O beijo entre duas jogadoras de futebol que quebrou preconceitos

As jogadoras Pernille Harder e Magdalena Eriksson deram uma lição de tolerância e respeito ao beijarem-se no final de um jogo do Mundial Feminino em França dando mais visibilidade às questões LGTBQI dentro do desporto.

Foto: Jakob Termansen
01 de julho de 2019 às 19:16 Camila Lamartine

Um beijo entre duas jogadoras está a dar o que falar. Não apenas pelo fato de ser um beijo lésbico – o que significa uma quebra de preconceitos sem precedentes no futebol feminino – mas porque as duas futebolistas são de seleções rivais. Pernille Harder, jogadora da seleção da Dinamarca, e Magdalena Eriksson da Suécia estão juntas desde que foram colegas de equipa há sete anos.

Transmitindo uma mensagem de tolerância, tanto ao que se refere às causas LGBTQI como à rivalidade no desporto, o beijo aconteceu após o triunfo da seleção sueca sobre as canadianas no último dia 25 de junho. Magdalena correu para as bancadas e beijou à namorada Harder que vestia uma camisola da equipa da Suécia como forma de apoio.

PUB

O beijo tornou-se viral pela quebra de tabu da homossexualidade dentro do desporto feminino, rompendo paradigmas que mesmo o futebol masculino não conseguiu ainda quebrar.

 

Det eneste der bare kan komme tæt på at forarge mig ved dette billede er, at @PernilleMHarder står i en svensk landsholdstrøje #FIFAWWC pic.twitter.com/1g3cxxY8Bu

leia também
PUB
PUB