Celebridades

José Carlos Malato e outras celebridades não-binárias

O apresentador de televisão recorreu ao Instagram para falar sobre a sua identidade de género.

Foto: Instagram/Getty Images
01 de setembro de 2022 Máxima

Numa publicação no Instagram, José Carlos Malato, conhecido apresentador de televisão, assumiu-se como não-binário, não se identificando com as divisões de género homem/mulher. Sê-lo "é uma questão de princípio ativista, pelo menos para mim. Acredito que a dualidade masculino/feminino ou outro está presente nos seres humanos apesar da cultura fascista e da sociedade patriarcal a tentarem esmagar", começa por dizer. "Isso significa que a minha identidade de género e expressão de género não são limitadas ao masculino e feminino. Estão para além desse espartilho maniqueísta."

Para Malato, "esse não-binarismo está até presente nas insondáveis palavras do Papa João Paulo I quando afirma que 'Deus é pai e mãe'". Além disso, "o meu ‘não-binarismo-pessoal’ é uma forma de dar representação e visibilidade a todos/todas/todes que sentem/são assim! É o meu dever enquanto megafone que detém algum poder de fala na sociedade portuguesa", continua. O apresentador termina por dizer que o seu post serve também como "uma demonstração de empatia com todes os que sentem como eu e um manifesto contra todas as formas de discriminação e violência que muit@s sofrem/sofremos todos os dias! Numa era marcada pelo terrorismo das redes sociais! Ninguém pode ser quem não é. E ser quem se é não prejudica ninguém. E a mais ninguém diz respeito! Disse!"

O músico Filipe Sambado, também português, e outras celebridades como Sam Smith, Janelle Monáe ou Demi Lovato recorreram igualmente às redes sociais se revelarem não binários.

Elliot Page
Foto: Instagram
1 de 10 Elliot Page
Halsey
Foto: Instagram
2 de 10 Halsey
José Carlos Malato
Foto: Instagram
3 de 10 José Carlos Malato
Ruby Rose
Foto: Instagram
4 de 10 Ruby Rose
Sam Smith
Foto: Instagram
5 de 10 Sam Smith
Lachlan Watson
Foto: Instagram
6 de 10 Lachlan Watson
Filipe Sambado
Foto: Instagram
7 de 10 Filipe Sambado
Sara Ramirez
Foto: Instagram
8 de 10 Sara Ramirez
Jonathan Van Ness
Foto: Instagram
9 de 10 Jonathan Van Ness
Janelle Monáe
Foto: Instagram
10 de 10 Janelle Monáe
Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Não-Binário, Identidade de Género, José Carlos Malato
Leia também

E se o seu filho lhe disser que é gay?

É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.

As Mais Lidas