Kate e a foto manipulada: a trama adensa-se. "Quero expressar as minhas desculpas"
Foto da princesa de Gales com os filhos, divulgada no Dia da Mãe, foi alterada e deixou de ser divulgada pelas agências noticiosas. Algo que nunca aconteceu com uma fotografia oficial da Família Real. A princesa de Gales já assumiu a culpa: foi ela própria quem terá dado uns retoques de edição.

Se ficou deprimida com o resultado das eleições e está a precisar de uma dose de escapismo, o Palácio de Buckingham, que nunca desilude, continua a lançar novos episódios da mais recente telenovela: Kate e os Filhos no Dia da Mãe. Depois de quase dois meses e meio de especulação e teorias da conspiração sobre o estado e paradeiro da princesa, na sequência da intervenção abdominal que fez no início do ano, o Palácio de Buckingham – para marcar o Dia da Mãe que no Reino Unido se celebra a 10 de março – decidiu divulgar uma fotografia com Kate rodeada dos filhos. A mensagem era clara: a princesa está bem, a recuperar junto da família, quem tirou esta fotografia foi o príncipe William, e agora toca a circular que não há aqui nada para ver.
Só que parece que há muitíssimo para ver, e os cibernautas com olhos de ave de rapina não perdoam e, desta vez, tiveram o apoio das agências notíciosas. Primeiro, repararam que a princesa não está a usar o seu icónico anel de noivado – uma das teorias da conspiração sugere que o desaparecimento de Kate tem menos a ver com o seu estado de saúde, e mais a ver com a saúde periclitante do seu casamento –, algo que o Palácio desvalorizou, dizendo que a princesa estava em casa, em família, e que, em todo o caso, quem tirou a foto foi o marido.





Mas depois veio o verdadeiro problema: agências noticiosas como a Reuters, a AFP e a AP, pararam de distribuir a imagem dizendo aos seus clientes que estavam preocupadas com a possibilidade de "manipulação" da fotografia, e que havia questões editoriais de "pós-produção". A saber: o braço da princesa Charlotte não estava alinhado com a manga, a posição dos braços do príncipe George em torno dos ombros de Kate não parece correcta, o padrão na manga da camisola do príncipe Louis está desalinhado, e há até folhas de verão numa planta quando ainda mal chegámos à primavera.
O veredicto: a fotografia não estava de acordo com os padrões das agências. Resposta do Palácio: "sem comentários".
Para manobra de relações públicas que visava tranquilizar os súbditos, fez exactamente o contrário. Deitou gasolina na fogueira das teorias da conspiração e ainda adicionou uma pitada de ridículo e amadorismo – a Rainha deve estar a dar voltas no caixão.

Como descalçar esta bota? Eis a tentativa atabalhoada: a própria princesa de Gales veio pedir desculpa, em comunicado – afinal, foi ela quem "mexeu" na fotografia. "Como muitos fotógrafos amadores, por vezes, experimento fazer edição. Quero expressar as minhas desculpas por qualquer confusão causada pela fotografia de família que partilhámos ontem. Espero que todos os que celebraram tenham tido um Dia da Mãe muito feliz."
Será isto verdade? Ou será apenas o Palácio de Buckingham a tentar corrigir uma péssima cartada atirando para a frente do pelotão de fuzilamento mediático a pessoa mais passível de reunir simpatia? Por enquanto, não há forma de saber. Mas não perca os próximos episódios que nós, também não.

Kate Middleton: China, Rússia e Irão por detrás de teorias da conspiração
Depois de meios de comunicação russos terem anunciado a morte de Carlos III, fontes do governo britânico dizem acreditar que “estados hostis” divulgaram calúnias e notícias falsas sobre o estado de saúde da princesa. Atenções viram-se para o TikTok.