A filha da princesa Margarida que trocou a realeza pela arte
Casou-se com um ator, dedicou-se à pintura e afastou-se dos holofotes e das imposições da realeza. Conheça a história de Sarah Armstrong-Jones, hoje Sarah Chatto.


Nessa altura, já era evidente que tinha herdado o talento artístico dos seus pais. Durante a sua infância, tanto ela como o seu irmão David foram educados entre as rigorosas convenções da família real (com uma ama pessoal que tinham em Kensington) ao mesmo tempo que aprendiam com os seus pais tudo sobre a arte, a cultura e a vida boémia fora do palácio. A vocação de Lady Sarah para a pintura evidenciou-se numas longas férias em família nas residências da sua tia materna, a rainha Isabel II, segundo relata a Vanity Fair espanhola. Foi em Sandringham e Balmoral que a filha da princesa Margarida se dedicou a pintar as paisagens tranquilas onde a família se refugiava.

Após ter adquirido o equivalente a um diploma de liceu em Artes, com 19 anos de idade, embarcou com o seu pai numa viagem pela Índia, naquilo que viria a ser um duplo ano sabático intermitente. Foi lá que os dois se envolveram na rodagem do filme A Passage to India - o seu pai foi o responsável pela fotografia do filme, entre 1983 e 1984, e Sarah a sua assistente. Antes disso, durante a rodagem de Heat and Dust, em 1983, onde também assistiu o seu pai, conheceu o seu futuro marido, o ator Daniel Chatto. Casaram-se em 1994 numa cerimónia onde Sarah usou uma tiara que o pai havia oferecido à princesa Margarida. Tiveram dois filhos, Samuel, de 24 anos, e Arthur, de 21.

Além de ser a madrinha do príncipe Harry e aparecer em cerimónias como casamentos ou funerais, a vida de Lady Sarah é bastante privada, tendo vindo a distanciar-se gradualmente das obrigações da realeza e dedicando-se integralmente à pintura. A relação com a rainha, sua tia, é muito próxima: após a morte da Princesa Margarida em 2002, Elizabeth reforçou os laços com a sua única sobrinha, e sabe-se que vão muitas vezes juntas para um dos retiros escoceses favoritos de Isabel II, Craigowan Lodge. Da mãe, herdou o espírito livre e irreverente que em muito se distancia das imposições mais severas de Windsor, e dos "espartilhos" da realeza em geral.





Com as eleições presidenciais à porta, vale a pena recuperar alguns dos comentários do candidato à Presidência da República.
"Um evento de muita felicidade também pode criar ansiedade." A partir do seu consultório em Lisboa, Tâmara Castelo, especialista em medicina chinesa, explica quais os passos a dar quando a ansiedade ataca. Veja o vídeo.
Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
A atriz revelou-nos os truques para fazer uma maquilhagem igual à de Laura Diogo, a cantora das Doce a quem Ana Marta Ferreira dá vida no filme Bem Bom.