Celebridades

É verdade que Carlos III tentou impedir que Meghan se despedisse da rainha?

Isabel II morreu sem saber o que lhe teria dito a duquesa de Sussex. Meghan Markle terá sido impedida de despedir-se da monarca no leito da sua morte, segundo o novo livro autobiográfico do príncipe Harry.

Foto: Getty Images
09 de janeiro de 2023 Rita Silva Avelar
Como se não bastasse o facto de vários excertos do novo livro de Harry, duque de Sussex, estarem a ser libertados sem consentimento e antes da chegada do livro Na Sombra às livrarias esta terça, 10, o teor dos mesmos tem sido alvo de intenso escrutínio por parte da imprensa britânica. Há mais do que um assunto sensível, e os jornais ingleses não deixam passar nem o mais ínfimo detalhe.

Entre as revelações, está a de que o rei de Inglaterra tentou impedir Meghan Markle de assistir às cerimónias fúnebres levadas a cabo após a morte de Isabel II, a 8 de setembro de 2022. Nesse dia em particular, os duques de
 Sussex estavam em Londres para participar da cerimónia dos WellChild Awards, quando as notícias de que o estado de saúde da rainha tinha piorado foram reveladas. De acordo com as notícias dos tablóides ingleses na altura, Carlos III ligou para o príncipe Harry, que estava em Frogmore Cottage, para dissuadi-lo de tantar ver a rainha, e ter-lhe-á dito que a sua mulher não era bem-vinda no Castelo de Balmoral.

"Charles disse a Harry que não era correto nem apropriado que Meghan estivesse em Balmoral num momento tão triste", disse uma fonte não identificada ao The Sun a 10 de setembro de 2022. Harry terá respondido:"Não fale sobre a minha mulher", ao que o agora rei terá acrescentado que Kate Middleton estaria ausente, porque ela estava a tomar conta dos filhos, e que "somente a família mais próxima da rainha deveria estar presente no local". Mais tarde, o porta-voz de Harry anunciou que este iria sozinho para perto da sua avó.

A partir daqui, e segundo as memórias do próprio Harry na autobiografia prestes a chegar às bancas, este chegou a Balmoral horas antes da rainha falecer, sendo recebido pela princesa Ana e conduzido ao quarto onde se encontrava a monarca. O duque ter-se-á despedido da mesma desejando-lhe as melhoras e expressando a sua admiração por ela. Mais tarde, revelou ainda Harry, soube da morte da avó através da BBC.

Saiba mais
Celebridades, Discussão, Carlos III, Meghan
Leia também

Isabel II. Rainha, mulher, mãe, avó, ícone pop

Sabíamos que um dia aconteceria mas talvez não o esperássemos. Afinal, Isabel II, rainha da Grã-Bretanha durante 70 anos, não era imortal. No seu reinado, o mais longo da História do seu país, o mundo mudou de forma radical e só ela parecia um rochedo de constância. Mas também ela mudou e foi-se adaptando às circunstâncias. Em nome da sobrevivência da Monarquia.

Ladies and gentlemen, Miss Meghan Markle!

No dia do 41º aniversário de Meghan Markle, recordamos o texto de Helena Matos de 2019, um olhar sobre a vida da duquesa de Sussex. Sedutora ou impostora? Autoritária ou dinâmica? Estrela ou duquesa? Demasiado Hollywood ou pouco royal?... O presente é um jogo que ora leva Meghan Markle à Glória de um casamento feliz ora a mergulha no Inferno das intrigas em torno da família real.

As Mais Lidas