado, em novembro, Meghan esclareceu: ‘Eu vejo isto apenas como uma mudança… É um novo capítulo. E para além disso, há que ter em conta que estive a trabalhar na série durante sete anos. Portanto, nós até fomos bastante sortudos ao ter participado em algo com tanta longevidade, e para mim, quando atingimos os 100 episódios pensei, sabem que mais?, atingi este feito e estou bastante orgulhosa disso, agora é hora de, como tu (Harry) disseste, trabalhar – trabalhar em equipa contigo’. Na mesma entrevista, Meghan falou ainda das vantagens que o aumento de notoriedade do seu papel enquanto membro da família real vai trazer às causas sociais que defende. Entende que esse mesmo papel trará muito mais responsabilidades, daí que considere necessário haver uma dedicação total da sua parte.
Desde o anúncio do noivado real, vários protocolos têm sido, no entanto, quebrados. Primeiro, Meghan falou publicamente do seu amor por Harry através de uma entrevista à revista norte-americana Vanity Fair, o que não tinha acontecido antes. Segundo, na primeira vez que o casal surgiu oficialmente em público, estiveram sempre de mãos dadas – algo que não é comum na realeza. Terceiro, Meghan Markle já foi casada com o produtor de Hollywood Trevor Engelson, de quem se divorciou em agosto de 2013. Quarto, Meghan não pertence à Igreja Anglicana. Todos estes pontos seriam mais facilmente encarados como uma desvantagem para alguém que tivesse intenções de se casar com o quinto na linha de sucessão ao trono de Inglaterra, no entanto, esses podem transformar-se em mais-valias para a casa real inglesa.
Mas, a influência de Meghan Markle é já inquestionável. Para além do sucesso evidente que os seus looks têm tido e da consequente procura de um mundo inteiro em copiar o seu estilo, consta que já conseguiu que o príncipe Harry deixasse de fumar.

Na fotogaleria em cima, veja o que faz com que Meghan Markle seja uma mais-valia para a realeza britânica.

Os anúncios de noivado reais
Da rainha-mãe à princesa Diana, assim têm sido anunciados os principais casamentos reais.
Príncipe Harry vai casar em 2018
O príncipe Harry está oficialmente noivo de Meghan Markle e o casamento deverá ocorrer na primavera de 2018.
Meghan Markle vai ter de passar num teste de cidadania britânica
Descobrimos as perguntas às quais Meghan vai ter de responder corretamente para casar com Harry.
Os produtos de beleza preferidos de Meghan Markle
A noiva do príncipe Harry usa produtos da Nivea, Laura Mercier, YSL, Nars, Kérastase, entre outros.
A carteira de Meghan Markle que causou ruptura de stock
A carteira que Meghan Markle usou na primeira vez que apareceu em público ao lado de Harry, depois do anúncio de noivado, esgotou em apenas 11 minutos.
As maiores gaffes em casamentos reais
Há quem se tenha esquecido do nome do noivo em pleno altar…
As plebeias que se tornaram princesas
As norte-americanas que se casaram com a realeza, bem antes de Meghan Markle.
Os palácios e castelos de Isabel II
Há muito mais para além do Palácio de Buckingham.
O vestido de Ano Novo de Melania Trump já esgotou nas lojas e online
A primeira-dama dos Estados Unidos usou um look em seda cor-de-rosa bordada da Erdem à venda por 4395 euros.
Príncipe Harry e Meghan Markle fazem segunda visita oficial
O casal visitou uma estação de rádio que apoia jovens em risco.
O primeiro dia de escola das princesas e príncipes britânicos
Como foram evoluindo as fotografias oficiais dos primeiros dias de escola dos príncipes e princesas de Inglaterra? De William a Charlotte, estas são as imagens que marcam com ternura este momento.
A princesa Eugenie está noiva de Jack Brooksbank
O anúncio foi feito esta manhã pelo Palácio de Buckingham.
A visita oficial dos duques de Cambridge à Suécia e à Noruega
Tudo aquilo que Kate e William irão fazer nos países nórdicos ? desde jogar bandy (desporto parecido com o hóquei no gelo) num parque em Estocolmo ao encontro oficial com as famílias reais sueca e norueguesa.
Tudo o que precisa de saber sobre o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle
Da data ao vestido de noiva, passando pelo bolo, contamos-lhe tudo acerca do casamento mais esperado do ano.
Tudo o que se diz sobre o vestido de noiva de Meghan Markle
Com o casamento do ano a aproximar-se, só falta saber como é (ou de quem é) o vestido.
As damas de honor e pajens do casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Foram escolhidas 10 crianças para a bridal party do Casamento Real.
Casamento Real de Harry e Meghan: os Convidados
Os 600 convidados que vão assistir à cerimónia chegaram à Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Veja tudo na fotogaleria.