Celebridades

Adele acusada de plágio (pela terceira vez)

Depois de Toninho Geraes acusar a cantora britânica de plagiar a sua famosa canção 'Mulheres', com a versão 'Million Years Ago', lançada em 2015, é a vez de os fãs brasileiros compararem a capa de um disco de Martinho da Vila com a capa do novo disco de Adele.

Adele no Madison Square Garden, em Nova Iorque, a 22 de setembro de 2016
Adele no Madison Square Garden, em Nova Iorque, a 22 de setembro de 2016 Foto: Alexandra Waespi
20 de outubro de 2021 Rita Silva Avelar
Adele acaba de lançar o muito antecipado disco 30, mas a comunidade brasileira não lhe perdoa uma acusação de plágio que remonta a 2015, quando lançou a música Million Years Ago, parte do disco 25. Recentemente, foi acusada pelo cantor Toninho Geraes de plagiar a sua famosa Mulheres, popularizada pela voz de Martinho da Vila. 

Poucos dias depois do lançamento do seu novo single que antecipa o álbum 30, Adele enfrenta uma nova acusação de plágio relacionada com a capa deste novo trabalho discográfico. Há fãs que comparam a sua capa com a capa do disco 4.5.Atual, de Martinho da Vila, em que o cantor também aparece de perfil. Porém, esta é apenas uma acusação difundida nas redes sociais, uma vez que não há provas suficientes que comprovem as evidências. Não é o caso do plágio que envolve Toninho Gerais, já que o compositor brasileiro identificou melodia e harmonia iguais à de Mulheres, num total de 88% de semelhanças melódicas.

Em entrevista à BBC News Brasil, Toninho Geraes disse que já enviou duas notificações à cantora, mais precisamente à editora XL Recordings, responsável pelo lançamento da canção, e o produtor e compositor de Million Years Ago, Greg Kurstin.

Esta não é a primeira vez que Adele é acusada de plágio. A mesma canção já foi acusada de ser um plágio de Hay Amores, cantada por Shakira, e Hello, também do disco 25, foi considerada uma verdadeira réplica de Martha pelos fãs de Tom Waits.

Capa do novo disco de Adele.
Capa do novo disco de Adele. Foto: DR
Capa de um disco de Martinho da Vila.
Capa de um disco de Martinho da Vila. Foto: DR

Quanto aos artistas brasileiros, um dos casos mais famosos de plágio é a canção Da Ya Think I'm Sexy? de Rod Stewart. Jorge Ben acusou o cantor por considerar que a canção de 1978 era uma cópia de Taj Mahal (1972). Neste caso, Stewart reconheceu o plágio e doou os lucros desta canção à UNICEF. Resta saber se Adele fará o mesmo. Para já, há reações dos fãs de ambos, Toninho Geraes e Adele, no Twitter.


Saiba mais
Toninho Geraes e Adele, Martinho da Vila, Rod Stewart, Rod Stewart
Leia também

Adele, de novo irreconhecível?

A cantora anunciou um novo single - e até revelou parte da sua letra - num live de Instagram. E os fãs voltaram a mostrar-se surpreendidos com a sua forma física.

As Mais Lidas